Variedades

Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016, 08h:10 | Atualizado: 15/01/2016, 08h:40

Na internet

Com humor ácido sobre cotidiano, Xômano tem 1,5 milhão de acessos

Arquivo Pessoal

Xomano - Mark.jpg

Zuckerberg, dono do Facebook e do Whatsapp, manda recado para o Xômano

Com o boné de oncinha escrito “Critino”, item que encontrou andando pelo Shopping Popular e com a já famosa máscara branca, o personagem mais famoso das redes sociais da Baixada Cuiabana, o “Xômano que mora logo ali”, visitou o site Rdnews nessa semana e contou um pouquinho da sua história.

Tudo começou em julho de 2014, com a criação de uma página no Facebook, onde atualmente conta mais de 58 mil seguidores. Segundo ele, de maneira despretensiosa, após realizar inúmeras montagens com os amigos, decidiu aplicá-las com os costumes e dia-a-dia de muitos mato-grossenses, entre eles, políticos, jornalistas e autoridades polêmicas.

“Eu fazia montagens zoando os meus amigos. Então pensei em fazer umas montagens da cidade e deu certo. Quanto ao nome, eu assistia muito aquela série Todo Mundo Odeia o Chris, ele é conhecido como Aquele carinha que mora logo ai. No início não gostava muito, não sentia firmeza no nome, mas pegou”, explica.

E deu tão certo, que hoje o Xômano recebe dos seus seguidores e fãs inúmeras fotos com o seu nome. “A galera começou a curtir. Se identifica. Até o Mark Zuckerberg já mandou a sua foto”, brinca.

Dos posts de humor, o primeiro de maior repercussão foi sobre o Viaduto da Sefaz, no qual ele comparava a obra com o brinquedo Hot Wheels. “Essa montagem ficou eternizada, é compartilhada até hoje. Ninguém utiliza o verdadeiro nome da obra, alguns chamam de viaduto da Sefaz, mas a grande maioria se refere à obra como Hot Wheels”, conta.

Galeria: Xômano faz sucesso com piadas

Já o post de maior alcance e que rende boas risadas, segundo o Xômano, foi o vídeo em que publicou mostrando a queda de um motociclista na avenida Prainha, em março de 2015. “Eu recebi e publiquei a cena. É desesperador e, ao mesmo tempo engraçado. O motociclista quase foi engolido por um bueiro. Para se ter ideia do sucesso, o vídeo foi parar na CNN”.

Mesmo com tantas brincadeiras, até o momento, Xômano não foi processado, mas aguarda esse momento chegar. “A expectativa é grande. O dia que eu receber um vou poder falar ... agora sim!”, brinca. Para ele, o fato de respeitar os envolvidos nas suas postagens evita esse tipo de ação. “Eu nunca faço a piada para o lado pessoal, eu não ofendo a pessoa, seja político, homem público, enfim, eu sei que aquela pessoa tem família e sofre com isso também. Então procuro fazer um humor leve, retratando fatos corriqueiros do nosso Estado”.

No entanto, o personagem conta que já recebeu ameaças e que, inclusive, utiliza a máscara para não ser tão reconhecido nas ruas. “A ameaça veio lá de Poconé, eu brincava bastante com a cidade, agora um pouco menos. Um morador de lá mandou uma foto com uma arma e dizendo olha o que vou fazer com sua cabeça se continuar falando de Poconé”, relata.

Arquivo Pessoal

Xomano - sefaz.jpg

Piada sobre o viaduto da Sefaz, que ganhou o apelido de Hot Wheels, faz sucesso até hoje na internet

Quando questionado se está ganhando dinheiro com a página, o personagem afirma que não e que diz que a intenção não é essa. Atualmente, por semana, cerca de 300 mil pessoas visitam sua página, por mês chega a 1 milhão de internautas. “Neste mês chegamos a 1,5 milhão de pessoas”, comemora.

