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Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 08h:50 | Atualizado: 08/11/2019, 11h:55

Pilates na gestação traz benefícios em partos, equilíbrio e reduz desconforto

Mirella Duarte

Respira��o e articula��o, al�m de toda parte f�sica, � uma das conquistas

Respiração e articulação são conquistas de aluna que antes da gestação já era ativa

A gravidez é cercada de tabus, inclusive, sobre as transformações do corpo da mãe enquanto o bebê cresce dentro de seu ventre. Em um momento em que muito se fala sobre qualidade de vida e, ao mesmo tempo, parto humanizado – cada vez mais, mulheres buscam o pilates como alternativa de melhoria na gestação, seja para se recuperar após a cesárea ou auxílio na hora da dilatação para o parto natural. Os benefícios são diversos.

Com eficácia confirmada por médicos e fisioterapeutas, a prática é indicada durante a gravidez principalmente porque alivia o desconforto, ameniza as grandes alterações estruturais e proporciona diversos benefícios. Entre as mais perceptíveis está o esquema de esqueleto da mulher que, por exemplo, devido às ações hormonais, crescem a “largura” ligamentar e promovem as mudanças biomecânicas, que são as modificações estruturais na estática e dinâmica do esqueleto. 

Outro exemplo é referente à “marcha”, que é a maneira como a gestante caminha, que pode ser melhorada com o acompanhamento da fisioterapia no pilates. Nestas alterações, algumas grávidas costumam sentir muita dor.

Galeria: Pilates alia-se a gestação

Outro fator é o equilíbrio, que na maioria dos casos, chega a ser afetado. A gestante que trabalha seu equilíbrio para dar continuidade nas atividades do dia ou para assumir melhor o controle dos sistemas sensoriais, motores e nervosos, tem mais qualidade de vida. 

Arquivo pessoal

Dra Aline comenta benef�cios de gravidez ativa e no quanto pilates auxilia nos processos

Médica comenta benefícios de gestação na prática do pilates 

Muitas grávidas tendem a buscar a alternativa também por conta do crescimento do útero, aumento no peso ou tamanho das mamas, que são fatores que contribuem para o deslocamento do centro de gravidade da mulher para cima e para frente, podendo acentuar a lordose lombar e promover uma anteversão pélvica e mudança na base de apoio, o que provoca dores intensas.

Qualquer tipo de gestação e parto tem melhorias com o pilates

O pilates não é uma atividade só para gestantes que pretendem ter o parto natural. Com exercícios que remetem à consciência corporal, resistência e flexibilidade, toda gestação pode ser mais bem assistida. Este é o caso de Arielle Heredia Doirileo, 32 anos, e que segue no oitavo mês de gestação com acompanhamento profissional no Studio Movimento Pilates, que fica no bairro Santa Helena da Cuiabá.

Ela iniciou o pilates no segundo trimestre e por indicação médica para evitar risco de complicações. “Sei que o pilates é indicado, normalmente, a partir de duas semanas de gravidez, mas iniciei após esse período. Desde então, me sinto mais disposta e não tenho dores na lombar”, salienta a futura mamãe.

Arielle já tinha uma vida bastante ativa antes de engravidar, isso porque ela também é Bombeira Civil e fazia outras atividades físicas que requisitavam mais esforço do seu corpo. No pilates, ela transita em várias práticas, inclusive nas que lhe melhoram força e equilíbrio.

É o que explica a fisioterapeuta Jéssica Coutinho, que acompanha à mãe desde o início, ao revelar que além de Arielle atende mais cinco grávidas no Studio, pois a procura é crescente. “Geralmente as gestantes ficam encurtadas, tanto pelo desenvolvimento do bebê, quanto pela formação para eles se encaixarem na pelve. Quando elas já são flexíveis e praticantes de esporte, o mais indicado para não perder tanto o ritmo, é o pilates. Com isso, perguntamos que tipo de parto deseja, qual o objetivo da prática e qual a indicação médica”, relata a especialista – ao completar que na clínica onde atua, só acompanha duas pessoas por vez, para que o atendimento seja cuidadoso e personalizado. 

Mirella Duarte

Exerc�cios com a bola s�o um dos que mais melhoram movimentos e ajuda nas mudan�as corporais

Exercícios com bola são um dos que melhoram movimentos e ajuda nas mudanças corporais sofridas neste período

Além de uma gestação mais tranquila, os efeitos ajudam no pós-parto e também na rotina com o bebê, como o fortalecimento dos membros superiores e inferiores, além da postura para segurar o bebê.

Para a médica ginecologista e obstetra Aline Braun Montresor, o pilates no período gestacional traz inúmeros benefícios, entre eles, a coordenação e a qualidade dos movimentos, sem sobrecarregar as articulações.

Se houver acompanhamento por profissionais qualificados, o pilates é uma atividade física que combina alongamento, fortalecimento, consciência corporal e respiração, além de proporcionar relaxamento no trabalho de parto, seja ele natural ou de cesárea.    

Para a reportagem, a médica comenta que o método traz mais conforto durante toda a gravidez, parto e pós-parto, por enfatizar a estabilidade da musculatura abdominal, no fortalecimento e flexibilidade do corpo ao trazer inúmeros benefícios como a melhora dor lombar. “Essa última é uma queixa muito frequente durante a gestação. A consciência corporal aumenta, além do relaxamento para o momento do parto com fortalecimento da musculatura. A gestante também se protege das possíveis lesões decorrentes da sobrecarga do peso, além de auxiliar no retorno à forma física com mais rapidez no pós-parto”, especifica. 

Outro ganho que a obstetra enfatiza é no auxilio a prevenção de doenças como a hipertensão gestacional e o diabetes. No entanto, a especialista revela que o tipo de exercício e o momento de iniciar a atividade deve ser avaliada individualmente pelo obstetra de cada gestante. “Isso vai depender de como cada gestante era ativa antes da gravidez, e se não há algum fator de risco que contra indique o exercício, por isso sempre tenha orientação médica antes de iniciar. O emprego, por exemplo, da bola suíça é excelente pois auxilia a descida e o encaixe da apresentação fetal, o relaxamento, a progressão do trabalho de parto, o exercício da região perineal e o alívio da dor. Auxilia também na aceleração da dilatação cervical, proporcionando um trabalho de parto mais curto”, finaliza.

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