Esporte e Lazer

Sábado, 25 de Novembro de 2017, 08h:20 | Atualizado: 25/11/2017, 08h:26

Opção

Hotel oferece conforto para conhecer floresta amazônica no período de festas

Encantadora e selvagem, a Amazônia mato-grossense é sinônimo de refúgio e suas belezas têm atraído viajantes em busca do contato com a natureza. Destino reconhecido internacionalmente, Alta Floresta, localizada no norte de Mato Grosso e ao sul da Amazônia Legal, pode ser uma excelente opção de reveillon e férias com a família. Com passeios inesquecíveis pelas trilhas das matas do rio Cristalino, o famoso Cristalino Lodge garante a emoção de estar no melhor lugar do mundo, considerado um dos melhores hotéis de selva do planeta.

Divulgação

Cristalino Lodge Hotel

Visual dentro da floresta amazônica mato-grossense é deslumbrante. Seja de dia ou à noite

O fim do ano é o momento perfeito para estar no sul da Amazônia: é o período de transição entre as duas estações que existem nessa região, a estação seca e a estação verde. Nessa época, a floresta está ainda mais exuberante e o céu, ultra colorido. Aos amantes de natureza, é o momento ideal para percorrer trilhas na mata, passear de barco no rio Cristalino, banhos refrescantes no deck  -- um point de diversão tanto de dia como de noite, em volta de uma fogueira, a contemplar as estrelas.

No restaurante, o jantar à luz de velas e os drinks deliciosos fazem a alegria dos visitantes. Nos bangalôs, é ótima pedida adormecer ouvindo os sons da floresta, para descobrir a Amazônia em todo seu esplendor. Árvores gigantes, do tipo que impedem o sol de chegar ao solo, também são atrações do lugar. Lá, é possível observar a vida sobre a copa das árvores.

Como é um período de folga para toda a família, é tempo adequado para se conhecer um bioma como o amazonense, extremamente complexo e que se dá a conhecer lentamente.

Divulgação

Cristalino Lodge Hotel

Esportes (radicais ou mais leves, como trilhas na mata) também são ótima pedida por lá

Cada rio tem a sua história, sua fauna e sua flora. Uma vez na Amazônia, essa complexidade se torna evidente. Existe uma enorme quantidade de espécies de árvores que se mesclam em alturas que variam de 25 a 45 metros, com emergentes crescendo ainda mais alto. Assim, observar a vida selvagem que habita o dossel ou parte superior da floresta é uma tarefa difícil para quem caminha pelo chão.

Por esta razão, o Cristalino Lodge possui duas torres de observação com 50 metros cada, construídas de aço galvanizado e posicionadas em diferentes pontos da reserva. Ambas as torres são acessíveis por trilhas num ecossistema de floresta de terra firme, com árvores bem estruturadas e muitas espécies emergentes.

As torres permitem observar todas as camadas da floresta, partindo do nível do solo até a parte superior da copa das árvores. A vista de cima é deslumbrante, especialmente durante o nascer e o pôr-do-sol. Do alto da torre, pode-se avistar aves como araras, periquitos, papagaios, saíras, cotingas, entre outras. além de macacos, como o macaco-aranha-de-cara-branca e o cuxiú-de-nariz-vermelho.

Janeiro e fevereiro são meses considerados de festa na Amazônia. Há muito sol e a floresta fica mais verde e florida, carregada de frutos

A primeira torre foi implementada em 2000, com auxílio do Dr. Chip Haven, da Universidade Stanford, Estados Unidos. Já a segunda recebeu o nome de Ted Parker em homenagem ao renomado ornitólogo que visitou o Cristalino Lodge na década de 1990.

Janeiro e fevereiro são meses considerados de festa na Amazônia. Há muito sol e a floresta fica mais verde e florida, carregada de frutos e alimentos. Para as crianças, tão acostumadas com animais como pinguins, elefantes e girafas, um passeio na Amazônia é uma boa forma de conhecer mais sobre a fauna brasileira. A lista de animais é longa e diversificada: araras, tucanos, bugios, macacos-prego, tamanduás bandeira e mirim, antas, catetos, bichos preguiça, garças, borboletas, ariranhas e muitos outros.

Divulgação

Cristalino Lodge Hotel

Beleza de aves (algumas ameaçadas de extinção) e outros animais também enche os olhos

Devido à abundância de comida na floresta nessa época, aumentam as chances de ver macacos e aves, bem populares entre as crianças. Outra atividade concorrida são as trilhas na mata seguidas de canoagem pelo rio Cristalino, que nesta época está calmo e plácido. Atração para todos é o que não falta.

Acesso

O acesso ao Cristalino Lodge é realizado através do Aeroporto de Alta Floresta. Esse aeroporto possui a segunda maior pista do centro-oeste, com 2.500 metros de comprimento, recebendo aeronaves de grande porte. O voo diário a partir de Cuiabá é realizado em modernas aeronaves a jato da companhia Azul Linhas Aéreas, com duração de apenas 01h15. O aeroporto também recebe aeronaves particulares de quaisquer porte.

