Arte e Cultura

Domingo, 01 de Novembro de 2015, 07h:40 | Atualizado: 01/11/2015, 07h:49

Exposição

Telas de Dalva mostram meninos de rua, amigos, festas populares - veja

A Exposição de Dalva de Barros acontece na Galeria de Artes Lava Pés, marcando a comemoração dos 80 anos da artista. Nascida em Cuiabá, em 1935, a artista segue dando uma importante contribuição para a arte local e do país. Com seu olhar simples e atento, Dalva produz telas ricas em detalhes e grandiosas em suas composições pictóricas.

As telas evocam temas que nascem no próprio dia-a-dia da artista: meninos de rua, retratos de amigos, fatos jornalísticos, festas populares e paisagens do Centro-Oeste.

A mostra "Dalva de Barros 80 anos" fica aberta para visitação até 26 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 18h. A entrada é gratuita. Além das obras de Dalva, estão expostas também obras de pintores influenciados por ela como Adir Sodré, Benedito Nunes, Dirce Nestor, Márcio Aurélio e Regina Pena.

Ao todo, são cerca de 40 obras. A exposição inclui ainda um vídeo-documentário produzido para a ocasião, além de fotos, catálogos, croquis, objetos pessoais e de arquivo da artista.

Galeria: Exposição Dalva 80 anos

Para o secretário de estado de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho, ter uma artista como Dalva de Barros abrindo a Galeria é uma honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade, pois a considera como uma dos nomes mais importantes das artes mato-grossesenses. “Dalva não é apenas uma pintora singular, é também fonte de inspiração e mestra querida de tantos outros talentos que temos aqui. Essa exposição é um reconhecimento à artista que se propôs a missão de ensinar arte à segunda geração de artistas plásticos de Mato Grosso”.

 Projeto

Andre Romeu

Galeria Dalva

Exposição acontece na Galeria de Artes Lava Pés. Montagem foi feita pelo arquiteto  de SP Jeff Keese

A montagem da exposição foi feita pelo arquiteto paulistano Jeff Keese. Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos por ele destaca-se a organização da mostra Brasil 500 anos, em 2000, no Parque Ibirapuera (SP).

É dele também a montagem das quatro primeiras edições do Prêmio CNI Sesi Marcantônio Vilaça para as artes plásticas ao longo de nove anos.

Foram 26 montagens em 19 Capitais, nos mais importantes espaços culturais do país, incluindo a itinerância da exposição que aconteceu em Cuiabá, em 2012, no Palácio da Instrução, uma das primeiras exposições de arte contemporânea com abrangência nacional apresentada na Capital mato-grossense.

O arquiteto explica que o projeto expográfico da mostra tem como objetivo apresentar as obras da artista, envolvendo o espaço ocupado pelos seus discípulos, como que “gestando” estes alunos que ainda recebem a inspiração para continuar a produzir.

Galeria

Com 350 metros quadrados de área, a Galeria de Artes Lava Pés está equipada para receber exposições nos mais variados suportes, de telas a esculturas. “A estrutura controlável de iluminação se adapta aos mais diversos fins”, explica Robinson de Carvalho Araújo, arquiteto da Secel.

 Segundo ele, foram feitas melhorias no piso, paredes e janelas para oferecer o conforto adequado aos visitantes. Para que a população possa acompanhar a programação da galeria, haverá banners expostos na fachada do prédio informando sobre as exposições em cartaz.  (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

2 secretários acionados sobre compras

ozenira 400 curtinha   Os secretários municipais de Cuiabá, Luiz Antonio Possas de Carvalho (Saúde) e Ozenira Félix Soares (foto), de Gestão, têm 48 horas para prestar esclarecimentos sobre compras, sem licitação, de óculos de proteção e macacões destinados a...

Valdir, conta rejeitada e pedido negado

valdirzinho 400 curtinha   Valdir Pereira de Castro, o Valdirzinho (foto), prefeito de Santo Antonio de Leverger, ingressou com pedido de revisão no TCE sobre o parecer contra aprovação das contas de 2018. O Tribunal apontou uma série de irregularidades, entre elas registros contábeis incorretos, abertura de...

Stopa vira trunfo do prefeito Emanuel

jos� roberto stopa 400   Filiado histórico do PV, José Roberto Stopa (foto) se tornou espécie de trunfo do prefeito Emanuel Pinheiro. Se o emedebista resolver buscar a reeleição, o que seria o caminho natural, Stopa pode entrar na chapa como candidato a vice ou simplesmente ficar de fora do...

Sem chance para ser desembargador

pio da silva curtinha 400   Pio da Silva (foto) é um advogado que não desiste nunca. Age no meio jurídico como aquele candidato insistente que faz questão de concorrer a cargo eletivo em toda eleição, mesmo sabendo da chance mínima de êxito nas urnas. Pio já se tornou um "eterno"...

Delação de Riva tira apoios à Janaina

max russi 400 curtinha   A delação de José Riva, que deve complicar a vida de vários ex-deputados e alguns dos atuais, dificultou a entrada da filha, deputada Janaina Riva, como primeira-secretária da futura Mesa, que será eleita na próxima semana, com Botelho na presidência pela terceira vez....

Wallace, calendário eleitoral e disputa

wallace 400 curtinha   Cassado em maio de 2015 por gastos ilícitos na campanha, após dois anos e quatro meses de mandato, o ex-prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães (foto), do PV, está torcendo pelo adiamento da data das eleições. Com ganho de mais tempo, ele acredita que consiga obter ...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.