Arte e Cultura

Sexta-Feira, 15 de Fevereiro de 2019, 07h:00 | Atualizado: 20/02/2019, 11h:39

AMANTES DE SÉRIES

Inspirados na era medieval, artesãos de MT confeccionam peças para fãs - vídeo

Rodinei Crescêncio

Idade média

Aurélio Leite Pedroso estima que desde 1993 faz peças inspiradas na cultura medieval e atende a clientela aficcionada por séries que passam no período

Rodinei Crescêncio

Idade média

Lança bem talhada lembra armas de heróis ou anti-heróis de episódios em que há disputas

Nos últimos anos a sétima arte não poupou produções inspiradas na era medieval. Cenários de guerra com soldados, espadas em batalhas, donzelas tempestuosas e cheias de mistérios, brindes com cerveja servidas em “stein”, os recipientes em formatos de taças ou canecas feitos de madeira, pedra, metal, cerâmica ou porcelana. Tudo isso ganha maior notoriedade com a grande repercussão de séries como Game of Thrones, Camelot, Mundo sem Fim, Vikings, Roma – Império de Sangue e outras produções com fãs por todas as partes do mundo.

Amantes do universo lúdico e mundo antigo, cinéfilos e artesões criam, com talento, peças que se inspiram nesses tempos.

Canecas de madeira, mais resistentes e sustentáveis

O engenheiro florestal Joilson Onofre Pereira dos Santos, 34 anos, tendo contato com muita madeira teca no seu cotidiano, viu nelas uma oportunidade de um novo negócio.

Além de tábuas e algumas mesas com recortes diferenciados, ele também começou a fazer sucesso com canecas artesanais, com dois tipos de tamanho e que ainda podem ser gravadas com frases de filmes, times e outras paixões dos clientes.

Arquivo Pessoal

caneca medieval

Engenheiro florestal Joilson aproveita madeira teca para fazer canecas

“Comecei a dar uma destinação diferente para as peças sem tanto valor agregado. Compro por um preço bacana e depois modelo uma a uma. As canecas são mais resistentes que as canecas comuns. Feitas com acabamento de resina epóxi, que ajuda na higienização e impede que se atrapalhe o cheiro e sabor das bebidas”, comenta Joilson.

Demoram de sete a 15 dias para ficarem prontas. A madeira teca, segundo Onofre, leva às pessoas um pouco da vida “ao ar livre” e a ideia de sustentável. O engenheiro, agora também se aventurando como artesão, aprecia muito o universo de Senhor dos Anéis e Star Wars. Também possui a maior coleção de tickets de cinema do Brasil e, ao unir duas paixões, acredita que oferece um trabalho de qualidade, sustentável e despojado. “Há um pano de fundo filosófico a respeito. Querendo ou não, as tendências são formas de cultura e arte, sempre influenciam naquilo que as pessoas consomem. Me inspirei na Idade Média porque também possui boa aceitação do público”, salienta.

Se não virassem caneca ou outros utensílios como os criados por ele, normalmente o material viraria lenha ou outro produto de menor valor de mercado.

Galeria: Peças medievais

Espadas, armaduras e outras ferrarias

Minhas inspirações vêm de variadas fontes, como cinema, literatura, seriados, desenhos e quadrinhos

Aurélio Leite Pedroso

Aurélio Leite Pedroso, 41 anos, também tem como hobby fazer trabalhos mais personalizados. Nas horas vagas, investe tempo no ferro e fogo, bem à moda antiga, como mostram os filmes de época. “O acabamento acaba sendo um pouco mais rústico do que as peças industriais. Desde a adolescência desenvolvo espadas, punhais, machados e outras peças”, comenta o ferreiro.

Autodidata, estima que desde 1993 faz peças inspiradas na cultura medieval. “Busquei o que eu pude em livros, filmes ou usando meu trabalho como referência. Minhas inspirações vêm de variadas fontes, como cinema, literatura, seriados, desenhos e quadrinhos”, descreve.

O que Aurélio mais gosta de produzir são as miniaturas. Acrescenta que os itens em tamanho real normalmente são lâminas.

O objeto mais demorado que já produziu foi um templário em miniatura que era composto de cota de malha, espada, escudo, roupa e capa. “Este levou dois meses pra ser concluído e a peça mais rápida foi uma réplica do bumerangue do Batman”, lembra. O bumerangue foi feito em 30 minutos. “Estou em constante aprendizado. Busco informações em livros, tutoriais na internet e onde mais conseguir”, finaliza.

Veja vídeo

 

Serviços

 

Joilson Canecas de Teca

Contato: (065) 99651-3957

Instagram

Facebook

Site

_______

Marco Ferrero: (065) 99272-7034

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Kleber Amorim | Sexta-Feira, 15 de Fevereiro de 2019, 20h41
    2
    0

    Qual o contato do Aurelio?

Matéria(s) relacionada(s):

Cotado à cadeira de desembargador

francisco faiad 400 curtinha   É forte o movimento nos bastidores entre os juristas, dentro e fora da OAB/MT, pela indicação do nome de Francisco Faiad (foto) pela classe Quinto Constitucional à cadeira de desembargador. Bem articulado e com bom conceito no meio jurídico, Faiad foi presidente da OAB/MT por dois...

Pivetta promete permanecer no PDT

allan kardec 400 curtinha   O empresário Otaviano Pivetta, que se tornou o mais badalado nesta fase de pré-campanha ao Senado por causa da grande logística em torno do seu nome, se encontra numa saia-justa. Para líderes do Podemos com os quais passou a ter afinidade política, como os senadores Álvaro Dias e...

Ao Senado, 2 partidos e apoio para EP

elizeu nascimento 400 curtinha   Elizeu Nascimento (foto), terceiro-sargento PM licenciado, não é nada bobo. Ex-vereador pela Capital e no mandato de deputado estadual, Elizeu hoje controla o DC-MT e ainda levou aliados de confiança para o PSL-MT, partido que ainda está ligado ao presidente Bolsonaro e que só de...

Digital de Selma no apoio para Pivetta

olga lustosa curtinha 400   Mesmo com laços antigos de amizade com Otaviano Pivetta, Olga Lustosa, que está se desligando do cargo de assessora do gabinete da senadora cassada Selma Arruda em Brasília, causou aquele climão dentro do Podemos quando apareceu no encontro do PDT, neste sábado. O ato marcou o...

Fritado ao Senado, Galvan deixará PDT

antonio galvan 400 curtinha   Como já esperado, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan (foto), foi mesmo patrolado dentro do PDT estadual na tentativa de concorrer ao Senado na suplementar de abril. Com a decisão oficial do partido de lançar o vice-governador Otaviano Pivetta à disputa, Galvan agora pensa em sair da...

Contratos suspensos de 7 prefeituras

domingos neto 400 curtinha   O conselheiro do TCE-MT, Domingos Neto, determinou, até julgamento do mérito, a suspensão de pagamento por sete prefeituras à Oscip Tupã. Ele é relator de uma representação feita pelo Ministério Público de Contas contra as prefeituras de Vera,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.