Variedades

Sexta-Feira, 20 de Novembro de 2015, 00h:43 | Atualizado: 20/11/2015, 20h:17

Cultura

Cineasta de MT ganha prêmio em Milão com filme S2 - conheça aqui

1560492_805551252794274_141028224_n.jpg

Cineasta Bruno Bini já produziu 7 curtas

Colecionando quase 40 prêmios apenas com seus três últimos curta-metragens, o cineasta e publicitário mato-grossense Bruno Bini tem levado o nome do Estado para os quatro cantos do país e até internacionalmente.

Neste mês, sua mais recente produção, o curta "S2", foi exibido no International Filmmaker Festival Milan, onde concorreu aos prêmios de Melhor Comédia e Novo Diretor Talentoso. “Levamos o de Melhor Comédia e foi incrível", conta.

Segundo ele, o curta foi feito de forma despretensiosa, se comparado com a qualidade dos filmes que competiam no Festival. "Na categoria em que fomos vitoriosos, estavam filmes dos EUA, Canadá e Bélgica. Concorremos também com o filme de um cara que foi finalista do Oscar. Eu já achava muito bom estar ali, mas ser premiado foi uma grande surpresa”, lembra.

Bini tem um talento inegável para o audiovisual e explora todo seu conhecimento a cada novo trabalho. Ao todo, o publicitário já produziu sete curtas. Desses, o “Comprometendo a atuação”, “Depois da Queda” e o mais recente, “S2”, já conquistaram 37 títulos.

E as premiações não devem parar por aí. A cada semana, mais convites de festivais chegam até sua produtora, a Plano B Filmes. "Cada vez que o curta é apresentado e premiado, outros festivais acabam se interessando pelo filme. E isso é muito bom", conta. Nos próximos dias, "S2" estará nas telas do Ceará e do Tocantins.

O curta foi gravado em Cuiabá e grande parte da equipe também é da Capital. O filme recebeu patrocínio da Prefeitura de Cuiabá, por meio do Edital de Apoio à Produção Cultural da secretaria municipal de Cultura. Além do Festival de Milão, S2 também foi exibido no Festival de Gramado, no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, no Access Code Short Film Festival (Índia), no Festival de Cinema de Três Passos, no Festival de Audiovisual de Belém e no Festival Internacional de Cinema de Macaé.

Para os iteressados em assistir o trailer de "S2" e conferir um pouquinho do talento de Bruno Bini - assista o vídeo abaixo.

Criação

s2.jpg

O curta-metragem "S2" premiado no Festival Internacional de Mião foi gravado Cuiabá

Bini revela que seu processo de criação é diário. Como um bom cineasta, costuma ficar atento aos fatos que acontecem à sua volta. "Não tem uma fórmula, mas estou sempre de olho e cheio de ideias. Tenho roteiros guardados, prontos, o que falta é tempo e, claro, recursos para produzí-los".

  Entre esses roteiros, Bini cita o Três Tipos de Medo, que fala sobre a violência urbana. "É inspirado em notícias de jornais aqui de Cuiabá. Algum tempo atrás vi que moradores do bairro Jardim Colorado se uniram para levantar recursos para a contratação de um advogado com o intuito de libertar um traficante da prisão", relata.

O fato chamou sua atenção na hora. "Moradores diziam que quando ele estava solto no bairro, não ocorriam tanto assaltos, roubos. Ou seja, era ele que garantia a segurança do bairro", lembra.

Já o próximo a ser rodado, em 2016, chama-se Loop e contará a história de um físico estudioso cuja namorada é assassinada. "Ele fica fica obcecado na ideia de voltar no tempo. Então, o filme brinca com essa questão do arrependimento, de uma segunda chance. É um tema instigante. E se eu voltasse, será que adiantaria alguma coisa?". O projeto do filme já foi aprovado no edital da prefeitura.

Além das ideias diárias, Bini teve a oportunidade de trocar conhecimentos e participar de cursos com grandes profissionais da área como Bráulio Mantovani (Cidade de Deus), Karim Ainouz (Madame Satã, O Céu de Sueli), Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Hoje), Fernando Bonassi (Carandiru, Cazuza). Entre os cineastas que Bini se inspira estão Beto Brant, Fernando Meirelles, Christopher Nolan e David Fincher.