Todos os dias, o vôo Cuiabá-Alta Floresta parte ao meio-dia e meia, com chegada às 13h45. Esse mesmo voo retorna a Cuiabá às 15h30, partindo de Alta Flooresta às 14h15 (informações sujeitas à alterações. Consulte a companhia aérea ou seu agente de viagens antes de adquirir passagens).

Os valores no Cristalino Lodge Hotel são por pessoa por noite. A diária inclui transfers entre o Aeroporto de Alta Floresta e o Cristalino Lodge; Acomodações
; Pensão Completa – Três refeições por dia
; Bebidas não alcoólicas
; Atividades de exploração acompanhadas por guia
. Mais informações e reservas: (66) 3521-2221 ou por e-mail: info@cristalinolodge.com.br

O que levar

Camisetas dry-fit, camisas de manga comprida dry-fit, calças de tactel ou similar, calçado confortável, chapéu ou boné, meias confortáveis de cano alto próprias para trilhas, capa de chuva leve ou anorak, binóculos, óculos de sol, protetor solar FPS 30 ou superior, repelente (recomendado o sem cheiro Exposis), AfterBite, câmera fotográfica.

Divulgação

Cristalino Lodge Hotel

Com a família ou sozinho, o visitante vai se sentir bem com o ar puro, visual e o conforto

O ideal é que as roupas para caminhadas sejam leves e deixem o corpo transpirar sem dificuldades. Roupas com proteção solar também são uma ótima opção. É recomendável usar cores neutras para aumentar as chances de se observar a vida selvagem, tais como os tons de beje, verde e cinza, e evitar cores fortes ou claras, tais como laranja, vermelho ou branco. Lembre-se de trazer meias de cano alto, pois recomendamos usá-las sobre a calça nas trilhas. Sugestões de marcas incluem Columbia, North Face, Timberland, Curtlo, Trilhas & Rumos, MTK, Kailash e Quechua.

No hotel, o ideal será ter lanterna (muito útil pois no lodge a luz termina às 22h), camisetas de algodão, calças jeans ou de algodão, camisas, moletom leve para eventuais noites mais frias, a temperatura pode cair no amanhecer e durante a noite, shorts, roupa de banho (opcional), chinelos, calçado confortável (não é recomendado o uso de sapatos com salto alto), medicamentos pessoais.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Homero... | Sábado, 25 de Novembro de 2017, 19h03
    1
    1

    Não se deve morrer sem conhecer esse lugar... Um paraíso ! (...mas um paraíso como nunca visto em outros lugares do Brasil...)

Matéria(s) relacionada(s):

COT do Pari segue travado até 2020

padeiro_400_curtinha   A secretaria de Infraestrutura, sob Marcelo Padeiro (foto), determinou a criação de uma Comissão Técnica de Trabalhos para estudar detalhadamente o contrato e a obra do COT do Pari, que só será retomada no ano que vem. Afinal, os trabalhos de análise, seguirão até...

Nezinho, enfim, remanejado na gestão

nezinho_400_curtinha   Mesmo com reclamações sobre a maneira burocrática e os passos lentos de Nezinho (foto) no Governo, o prefeito da Capital Emanuel demorou mais de dois anos para remanejá-lo. Ex-prefeito de Livramento e amigo de longa data de Emanuel, Nezinho agora assume a Controladoria do município. No...

Natal Solidário com prêmios valiosos

francis maris 400 curtinha   O empresário e prefeito de Cáceres Francis Maris (foto) lança nesta quarta, às 14h, na Assembleia Legislativa, mais uma campanha solidária em nome do Instituto Cometa, do Grupo Cometa, com sede em Cáceres e uma das maiores concessionárias de revenda do país. Em...

Sem elevar vaga de desembargador

carlos alberto 400 curtinha   O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha (foto), até concorda com a proposta de se aumentar o número de vagas de desembargadores, podendo subir de 30 para 35, por causa da elevada demanda e da necessidade de desafogar os processos na Justiça em...

Piran e avião de R$ 6 mi via o BNDES

valdir piran 400   O Antagonista revelou hoje a lista de beneficiários de empréstimos do BNDES para a compra de jatinhos da Embraer. E nela estão banqueiros, empresários, advogados e artistas. Um deles é o empresário mato-grossense Valdir Piran (foto), que captou nada menos que R$ 6,4...

Com mestrado e pronto para o retorno

jose carlos novelli 400 curtinha   Mesmo afastado da ativa por imposição do Supremo, em meio a um processo controverso baseado em denúncias sem prova, o conselheiro do TCE-MT, José Carlos Novelli (foto), segue se aperfeiçoando e ampliando conhecimentos. Acaba de receber diploma do curso de Mestrado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.