Variedades

Segunda-Feira, 10 de Outubro de 2016, 17h:03 | Atualizado: 10/10/2016, 17h:05

vida vegana

Cuiabá sedia 1º congresso vegano do Centro-Oeste, na Unic Pantanal saiba

Gilberto Leite/Rdnews

mariana-vidotto_gilberto-leite-(9).jpg

 Mariana  Mello Vidotto enumera benefícios da vida vegetariana

Nos dias 11 e 12 de novembro, Cuiabá vai sediar o 1º Congresso Vegetariano do Centro-Oeste, na Unic do Pantanal Shopping. No evento, diversos especialistas, médicos, nutricionistas, esportistas e chefs de cozinha estrita, vão discursar e mostrar os benefícios defendidos por eles ao se adotar esse tipo de alimentação, que exclui necessariamente o sofrimento animal.

Veganos não só não consomem carne, mas não se utilizam de nenhum tipo de subproduto do pastoreio, caça ou pesca de bichos. Aberto a qualquer pessoa – inclusive as que ainda consomem carne – as inscrições podem ser feitas no site do evento.

Vegetariana há cerca de um ano, a coordenadora do congresso e voluntária da Mercy for Animals em Mato Grosso, Mariana de Mello Vidotto, argumenta que só obteve benefícios desde que mudou a maneira como se alimentava. Também diz com números os benefícios que o planeta inteiro teria caso deixássemos o consumo – e consequente produção – de proteínas animais.

Sobre o argumento da indústria de comida de que se alimenta mais pessoas com carnes e derivados, ela contrapõe números fortes. “É o contrário, em um hectare se produz 60 kg de carne, mas nesse mesmo hectare se produz uma tonelada de feijão, três toneladas de arroz e cerca de 10 toneladas de milho e outras coisas. Isso combateria com muito mais eficiência a fome mundial”.

 Ela lembra também que a proteína de um bife é substituída facilmente por uma colher de feijão, além da quantidade de água desperdiçada no processo de produção de carne de boi. Fora, claro, todo o sofrimento envolvido no processo pecuário: do confinamento ao abate.

Além dela, quem virá argumentar sobre a possibilidade de um novo tipo de existência humana são alguns "pesos-pesados" do veganismo, como Cynthia Schuck, doutora pela Universidade de Oxford (Grã-Bretanha), uma das mais conceituadas e antigas universidades do mundo, o biólogo da Universidade Federal do Pernambuco Guilherme Carvalho, os atletas Fernanda Ferreira (a Fernandinha), dos grandes nomes do vôlei brasileiro, medalhista de ouro pela seleção, e Paulo Victor Guimarães (Paru Vitu), um fisiculturista vegano, e o chef de cozinha André Vilani, do Nectare, um dos maiores restaurantes veganos do Brasil, situado em São Paulo, e também vocalista da banda hardcore Good Intentions.

Além de todas as palestras de teor mais científico e conversas para quem já se nutre de comida livre de sofrimento, o evento é aberto a quem quiser, com uma taxa de R$ 220 e inscrições que podem ser feitas até um dia antes do congresso, desde que, óbvio, haja vagas.

No dia 12, o encontro será encerrado com oficinas gastronômicas, com os youtubers Flávio Giusti, do VegetariRango, Ivan Di Simoni, do Pecado Vegano, e o já citado chef André Vieland.

Programação

Dia 11

  • 18h30 Ricardo Laurino - Crise de Percepção - O alimento de nossas crises
  • 19h20 Eric Slywitch - Avaliação metabólica e nutricional do indivíduo vegetariano
  • 20h10 Alessandra Luglio - Alimentação Saudável - Bom para as pessoas, animais e planeta
  • 21h00 Encerramento

Dia 12

  • 10h20 Astrid Pfeiffer - Introdução Alimentar Infantil
  • 11h10 Guilherme Carvalho - Vai um franguinho aí? - As implicações da produção e consumo de carne de frango
  • 12h00 Nathalia Guimarães - Overview sobre ferro, cálcio, B12 e ômega 3 na dieta vegetariana
  • 12h50 Intervalo
  • 14h00 Fernandinha - Veganismo e alimentação vegetariana estrita no esporte de alto rendimento
  • 14h50 Fernanda de Luca - Por que adotar uma alimentação vegetariana: uma visão médica
  • 15h40 Cynthia Schuk - Impactos ambientais do consumo de animais e segurança alimentar
  • 16h30 Intervalo
  • 17h00 Lucas Alvarenga - A revolução moral através do veganismo
  • 17h50 Paula Gandim - Nutrição vegetariana e desempenho esportivo
  • 18h40 Paru Vitu - Forte, Saudável e Musculoso: veganismo para alto desempenho e ganho de massa
  • 19h30 Encerramento Banner da Programação das Palestras

Oficinas

  • 10h30 – 13h00 Chef Ivan Di Simoni - Fazendo uma Festa Vegana: Casca Louca, “Not Dog” e Sorvete de Paçoca
  • 14h00 – 16h30 Chef André Vieland - Cozinha Vegana Criativa
  • 17h00 – 19h30 Chef Flávio Giusti - Pensando Sem a Carne

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

Pedido para TSE definir data da eleição

sebastiao carlos 400 curtinha   Na última quarta (2), um dia após a Câmara aprovar a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro, André de Albuquerque Teixeira, advogado de Sebastião Carlos, que concorreu ao Senado e um dos que denunciaram Selma Arruda por crimes eleitorais, já...

Uma das apostas do PP para vereador

alex rodrigues 400 curtinha   O PP já tem no rol de possíveis eleitos a vereador em Cuiabá o jovem Alex Rodrigues (foto), de 31 anos. Filho do empresário Valúcio Rodrigues e sobrinho do secretário de Obras Públicas da Capital, Wanderlúcio Rodrigues, Alex criou uma comunidade com mais de mil...

Prefeito, efeito pandemia e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Mesmo com o poderio da máquina, considerada preponderante para cooptar partidos e aliados por causa da oferta de cargos e do assistencialismo, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, terceira em população e segunda no ranking da economia estadual, terá muitos...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.