Esporte e Lazer

Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2016, 08h:01 | Atualizado: 17/09/2016, 10h:29

Bicampeão de triátlon, garoto de 12 anos sonha com olimpíada de 2020


De Barra do Garças

Divulgação

Otávio Menezes

Otávio treina duro para alcançar os seus sonhos. Ele quer representar o Brasil na olimpíada do Japão

Uma rotina diária de cinco horas de treinos. Todo esse esforço, obrigatório para auxiliar no tratamento que faz para o crescimento, valeu a pena ao pequeno Otávio Menezes de Sousa Cândido, de 12 anos, o Gigante, como é conhecido.

Da necessidade de ganhar estatura, o  garoto se tornou bicampeão brasileiro de triátlon infantil/infanto-juvenil e sonha agora mais alto: chegar às Olimpíadas de Tóquio, no Japão, em 2020.

Treinando diariamente, de segunda a sexta, na Academia de Natação do Clube Peixinho, em Barra do Garças, Gigante começou a praticar natação em 2010, quando os pais perceberam que o seu crescimento era menor que o esperado. O próprio garoto fez questão de transformar o seu drama pessoal em um cotidiano diferente. Pediu aos pais Wanderlan Nery Cândido e Daniela Menezes de Sousa Cândido o apoio para aderir ao triátlon, um esporte de pura resistência física.

Uma das exigências foi a aquisição de uma bike (bicicleta adequada para corridas) e material esportivo especial, pois iniciativa ali uma nova jornada. O início foi meio que solitário, apenas com o filho do treinador Cleibe Marcelino, que já praticava a modalidade.

Galeria: Gigante treina duro

Hoje Otávio vive em meio a outros 30 garotos que sonham chegar longe. Eles formam a equipe de Triátlon Raia 5. E por ironia do destino, o atleta mirim morava em frente a Vila Olímpica de Barra do Garças, no setor Piracema. "Eu percebi que poderia me desenvolver mais. Adicionando a corrida e o ciclismo à natação, seria melhor para me desenvolver fisicamente e está valendo a pena", disse o garoto, dentro da piscina semi-olímpica do Clube Peixinho onde treina diariamente.

"Quando ele resolveu praticar natação para mim já foi um motivo de orgulho porque ele percebeu que o esporte poderia ser benéfico à sua saúde e está sendo. Eu e minha esposa resolvemos dar total apoio, dando a ele a força e a motivação que precisava para ir mais longe. E graças a Deus o resultado é esse", diz o pai Wanderlan Cândido, que é policial militar na cidade Aragarças (GO), "vizinha" de Barra do Garças.

Competições

"Sei que é uma longa
jornada, mas o que não
me falta é força de vontade
para vencer os obstáculos"

Com o apoio da família, do treinador e de uma cooperativa bancária que patrocina sua carreira, Otávio Menezes começou a participar de competições. Em outubro de 2014, na sua primeira competição oficial, o atleta infantil conquistou, aos 10 anos, o título brasileiro de triátlon infantil/infanto-juvenil, na cidade de Matinhos (PR). Em novembro de 2015, na mesma cidade, Gigante sagrou-se bicampeão e se prepara para buscar o tricampeonato, no próximo mês de novembro.

"Estou trenando forte para chegar em condições de ganhar mais uma vez. Não será fácil. Existem atletas de nível, mas acredito que com dedicação e muito treinamento, posso atingir esse objetivo", acredita o garoto, que divide sua bateria de treinos com a corrida de rua e bicicleta pela manhã, e à tarde a natação.

Tóquio 2020

Embora já tenha obtido resultados significativos para quem há apenas dois prática o triátlon, Gigante sonha em ir mais longe. Acredita que daqui a quatro anos, quando estará com 16 anos, idade para competir, estará representando o Brasil na Olimpíada de Tóquio. "Estou trabalhando para isso. Sei que é uma longa jornada, mas o que não me falta é força de vontade para vencer os obstáculos", diz o garoto.

"Ele é muito dedicado. Gosta do que faz. Isso é importante. Já é uma grande vantagem", disse o treinador Cleibe que deixou de orientar os alunos que estavam na Academia do Clube Peixinho para falar sobre o desempenho de Otávio nos treinos e nas competições.

No final deste mês, Otávio será um dos representantes de Barra do Garças na Copa Mato Grosso de Triátlon, em Cuiabá.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Empolgado e já morando em VG

emanuelzinho 400   O deputado federal Emanuelzinho (foto), do PTB, está tão empolgado com a possibilidade de concorrer a prefeito de Várzea Grande que não só transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para o município vizinho, ainda no ano passado, como também alugou um apartamento...

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

"Cenário apocalíptico" e respiradores

z� do patio 400 curtinha   Um mês depois do escândalo sobre a compra e pagamento de quase R$ 4 milhões por 22 respiradores falsificados, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, tomou duas decisões, mas nenhuma delas no sentido de investigar eventuais falhas de servidor da...

Binotti, a popularidade e a oposição

luiz binotti 400 curtinha   O grupo político do hoje vice-governador Otaviano Pivetta, que comandou Lucas do Rio Verde por mais de duas décadas, terá dificuldades para reconquistar o comando local no pleito deste ano. O pré-candidato Marino Franz, que foi vice de Pivetta e depois prefeito, será o...

Um mês no Senado e com um projeto

carlos favaro 400 curtinha   Em um mês como senador, Carlos Fávaro (foto), oficialmente com 12 assessores, por enquanto, fez dois pronunciamentos da tribuna, não atua na relatoria de nenhuma propositura e apresentou um projeto, justamente o que pede socorro financeiro a um dos setores do agronegócio, o algodoeiro. Na...

Desagregador luta pra retornar à Ager

fabio calmon 400   Fábio Calmon (foto), que foi adjunto da Sinfra no Governo Taques e depois nomeado presidente da Ager-MT, não desiste da Agência, mesmo sabendo que ali se tornou uma pessoa non grata por uma série de situações. Foi carimbado de incompetente, burocrata, arrogante e desagregador. O governador...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.