Esporte e Lazer

Sábado, 28 de Abril de 2018, 08h:59 | Atualizado: 30/04/2018, 21h:13

ESPORTE INGLÊS

Com raça e determinação, rugby cresce em Mato Grosso e pede apoio financeiro

Jovens e determinados, cerca de 60 atletas compõem o time de Rugby Cuiabá, pioneiro no esporte em Mato Grosso. Tudo começou por conta de uma comunidade no Orkut há nove anos e, desde então, os treinos tomam proporções maiores com apaixonados pelo jogo de origem inglesa.

Jogo de rugby na Arena Pantanal em Cuiabá

Atletas do time Rugby Cuiabá mostram força e garra em jogo disputado na Arena Pantanal. Esporte cresce em MT, mas precisa de mais apoio

O presidente do clube André Dorileo conta que, no início da movimentação para os jogos na Capital, foi convidado pelo amigo Leonardo Teles a fazer parte do grupo - composto por meninos e meninas. Naquele momento, ambos tiveram apoio quase que fundamental do francês Alain Leplus, antigo técnico da seleção brasileira, uruguaia e também ex-jogador na seleção da França.

O francês topou treinar as equipes e incentivar os apreciadores no Estado, já que a família de Leplus já morava no Brasil e tocava uma empresa de sucos, a Sucos Melina, em Nova Mutum (241 km de Cuiabá).

Mário Okamura

André Dorileo

Presidente do clube, André Dorileo, conta que tudo começou com grupo nas redes sociais

Inicialmente, por se tratar de uma variação do futebol, tempos atrás o esporte chegou a ser chamado de rugby football. Outras tipologias surgiram com os anos, e a mais praticada passou a ser o rugby de quinze, depois, o rugby league e, desta vez, com treze atletas, o de sete (sevens), que é a modalidade olímpica. Por último, surgiu também o rugby de praia ou de toque.

Em Mato Grosso, o rugby de quinze e o olímpico são as variações praticadas. “No Centro-Oeste, o de quinze que é o tradicional ou o sevens, que é o olímpico, têm crescido, com maior número de adeptos, aqui em Cuiabá. Devido ao nosso time e o futebol americano, acabou ajudando a expandir outras culturas do esporte. Acho que, nos últimos anos, tiveram melhorias porque conseguimos incentivo desde o início dos irmãos franceses Alain e Michel e, agora, também contamos com a composição de atletas mulheres, time intitulado Melina. A busca é por mais patrocinadores e com o intuito de expandir nossas iniciativas”, explicou.

O presidente ainda ressalta que algumas empresas já contribuem com o esporte, além do apoio do governo para algumas viagens, mas o Rugby Cuiabá ainda luta por mais incentivo para contratar uma agência ou participar de eventos maiores. “Temos apoio, mas seria ótimo se tivéssemos mais e esse ano estou sentindo uma certa dificuldade até dos órgãos públicos”, comenta. 

Nós tiramos do próprio bolso ou corremos atrás de patrocínio, estamos de braços abertos para novos atletas

Há dois anos, haviam apenas os times Rugby Cuiabá e Primavera, mas agora o Estado também conta com Araguaia (time de Barra do Garças), Parecis (de Campo Novo) e Rondonópolis.

Regiões com maior número de estudantes, com faixa etária de 20 a 25 anos, ganham mais praticantes. O time da UFMT, campus Cuiabá, joga em ligas estudantis, mas fora da universidade ajudam a completar o time da Capital.

Dorileo ainda reforça que o termo “amadores” no rugby não se trata apenas do aposto do que se trata o profissional, isso porque, em torno de debates com tema rugby, se avalia que, por um lado, defender o amadorismo era preservar a essência do esporte, de forma tradicional. Mas, por outro lado, isso tinha tornado o jogo um esporte de elite, onde apenas os ricos tinham condições de jogar. 

“Aqui, como a maioria é estudante, são pessoas de todas as idades e classes sociais interessadas em aprender o jogo. Nós tiramos do próprio bolso ou corremos atrás de patrocínio, estamos de braços abertos para novos atletas”, pontuou.  

Dorileo ainda comenta que, nos últimos anos, alguns jogos mostraram que a equipe é focada e tem vitórias. “Em 2013, estivemos na frente de outros times campeões no Brasil, em sexta posição no Campeonato Brasileiro de Sevens. É um feito muito difícil para nós que começamos por último, após todos esses times do país. Para quem acompanha, o rugby sabe que isso é uma evolução”, comentou.

Os próximos jogos serão dia 12 e 13 de maio em Cuiabá, feminino e masculino, em conjunto com a segunda etapa do Pequi Sevens. Já a segunda etapa, em 28 de julho, em Primavera do Leste.

Divulgação

Rugby Cuiabá

Time, com cerca de 60 atletas,  está na fase de buscar mais patrocínios para que possa crescer e treinar com cada vez mais condições e chances de vencer

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

"Pátio igual gato, comendo e miando"

jose medeiros 400 curtinha   O deputado José Medeiros (Podemos), vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara, disse que o prefeito Zé do Pátio, de Rondonópolis, está parecendo gato, comendo e miando, pois recebe recursos federais, inclusive de programas habitacionais e, mesmo assim, ainda alardeia nos...

Adair lançará ex-vice em Alto Paraguai

adair 400 curtinha   O ex-prefeito de Alto Paraguai, advogado emedebista Adair José Alves Moreira (foto), não vai disputar novamente, apesar da insistência do seu grupo. A tendência é de apoiar o seu ex-vice Luiz Figueiredo, com quem administrou a cidade de 2013 a 2016. Luiz também é do MDB e...

Deputado bolsonarista critica prefeito

claudinei deputado curtinha 400   O deputado Claudinei Lopes (foto), morador em Rondonópolis, ficou na bronca com o discurso populista do prefeito Zé do Pátio, para quem o povo nordestino votou em massa no PT e que não tem conseguido construir mais casas populares porque, diferente dos governos petistas, o presidente...

Sem Senado e tudo pela Mesa da AL

max russi curtinha 400   Presidente regional do PSB-MT, o deputado Max Russi (foto) tem participado das discussões para definição de candidaturas ao Senado, na suplementar de abril, mas não mais como pré-candidato. Seu desafio é outro. A prioridade é a busca da reeleição como...

Lúdio desiste e PT perde com Barranco

ludio cabral 400 curtinha   O deputado Lúdio Cabral (foto) estava se movimentando para tentar convencer o PT a lançá-lo ao Senado, por aclamação, e ainda instigar o diretório estadual a buscar recursos junto à Nacional para a campanha. Mas o tiro saiu pela culatra. O guru do partido no Estado,...

Carta de Abicalil cita traição de Lúdio

carlos abicalil 400 curtinha   Carlos Abicalil (foto), ex-federal e hoje assessor do deputado Valdir Barranco, demonstra até hoje estar "atravessado" com Lúdio Cabral por causa da traição política de 2010. Na época, mesmo o PT o tendo lançado ao Senado, Lúdio, ex-vereador por Cuiabá e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.