Arte e Cultura

Domingo, 01 de Novembro de 2015, 07h:40 | Atualizado: 01/11/2015, 07h:49

Exposição

Telas de Dalva mostram meninos de rua, amigos, festas populares - veja

A Exposição de Dalva de Barros acontece na Galeria de Artes Lava Pés, marcando a comemoração dos 80 anos da artista. Nascida em Cuiabá, em 1935, a artista segue dando uma importante contribuição para a arte local e do país. Com seu olhar simples e atento, Dalva produz telas ricas em detalhes e grandiosas em suas composições pictóricas.

As telas evocam temas que nascem no próprio dia-a-dia da artista: meninos de rua, retratos de amigos, fatos jornalísticos, festas populares e paisagens do Centro-Oeste.

A mostra "Dalva de Barros 80 anos" fica aberta para visitação até 26 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 18h. A entrada é gratuita. Além das obras de Dalva, estão expostas também obras de pintores influenciados por ela como Adir Sodré, Benedito Nunes, Dirce Nestor, Márcio Aurélio e Regina Pena.

Ao todo, são cerca de 40 obras. A exposição inclui ainda um vídeo-documentário produzido para a ocasião, além de fotos, catálogos, croquis, objetos pessoais e de arquivo da artista.

Galeria: Exposição Dalva 80 anos

Para o secretário de estado de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho, ter uma artista como Dalva de Barros abrindo a Galeria é uma honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade, pois a considera como uma dos nomes mais importantes das artes mato-grossesenses. “Dalva não é apenas uma pintora singular, é também fonte de inspiração e mestra querida de tantos outros talentos que temos aqui. Essa exposição é um reconhecimento à artista que se propôs a missão de ensinar arte à segunda geração de artistas plásticos de Mato Grosso”.

 Projeto

Andre Romeu

Galeria Dalva

Exposição acontece na Galeria de Artes Lava Pés. Montagem foi feita pelo arquiteto  de SP Jeff Keese

A montagem da exposição foi feita pelo arquiteto paulistano Jeff Keese. Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos por ele destaca-se a organização da mostra Brasil 500 anos, em 2000, no Parque Ibirapuera (SP).

É dele também a montagem das quatro primeiras edições do Prêmio CNI Sesi Marcantônio Vilaça para as artes plásticas ao longo de nove anos.

Foram 26 montagens em 19 Capitais, nos mais importantes espaços culturais do país, incluindo a itinerância da exposição que aconteceu em Cuiabá, em 2012, no Palácio da Instrução, uma das primeiras exposições de arte contemporânea com abrangência nacional apresentada na Capital mato-grossense.

O arquiteto explica que o projeto expográfico da mostra tem como objetivo apresentar as obras da artista, envolvendo o espaço ocupado pelos seus discípulos, como que “gestando” estes alunos que ainda recebem a inspiração para continuar a produzir.

Galeria

Com 350 metros quadrados de área, a Galeria de Artes Lava Pés está equipada para receber exposições nos mais variados suportes, de telas a esculturas. “A estrutura controlável de iluminação se adapta aos mais diversos fins”, explica Robinson de Carvalho Araújo, arquiteto da Secel.

 Segundo ele, foram feitas melhorias no piso, paredes e janelas para oferecer o conforto adequado aos visitantes. Para que a população possa acompanhar a programação da galeria, haverá banners expostos na fachada do prédio informando sobre as exposições em cartaz.  (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Fábio tenta tirar aliados do prefeito EP

fabio garcia 400 curtinha   Fábio Garcia (foto), presidente do DEM-MT, começou um movimento forte de bastidores para tentar tirar partidos que hoje estão no arco de alianças do prefeito Emanuel (MDB), mesmo o futuro do Democratas na disputa majoritária em Cuiabá ainda sendo uma incógnita. De forma...

Licitação irregular em Alto Araguaia

gustavo de melo 400 curtinha   O conselheiro-subtituto do TCE, Luiz Carlos Pereira, determinou que o prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), suspenda de imediato, devido a apontamento de irregularidades, uma licitação para contratar por R$ 2,9 milhões uma empresa com vistas a executar obras de asfaltamento tipo TSD...

Mutirão fiscal prorrogado na Capital

Emanuel Pinheiro curtinha   Levando em consideração o grande número de contribuintes interessados em negociar dívidas com o município, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) decidiu prorrogar o Mutirão de Conciliação Fiscal até 30 de agosto. Os atendimentos foram retomados na terça...

6 deputados podem tentar prefeitura

silvio favero curtinha   Pelo menos seis deputados estaduais ensaiam candidatura à prefeitura. Eles nada têm a perder, pois a legislação não exige renúncia do mandato no Legislativo para disputar vaga no Executivo.  Sílvio Fávero (foto) deve concorrer em Lucas do Rio Verde, numa...

Munhoz agora é adjunto na Sinfra

 Mauricio Munhoz-curtinha-400   O governador Mauro Mendes nomeou o economista e escritor Maurício Munhoz (foto) como secretário adjunto de Gestão e Planejamento da Sinfra, pasta comandada por Marcelo Padeiro. Filiado ao PSD, é representante da Fundação Espaço Democrático em MT, que...

Contribuição com óculos às crianças

virginia mendes 400   Após lançamento de campanhas sociais, como o Aconchego, com distribuição de 100 mil cobertores a famílias em situação de extrema vulnerabilidade, de festas para angariar fundos e ajudar entidades, e do empenho pela reabertura do Hospital Estadual Santa Casa, a primeira-dama do...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.