Gastronomia

Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2015, 08h:30 | Atualizado: 25/10/2015, 08h:28

Cultura

Campanha "SOS Dona Ítala" é feita para recuperar patrimônio cultural

Hipernotícias

Ítala

Dona Ítala tem o bar há décadas. Políticos, jornalistas e advogados são clientes

Pensando em ajudar a reformar o “Bar da Dona Ítala”, um grupo de amigos e frequentadores se reuniram e deram vida ao projeto “SOS Ítala”. Um incêndio destruiu boa parte do local que é reduto de advogados, políticos e da cuiabania.

A adesão dos cuiabanos à causa foi tão grande que, em menos de dois dias de campanha, os organizadores conseguiram arrecadar R$ 4 mil.

No entanto, era preciso mais, por isso, o grupo foi crescendo e hoje conta com mais de cem pessoas. A informação é do advogado Mário Neto, um dos que encabeçam o movimento.

“Todos estão ajudando de alguma forma, mas tivemos a ideia de um sarau para arrecadar um montante maior e todos acolheram a iniciativa”, conta.

O sarau será realizado no sábado (24), em frente ao bar. A rua será totalmente fechada durante a realização. O evento contará com toda uma estrutura de palco e várias apresentações culturais e bandas da Capital marcarão presença.

Galeria: Bar da Dona Ítala gera mobilização

Além disso, o artista Adir Sodré fará uma performance durante o evento, pintando uma tela que será leiloada para colaborar na arrecadação do dinheiro.Também foram confeccionadas camisetas e aventais com o tema para a venda. Quanto a comida, os participantes poderão se deliciar com a famosa comida da Dona Ítala. 

Os cantores Pescuma e  Roberto Lucialdo também participam da mobilização e gravaram vídeos - assista abaixo. Mário Olímpio, ex-secretário de Cultura de Cuiabá, ressalta que Ítala protege o patrimônio cultural cuiabano, por meio da gastronomia. " Apoiar a Ítala é manter viva as tradições culturais. Saborear o bolinho de mandioca, a costelinha de porco com arroz, a cerveja gelada e ter a companhia da Ítala, com a sua característica sinceridade e bom humor, é ser cuiabano", destaca.

Para outro organizador, Rodrigo Rodrigues, o objetivo é deixar o ambiente um pouco mais moderno, trocar móveis e comprar equipamentos novos. “Já virou uma referência, não podemos deixar morrer”, explica. 

Os ingressos para o evento já estão a venda e podem ser adquiridos na Casa de Festa. A mesa para quatro pessoas custa R$ 200. Mais informações pelo telefone (65) 9981-7645, com Mário Neto. 

Bar

O local é um tradicional ponto de encontro de jornalistas, políticos, advogados e turistas em Cuiabá. Está localizado no bairro Goiabeiras, na altura do número 332 da rua Nossa Senhora de Santana.  A proprietária é Ítala Griggi, de 77 anos.

Em razão de sua personalidade forte e por estar diuturnamente no local há quase quatro décadas, recebendo seus clientes assíduos, o verdadeiro nome do bar – Restaurante Esperança – perdeu espaço para o nome da proprietária.  O bar é simples e tem aquele ar de varanda das casas mais antigas. A propriedade foi herança do pai da Dona Ítala. Nele são servidos muitos quitutes, mas o carro-chefe é o bolinho de massa de mandioca com carne seca.

 Caso

De acordo amigos, dona Ítala teria dormindo com um cigarro na mão e foi acordada com as chamas que tomavam conta da sua casa. Um quarto e sala que fica nos fundos do bar foram totalmente destruídos. A senhora teve queimaduras pelo corpo e prejuízos materiais como móveis, roupas, dinheiro que havia economizado e objetos de valor sentimental.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

4 fora da reeleição em Rondonópolis

jailton 400 vereador curtinha   Em Rondonópolis, quatro dos 21 vereadores não devem ir à reeleição, sendo eles Thiago Muniz (DEM), Rodrigo da Zaeli (PSDB), Hélio Pichioni (PSD) e Jailton do Pesque e Pague (foto), do PSDB. Thiago e Rodrigo têm esperanças de concorrer a...

Prefeito apoia vice à briga em Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   Francis Maris vai mesmo declarar apoio oficial à pré-candidatura da empresária Eliene Liberato à sucessão em Cáceres. Em público, o prefeito faz mistério para não contrariar outros pretensos candidatos do grupo e que têm esperanças de receber...

Preparando um dos aliados a federal

mauro carvalho 400 curtinha   Embora não comente publicamente, o governador Mauro Mendes está "costurando" acordos políticos com líderes mais próximos, visando não só o pleito de 2020, mas também às eleições gerais de 2022. Em época de busca de projetos e de...

Salvando 1º ano de mandato no cargo

selma arruda 400 curtinha   Embora "sangrando" e com a imagem arranhada, a juíza aposentada e senadora cassada pelo TRE-MT Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, consegue concluir este primeiro de oito anos de mandato. E vai se licenciar nos próximos dias para ceder espaço aquele que financiou a sua campanha,...

Barbudo é menos empreguista de MT

nelson barbudo 400 curtinha   Dos oito deputados federais de MT, o estreante Nelson Barbudo (foto) é o menos "empreguista". Nestes 10 primeiros meses de mandato, ele nomeou no gabinete em Brasília e no escritório político em Cuiabá apenas 15 assessores. Cada gabinete pode ter até 25 secretários...

Rossato quer "minar" reeleição de Ari

dilceu rossato 400 curtinha   Em Sorriso, a capital nacional do agronegócio, a tendência é da disputa à sucessão no próximo ano ficar polarizada entre o prefeito Ari Lafin, do PSDB, e seu antecessor, Dilceu Rossato (foto), hoje filiado ao PSL. Embora se movimente nos bastidores, o deputado Xuxu Dal Molin...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.