Mercado

Bini se diz otimista e avalia que o mercado audiovisual está voltando a ser o que era, com possibilidades de crescer ainda mais nos próximos dois anos, principalmente, em razão da amplianção na destinaçao de recursos. "Há uma boa quantidade de filmes e com boa produção. Isso tudo fomenta o mercado e a formação de novos profissionais. Estamos num momento bom, é hora de acreditar nas ideias, pois tem jeito de fazer acontecer. É um momento propicio para isso".

Trajetória

s22.jpg

Cineasta Bruno Bini segue disputando prêmios pelo mundo, mas faz questão de ressaltar a sua paixão pela área de publicidade

Aos vinte anos, Bini deixava os bancos da faculdade de publicidade para se dedicar exclusivamente a àrea de criação das agencias após identificar espaço e necessidade de novos profissionais. 

Ingressou nesse meio estagiando na agência RKF da publicitária Regina Kaiser. “Sou grato pela oportunidade. Afinal, foi lá que acreditaram no meu trabalho. Talvez se não tivesse esse apoio inicial, estaria fazendo outra coisa”, revela.

A partir daí não parou mais, passou pelas principais agências da Capital, entre elas GMA, Casa D´Ideias e Genius Publicidade.

Com a experiência das grandes agências, em meados de 2005, Bruno abriu a sua primeira agência de publicidade a Sinais Comunicação. Após, veio a Monkey Filmes e, finalmente, em 2011, abriu a Plano B Filmes, sua atual produtora, que cuida de uma cartela extensa clientes. “Atendemos todas as grandes agências Casa D´Ideias, Mercatto, Invent, ZF. E também temos clientes diretos como é o caso do Governo, Prefeitura de Cuiabá, Unimed, Sebrae e o Shopping de Várzea Grande”.

Tanto trabalho já rendeu prêmios importantes na publicidade também. Bini foi eleito o “Profissional do Ano” por três vezes, tanto como Profissional de Criação e como Profissional de Direção. 

 Quando  questionado se prefere ser  chamado de cineasta ou publicitário, Bini afirma que isso é um dilema. "Talvez por uma questão de ter muita proximidade com o processo criativo, escrever meus próprios roteiros e ter sido criado dentro desse mercado, me considero um cineasta sem excluir minha atividade publicitária. No entanto, a publicidade é o carro chefe da empresa. É minha principal atividade", finaliza.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Vinicius Barboza de Oliveira | Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2016, 13h42
    0
    0

    Parabéns Bruno Bini! Belo trabalho, e nos moradores do bairro Jardim colorado estamos felizes pela gravação do filme "3 tipos de medo" em nosso bairro, e por poder fazer parte desse grande trabalho. Parabéns a você e sua equipe.

  • Luiz Fernando Caldart | Sexta-Feira, 20 de Novembro de 2015, 16h46
    2
    0

    Parabéns Bruno! Estamos todos orgulhosos pelo seu sucesso, um digno e competente profissional a representar Mato Grosso no cenário mundial da cultura!

  • Maria Teresa Carracedo | Sexta-Feira, 20 de Novembro de 2015, 12h10
    2
    0

    Nos orgulhamos dos resultados que você tem, arduamente, conquistado. O grande talento pode extrapolar fronteiras. E você, certamente, irá muito, muito mais longe... Somos gratos por compartilhar sua riqueza existencial. Parabéns Bruno!

Túlio, inabilidade política e frustração

tulio fontes 400 curtinha   Túlio Fontes (foto), que ainda faz mistério sobre disputa à sucessão em Cáceres, ficará mesmo fora do embate das urnas. Ex-prefeito e derrotado duas vezes para deputado estadual, ele não moveu uma palha para fortalecer o seu nanico PV. Conclusão: o partido só...

Pátio, vice, o MDB e ex-secretário

adonias fernandes 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio não desistiu de vez do seu antigo partido, o MDB, no qual militou por mais de duas décadas. Embora em rota de colisão com alguns líderes emedebistas, Pátio ainda tem bom contato com o ex-padrinho político, o...

Prefeito de Sapezal e aditivo com 15%

valdecir casagrande 400 curtinha sapezal prefeito   O prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande (foto), autorizou o quarto aditivo de um contrato sem licitação, firmado em 2019 entre o município e a Casa de Saúde Santa Marcelina. Chamam atenção o valor e o aumento. A continuidade do atendimento aos...

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.