Gastronomia

Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2015, 08h:30 | Atualizado: 25/10/2015, 08h:28

Cultura

Campanha "SOS Dona Ítala" é feita para recuperar patrimônio cultural

Hipernotícias

Ítala

Dona Ítala tem o bar há décadas. Políticos, jornalistas e advogados são clientes

Pensando em ajudar a reformar o “Bar da Dona Ítala”, um grupo de amigos e frequentadores se reuniram e deram vida ao projeto “SOS Ítala”. Um incêndio destruiu boa parte do local que é reduto de advogados, políticos e da cuiabania.

A adesão dos cuiabanos à causa foi tão grande que, em menos de dois dias de campanha, os organizadores conseguiram arrecadar R$ 4 mil.

No entanto, era preciso mais, por isso, o grupo foi crescendo e hoje conta com mais de cem pessoas. A informação é do advogado Mário Neto, um dos que encabeçam o movimento.

“Todos estão ajudando de alguma forma, mas tivemos a ideia de um sarau para arrecadar um montante maior e todos acolheram a iniciativa”, conta.

O sarau será realizado no sábado (24), em frente ao bar. A rua será totalmente fechada durante a realização. O evento contará com toda uma estrutura de palco e várias apresentações culturais e bandas da Capital marcarão presença.

Galeria: Bar da Dona Ítala gera mobilização

Além disso, o artista Adir Sodré fará uma performance durante o evento, pintando uma tela que será leiloada para colaborar na arrecadação do dinheiro.Também foram confeccionadas camisetas e aventais com o tema para a venda. Quanto a comida, os participantes poderão se deliciar com a famosa comida da Dona Ítala. 

Os cantores Pescuma e  Roberto Lucialdo também participam da mobilização e gravaram vídeos - assista abaixo. Mário Olímpio, ex-secretário de Cultura de Cuiabá, ressalta que Ítala protege o patrimônio cultural cuiabano, por meio da gastronomia. " Apoiar a Ítala é manter viva as tradições culturais. Saborear o bolinho de mandioca, a costelinha de porco com arroz, a cerveja gelada e ter a companhia da Ítala, com a sua característica sinceridade e bom humor, é ser cuiabano", destaca.

Para outro organizador, Rodrigo Rodrigues, o objetivo é deixar o ambiente um pouco mais moderno, trocar móveis e comprar equipamentos novos. “Já virou uma referência, não podemos deixar morrer”, explica. 

Os ingressos para o evento já estão a venda e podem ser adquiridos na Casa de Festa. A mesa para quatro pessoas custa R$ 200. Mais informações pelo telefone (65) 9981-7645, com Mário Neto. 

Bar

O local é um tradicional ponto de encontro de jornalistas, políticos, advogados e turistas em Cuiabá. Está localizado no bairro Goiabeiras, na altura do número 332 da rua Nossa Senhora de Santana.  A proprietária é Ítala Griggi, de 77 anos.

Em razão de sua personalidade forte e por estar diuturnamente no local há quase quatro décadas, recebendo seus clientes assíduos, o verdadeiro nome do bar – Restaurante Esperança – perdeu espaço para o nome da proprietária.  O bar é simples e tem aquele ar de varanda das casas mais antigas. A propriedade foi herança do pai da Dona Ítala. Nele são servidos muitos quitutes, mas o carro-chefe é o bolinho de massa de mandioca com carne seca.

 Caso

De acordo amigos, dona Ítala teria dormindo com um cigarro na mão e foi acordada com as chamas que tomavam conta da sua casa. Um quarto e sala que fica nos fundos do bar foram totalmente destruídos. A senhora teve queimaduras pelo corpo e prejuízos materiais como móveis, roupas, dinheiro que havia economizado e objetos de valor sentimental.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Galli espalha "fake"; Medeiros rebate

victorio galli 400 curtinha   O ex-deputado federal Victorio Galli (foto), presidente do Patriota-MT e primeiro-suplente da chapa de Fernanda ao Senado, começou a espalhar que José Medeiros (Podemos) irá desistir da corrida para senador porque não terá o apoio que tanta esperava do presidente Bolsonaro. Medeiros,...

PSDB joga pesado pra atrair Valdeníria

carlos avalone 400 curtinha   O PSDB de Cáceres acionou até o presidente estadual do partido, deputado Carlos Avalone (foto), para tentar convencer a vereadora de cinco mandatos Valdeníria Dutra Ferreira, que hoje está no PSC, a apoiar o tucano Paulo Donizete para prefeito. Ela poderia entrar de vice da chapa ou...

Barbudo apoia Fernanda para Senado

nelson barbudo 400 curtinha   Nelson Barbudo (foto), o deputado youtuber, anunciou que vai trabalhar o nome da tenente-coronel Rúbia Fernanda (Patriota) ao Senado. Perguntado se Bolsonaro garantirá mesmo o apoio à militar, assim como fez no início do ano, bem antes da pandemia da Covid-19, Barbudo afirmou que...

Licença da PRF para disputar eleição

Arthur Nogueira_400_curtinha   As eleições municipais e ao Senado continuam inflacionando o número de pré-candidatos. O ex-superintendente da PRF, Arthur Nogueira (foto), anunciou que se afastou das atividades policiais para colocar o seu nome à disposição da Rede para concorrer a vaga da senadora...

Possível recuo de Fábio pra prefeito

fabio garcia 400 curtinha   O ex-deputado federal, primeiro-suplente do senador Jayme e presidente estadual do DEM, Fábio Garcia (foto), faz mistério sobre encarar ou não a corrida pela Prefeitura de Cuiabá. Empurrou a decisão para a próxima semana, sem precisar data e horário. O dirigente do...

Fórum aponta traição de 3 deputados

joao batista 400 curtinha   Fórum Sindical está na bronca com os deputados que aprovaram a reforma da Previdência, mas voltam seus canhões com mais força contra 3 deles: João Batista (ex-presidente do Sindispen), Delegado Claudinei e Faissal Calil. Em nota, o Fórum dispara que se elegeram com os votos...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.