Variedades

Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2015, 07h:40 | Atualizado: 27/11/2015, 08h:43

Leitura

Cuiabano é o mais jovem escritor de finanças pessoais do país - saiba aqui

mae e erico2.jpg

Jovem Érico Metzner e a mãe Eliane Metzner

Falar sobre finanças é coisa para adulto, certo? Errado! Para o jovem cuiabano Érico Metzner, de apenas 11 anos, não! Ele entrará para história ao se tornar o mais jovem escritor brasileiro de finanças pessoais. Érico é autor do livro “Como Conquistar seu próprio dinheiro”, escrito em parceria com a sua mãe, a Coach Financeira, Eliane Metzner.

O jovem cuiabano, de maneira didática, revela segredinhos e tarefas simples para que crianças e adultos possam aprender desde cedo à importância de cuidar da saúde financeira. Em entrevista ao Rdnews, Érico conta que desde cedo seus pais o ensinaram a administrar seu dinheiro.

Ao invés de atenderam aos pedidos de Érico, comprando lanches ou brinquedos, passaram a lhe dar a famosa “mesada”. “Meus pais fizeram o cálculo de quanto eu costuma a gastar e me passaram a responsabilidade de administrar meus investimentos”, conta. 

Foi a partir desta simples tarefa que Érico começou a entender os segredos para aplicar seu dinheiro corretamente desde muito jovem. “Não podemos cair em tentação. Devemos sempre nos perguntar, eu preciso disso? Ou eu quero muito isso? Se você precisa, faz sentido comprar, mas se é apenas um desejo, é necessário avaliar”, explica.

Outra dica que Érico revela é sempre pesquisar os preços, especialmente, pela internet onde há diversas opções de lojas. “É assim que economizamos, pesquisando”. O jovem conta também que, em parceria com a sua mãe, divide os valores em “potes”: o do Futuro e o pote dos Sonhos, que formam uma espécie de poupança.

mae e erico3.jpg

Érico Metzner revela que tem dois potes: o dos Sonhos e o do Futuro. Assim organiza a vida financeira

“O primeiro é onde eu guardo dinheiro para que no futuro eu possa abrir um negócio e com o lucro desse negócio tocar minha vida. Já o pote dos Sonhos é para o agora, para gastos menores e o que sobra desse pote no final do ano eu transfiro para o pote do Futuro”, revela. 

Mas não pense que o jovem vive só de assuntos sérios. Nas horas vagas, quando não está participando de competições  com números ou estudando suas matérias favoritas, Érico costuma jogar Minecraft e brincar com seu irmão Arthur de apenas quatro anos.

“Eu amo ele e pretendo ensiná-lo mais para frente o que sei hoje. Também costumo ler diversos livros, já li todos os Diários de um Banana e sempre ando de bicicleta com meus pais, isso é muito bom”.   

Para conhecer um pouco mais das estratégias que Érico utilizou para conseguir seu próprio dinheiro e como faz para planejar seu futuro, ele convida a todos para a noite de autógrafos.  “Além de lançar meu primeiro trabalho será meu aniversário”.

_______________

Serviço:

O lançamento do livro ocorre nesta sexta (27) a partir das 19 horas na Livraria Janina do Shopping Pantanal em Cuiabá. O título foi publicado pela pela Editora Momentum, empresa do Instituto Coaching Financeiro, um dos mais importantes núcleos de Educação Financeira do país.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • rose anna | Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2016, 08h39
    0
    0

    rose anna, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • eduardo | Sábado, 28 de Novembro de 2015, 13h29
    5
    0

    Parabéns Érico Metzner, acho que os governantes precisam de pessoas com idéias brilhantes e comprometidas com um ensinamento sobre tal matéria, pois bem se o estado implantasse uma disciplina sobre finanças pessoais na grade curricular, concerteza a população não cairia em tantas armadilhas e PARABENIZO pela visão de uma economia pessoal que poucas pessoas possuem e ainda mai com a idade de 11 anos, parabéns ao pais que deve ter dado algum incentivo para despertar tal habilidade

  • Meroveu Franco | Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2015, 15h57
    7
    0

    Parabéns, Érico Metzner, pela iniciativa, logo poderá estar escrevendo vários livros de determinado temas ou ser um grande economista, porém irei tecer uma critica construtiva, legal você nesta idade preocupar sobre assunto, mas aproveite a sua infância e juventude para diversão e estudos, porque quando chegar na idade adulta terá que ser um Leão. O dinheiro nunca é plena, mata a alma e envenena. Seu Madruga

  • Quintino | Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2015, 08h53
    7
    1

    Parabéns, Érico. Que outras crianças (e adultos também) sigam o seu exemplo.

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.