Após grande sucesso e polêmicas na página surgiram convites para outros trabalhos, como palestras em universidades. Formado em publicidade, Xômano acabou aceitando o convite da TV Band MT e agora faz parte do Programa do Everton Pop, o “Pop Show”. Ao lado dele está outro personagem famoso nas redes, é o K-beça Pensante e o ator Venicio Bulhões.  “O K-beça surgiu uns dois anos antes que eu e foi minha inspiração. Hoje trabalhamos juntos e um ajuda o outro. Temos inclusive um projeto de Stand-up que deve ser montando neste ano”, conta.

Xômano comemora esse feito, pois, segundo ele, essa é a primeira vez na história da TV mato-grossense que personagens, vindos exclusivamente da Internet, ganharam um espaço na telinha. “O que temos de mais sucesso nas nossas páginas levamos para a TV. É isso que estamos fazendo. Temos, por exemplo, o Inauguração Pop Show e o Dicionário Cuiabanês. Esse último, começamos a gravar na rua e é impressionante. As pessoas buzinam, nos reconhecem, pedem foto. É estranho, mas gratificante”. 

Por fim, ele avisa os fãs que o ano de 2016 promete. “É um ano de eleição né. Os fãs podem esperar que vem muita zoeira por ai com os nossos candidatos”. 

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • Isa | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016, 18h10
    3
    0

    Quintino.Eu tambem te amo querido.Beijoss mano.Eu tambem chamo o viaduto de Hot Wheels.kkkkk #partiucomidajaponesaemcuia adorooo PS..Eu tambem sou Cuia querido e amo Cuiaba,nao disse que iria deixa-la...jamais!!! nasci aqui e aqui eu vou ficar.

  • Quintino | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016, 17h15
    4
    6

    Apesar de ter um aí falando por mim, não retiro uma vírgula do que eu disse. E o sotaque de"trinta e cinco atrás" tem, pelo menos, 290 anos. Veio de Portugal com os colonizadores. Procure aí na história de Cuiabá e você verá. Aprofunde-se no conhecimento pra não falar bobagem. CUIABÁ, AME-A OU DEIXE-A. Simples assim.

  • souza | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016, 16h38
    1
    0

    Esse de Cáceres também merece um destaque, quem sabe narrar uns fatos para o Rdnews. http://www.ripanosmalandros.com.br

  • Luiz Henrique | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016, 16h07
    3
    1

    Xô mano, sô xô fã!!!

  • Danilo Balboa | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016, 15h26
    4
    1

    Xomano, você e a sua página são uma das maiores revelações do humor regional no ano de 2015. Esse 'critinu' é meu parceiro, amigo, irmão. Soltador de pandoga, jogador de bolita, trocava Tele Sena por ficha de fliperama quando era criança, kkkkkk. Brincadeiras à parte, o seu trabalho é porreta. Parabéns pelo imenso sucesso. Você vai longe. Tamo junto. Prantchei!

  • Dora Calazans | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016, 14h38
    4
    1

    Eu só chamo aquele viaduto de Hot Wheels kkkkk

  • Flavia silva | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016, 14h33
    3
    1

    Ave!!! Eiii Quintino,vamos com calma.Penso que os dois se equivocaram..A Isa expressou uma opiniao.É o que ela vive e gosta.Se ela tivesse falado mal do povo e da cultura isso sim seria preconceito.Essa menina nao tem a cultura daqui.Simples assim.E o Quintino na vontade de defender Cuiaba,se exaltou.Tanto que isso ficou evidente,que a Isa falou sobre "ela" e nao sobre o povo,nao ofendeu linguajar nenhum.Somente disse que nao fala do jeito que o site trata.O site trata do Cuiabano de raiz,talvez ela como nascida aqui e nao tem uma vivencia semelhante como o site trata,se confundiu.Eu como Cuiabana,nao me sinti ofendida.É livre a liberdade de expressao.Nao vi nenhum xingamento tambem.Na ansia de escrever,nao ha necessidade de exaltar e nem corrigir ninguem.Nao é porque uma pessoa tem uma opiniao diferente da minha,que sera preconceito.Quintino nao vamos discutir mais..Como a Isa disse: Sucesso na pagina.Ate porque confundi tudo o que eu gostaria de escrever.kkkkkk

  • Quintino | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016, 14h01
    1
    4

    Isa, você é muito desrespeitosa com o povo de Cuiabá!!

