Variedades

Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2015, 08h:20 | Atualizado: 02/10/2015, 20h:13

Arte

Artista de Primavera do Leste cria bonecas que "imitam" bebês - saiba

Arquivo Pessoal

Patrícia Regina Mussi Bertollo

Patrícia Bertollo diz que conheceu a técnica e se apaixonou pelo trabalho.

Bonecas que parecem reais. Esse trabalho cheio de delicadeza e, com muitos detalhes, já pode ser encontrado em Mato Grosso, em Primavera do Leste. Os “bebês” nascem das mãos da artista Patrícia Regina Mussi Bertollo que, há três anos, conheceu a técnica e se apaixonou pelo trabalho.

A técnica chegou ao Brasil timidamente no início dos anos 2000 e ficou conhecida como “Reborn”, que em inglês significa renascedores ou refazedores. Quanto à origem, no entanto, existem diferentes versões, uma delas é de que teria surgido na Inglaterra no período pós-guerra. Na época, muitas mães queriam presentear suas filhas, mas não tinham condições e, por isso, reformavam bonecas velhas, pintando e até implantando cabelos.

A arte Reborn cria bebês quase reais a partir de bonecas antigas ou de kits com peças de vinil. Para Patrícia, a arte chegou pela internet e, após muitas pesquisas, foi se especializando e participou de cursos no Paraná, Goiás e São Paulo. “Também participei de um curso com uma artista inglesa, referência na técnica”.

Ao todo, Patrícia acredita já ter produzido 30 bonecas e leva em média cerca de 15 dias para fazer cada peça. A artista também desenvolve trabalhos exclusivos para alguns clientes mais exigentes que solicitam, por exemplo, um “bebê” semelhante ao filho. “Por meio de fotos tento recriar e deixar a boneca ou o boneco mais semelhante possível ao bebê real. Isso pode demorar, pois eu preciso encontrar um molde que tenha as expressões mais semelhantes ao bebê da foto. Não é um réplica, mas o resultado é surpreendente”.

De acordo com Patrícia, hoje o maior desafio dessa arte e trazer a perfeição para os implantes de cabelos, que é realizado fio a fio. Além disso, o trabalho consiste na pintura de micro-veias e vasos sanguíneos, unhas, sobrancelha, cílios e até babinha ou brotoejas, caso o cliente solicite.

Galeria: A arte de fazer bonecas que parecem bebês

Quanto aos valores de cada peça, tudo depende da variação do dólar, pois todo o material que a artista usa é importado. “Para ter uma boneca dessas em casa o investimento inicial é de R$ 1,4 mil, na verdade, o cliente deve lembrar que é uma obra de arte”. 

Atualmente, Patrícia recebe e envia pedidos para todo o país. Para mais informações e orçamentos, os interessados podem entrar em contato com a artista pelo celular (66) 9998-4242 ou pelo email patybertollo@hotmail.com. Patrícia também possui uma página no Facebook onde expõe boa parte dos trabalhos produzidos por ela, basta procurar por Ateliê Paty Reborn. 

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Simone | Quarta-Feira, 01 de Abril de 2020, 23h36
    0
    0

    Quantô custa

  • Ana Julia | Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2019, 10h14
    2
    0

    Queria uma mas é muito caro

  • Gislaine | Sexta-Feira, 20 de Julho de 2018, 23h30
    3
    2

    Oi tudo bem então quanto custa essa boneca?

  • carla domingues | Segunda-Feira, 17 de Julho de 2017, 20h48
    2
    0

    ola quanto custa e terceira boneca a de fato vermenho toca cinzenta?mandam para portugal?

  • Patrícia Regina Bertollo | Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2017, 21h51
    0
    0

    Para encomendar minhas bonecas entrem em contato 66 99998-4242

  • Roselaine Maria Rodrigues | Segunda-Feira, 30 de Janeiro de 2017, 20h42
    2
    0

    oi qual o valor dessa bonecas e como faco para comprar uma

  • ANICESIA BERNINI BRUN | Sábado, 19 de Março de 2016, 21h31
    2
    0

    Lindo....essas bonecas sao maravilhosas, minha filha achou lindas.

  • Cristhyanne | Domingo, 27 de Setembro de 2015, 20h38
    2
    0

    Parabéns!!!! Belíssimo trabalho.

  • joana | Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2015, 09h00
    2
    0

    Eu que uma dessa,muito linda

PSD reforça nome de Flávio em VG

selleman mathias 400 curtinha psd vg   Chamou a atenção a presença do presidente do diretório do PSD, em Várzea Grande, Selleman Mathias (foto), no lançamento da candidatura do empresário Flávio Vargas (PSB) à sucessão da prefeita Lucimar Campos, nesta quarta. Ao que tudo...

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.