Variedades

Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019, 06h:50 | Atualizado: 20/01/2019, 08h:18

No verão, bronze afeta ainda mais a pele

Karla C. Formighiere

Tratamento de pele

 

No verão os raios solares e a temperatura causam ainda mais danos à pele, por muitas vezes, aquele efeito bronzeado ou o cabelo levemente desbotado do sol estilo californiano podem ser agressões. Por isso, mais do que o ano todo, os cuidados no verão precisam ser intensificados.

Murilo Cassiel

Flavia Helenn

 

A esteticista e fisioterapeuta Flávia Helenn alerta que o tratamento com a pele não pode se restringir apenas a um adstringente ou cuidados caseiros. O protetor solar é um aliado imprescindível e uma consulta com profissionais qualificados, bem como qualquer outro cuidado com órgãos vitais, é algo crucial. “A pele é o maior órgão do corpo humano. Quando tratamos dele, estamos cuidando de um órgão muito sensível que protege todos os outros”, salienta.

Flávia explica que existe uma questão cultural, por muitas vezes passada de geração em geração, do uso do pó de arroz. “No Japão usam mesmo o pó de arroz, mas as japonesas têm treze outros cuidados diários com a pele. Não dispensam o cuidado profissional também. A cultura deles com a pele vai muito além de lavar o rosto”, exemplifica.

Também pontua que décadas atrás as pessoas não tinham recursos e a estética ou tratamento para pele sempre foram vendidos de forma que parecesse coisa de gente rica, mas ela reforça que estes cuidados são para todos e no mercado existem serviços de pessoas qualificadas de todos os tipos e valores.

Limpeza de pele mensal

A esteticista alega que, com o uso de demasiados produtos, a pele, com o tempo, passa a ser mais resistente à permeação. A limpeza de pele, no entanto, afina o tecido que vai ficando mais “grosso” para receber outros tratamentos que façam efeito, inclusive os dermatológicos e estéticos em casa. “Na limpeza de pele se remove o excesso de queratina, células mortas, limpa e a deixa pronta para receber o tratamento, pois as glândulas voltam a funcionar normalmente”, relata.

A limpeza pode ser feita a cada 30 ou 40 dias. No verão, é preciso que alguns cuidados sejam ainda mais presentes na rotina, como a clássica recomendação de filtro solar, que deve ser aplicada diariamente, e não somente nos momentos de lazer.  Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior na exposição longa ao sol. “Quem vai para praia, por exemplo, entra no mar e não toma a ducha e nem passa o protetor novamente. É necessário tirar a água do mar e retornar com o protetor, por que a combinação da areia, sal e sol pode deixar a pele irritada”, comenta.

 O bronze é uma agressão a pele, é preciso proteger-se e se hidratar

O bronze preferencialmente deve ser feito no período matutino ou fim da tarde. Além disso, aumentar a ingestão de líquidos, suco de frutas e da água de coco. Aplicar varias vezes ao dia o hidratante no corpo e labial também é importante para não ressecar a pele exposta.

A alimentação pode ser melhor quando não se exagera em gorduras, substituindo por carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos, frutas e legumes suculentos. Além de fibras e baixo de carboidratos.

Flávia Helenn comenta que apesar dos procedimentos genéricos e cuidados básicos a todo paciente, é preciso que cada um procure uma avaliação específica da saúde da sua pele. "Existem diferentes tipos de pele e reações do organismo. Não há uma receita pronta para saber o que precisa ser feito, por isso é preciso que mensalmente faça uma visita em uma clínica especializada, uma limpeza profunda, e após isso saberemos como proceder com problemas de manchas, acnes ou qualquer outra coisa que esteja se agravando", finaliza.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

"Pátio igual gato, comendo e miando"

jose medeiros 400 curtinha   O deputado José Medeiros (Podemos), vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara, disse que o prefeito Zé do Pátio, de Rondonópolis, está parecendo gato, comendo e miando, pois recebe recursos federais, inclusive de programas habitacionais e, mesmo assim, ainda alardeia nos...

Adair lançará ex-vice em Alto Paraguai

adair 400 curtinha   O ex-prefeito de Alto Paraguai, advogado emedebista Adair José Alves Moreira (foto), não vai disputar novamente, apesar da insistência do seu grupo. A tendência é de apoiar o seu ex-vice Luiz Figueiredo, com quem administrou a cidade de 2013 a 2016. Luiz também é do MDB e...

Deputado bolsonarista critica prefeito

claudinei deputado curtinha 400   O deputado Claudinei Lopes (foto), morador em Rondonópolis, ficou na bronca com o discurso populista do prefeito Zé do Pátio, para quem o povo nordestino votou em massa no PT e que não tem conseguido construir mais casas populares porque, diferente dos governos petistas, o presidente...

Sem Senado e tudo pela Mesa da AL

max russi curtinha 400   Presidente regional do PSB-MT, o deputado Max Russi (foto) tem participado das discussões para definição de candidaturas ao Senado, na suplementar de abril, mas não mais como pré-candidato. Seu desafio é outro. A prioridade é a busca da reeleição como...

Lúdio desiste e PT perde com Barranco

ludio cabral 400 curtinha   O deputado Lúdio Cabral (foto) estava se movimentando para tentar convencer o PT a lançá-lo ao Senado, por aclamação, e ainda instigar o diretório estadual a buscar recursos junto à Nacional para a campanha. Mas o tiro saiu pela culatra. O guru do partido no Estado,...

Carta de Abicalil cita traição de Lúdio

carlos abicalil 400 curtinha   Carlos Abicalil (foto), ex-federal e hoje assessor do deputado Valdir Barranco, demonstra até hoje estar "atravessado" com Lúdio Cabral por causa da traição política de 2010. Na época, mesmo o PT o tendo lançado ao Senado, Lúdio, ex-vereador por Cuiabá e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.