  • Isa | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016, 10h33
    3
    2

    Cadê a resposta do meu comentario?? QUINTINO,eu sei muito bem que se escreve: AO RIO,estava na rua e estou digitando pelo celular.Nao quis ofender ninguem,nao sou preconceituosa.Falei o que penso e nunca quis causar atrito.Sucesso mesmo na pagina.Da proxima vez eu escreverei uma redacao para ti, ou melhor nao comentarei mais nada..Tudo é preconceito?? Affe...Nao precisava falar assim comigo.Eu escrevi que nao gosto de sertanejo e isso nao é preconcento e nem desrespeito. Poxa nao precisava disso.Eu nao te conheco,me respeita.Gente me desculpa se eu ofendi,nao foi a minha intencao.

  • Isa | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016, 10h20
    5
    2

    QUINTINO,eu sei muito bem que se escreve: AO RIO,estava na rua e estou digitando pelo celular.Nao quis ofender ninguem,nao sou preconceituosa.Falei o que penso e nunca quis causar atrito.Sucesso mesmo na pagina.Da proxima vez eu escreverei uma redacao para ti, ou melhor nao comentarei mais nada..Tudo é preconceito?? Affe...Nao precisava falar assim comigo.Eu escrevi que nao gosto de sertanejo e isso nao é preconcento e nem desrespeito. Poxa nao precisava disso.Eu nao te conheco,me respeita.Gente me desculpa se eu ofendi,nao foi a minha intencao.

Pode recebe 2 já derrotados em BG

sandro saggin curtinha 400   O Podemos conseguiu juntar em Barra do Garças o grupo de dois já derrotados à prefeitura, Daltinho, que também foi deputado e em 2018 teve votação pífia na tentativa de reeleição, e Sandro Saggin (foto), um "eterno" candidato. Entregue ao ostracismo,...

Câmara de Barra devolve R$ 100 mil

joao rodrigues 400 presidente c�mara barra do gar�as   A Câmara Municipal de Barra do Garças devolveu à prefeitura R$ 100 mil para serem investidos em medidas de combate ao novo coronavírus. O presidente do Legislativo, vereador João Rodrigues de Souza, o doutor...

Auditor assume Secretaria de Controle

demilson nogueira 400   O auditor Newton Gomes Evangelista, servidor de carreira, é o novo secretário de Controle Interno da Assembleia. Ele já respondeu também pela Auditoria-Geral da Casa. Newton assumiu a Controladoria Interna no lugar do ex-prefeito de Ponte Branca, Demilson Nogueira (foto), que deixou o posto...

Cuiabá é a unica com tudo fechado

emanuel pinheiro curtinha   A pressão sobre o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) fica agora mais forte para flexibilizar logo o decreto restrito por causa do coronavírus. Ele é o único dos gestores das maiores cidades mato-grossenses que ainda mantém decisão de fechar praticamente tudo na Capital, com...

Deputado põe aliado no lugar do irmão

ronaldo taveira 400 curtinha   Coube ao próprio deputado Wilson Santos indicar um nome para o lugar do irmão Elias Santos, que na última sexta (3) deixou a secretaria de Gestão de Pessoas da Assembleia para concorrer a vereador em Cuiabá. E o ex-prefeito emplacou no cargo que rende R$ 19,9 mil mensais o velho...

Sem alarde, vereador muda de partido

viniciys clovito curtinha   De última hora e sem alarde, o vereador pela Capital Vinicyus Hugueney (foto) resolveu deixar o PP e se filiou ao Solidariedade. Com isso, o PP não se torna o único com a maior bancada. Está com três vereadores, assim como o PV e o PSDB. No SD, Vinicyus vai concorrer internamente com...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.