Terça-Feira, 21 de Abril de 2009, 08h24
MÚSICA
Contra censura, surge canção O Bêbado e a Equilibrista


  A música "O Bêbado e a Equilibrista", de Aldir Blanc e João Bosco, interpretada por Elis Regina, foi composta durante um dos períodos mais conturbados da história do Brasil: a ditadura.

  Em 1964, o Brasil vivia a imposição do regime militar, marcado principalmente pela opressão e pela censura. Uma das principais formas de protestos da sociedade era através da arte e, consequentemente, da música. Nessa época, surgiram os famosos Festivais da Música Brasileira, responsáveis pelo surgimento de diversos artistas, entre eles, Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Parte das músicas apresentadas traziam uma mensagem de oposição ao governo, mas de forma disfarçada, devido à censura, que não permitia nenhum tipo de crítica social ou política em nenhum veículo de comunicação.

   A partir de 1968, com a instituição do AI-5, inicia-se a fase de maior repressão de todo o governo militar. O fechamento do congresso, a suspensão dos direitos políticos, a prisão e o exílio daqueles que se opunham ao poder marcaram os anos seguintes. Muitos intelectuais e cantores, como Chico Buarque e Gilberto Gil (que se despede do Brasil com o samba, Aquele Abraço) foram obrigados a deixar o país.

   Elis se tornou conhecida nacionalmente em 1965, ao vencer o Festival de MPB da TV Excelsior, com a música Arrastão, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes. Intensificou sua carreira no exterior em 1969, ano em que fez show nas principais capitais européias e latino-americanas.

  A adesão dela foi representada pela canção O Bêbado e a Equilibrista, gravada em 1979. No trecho, “meu Brasil que sonha com a volta do irmão do Henfil/ com tanta gente que partiu num rabo-de-foguete / chora a nossa pátria, mãe gentil / choram Marias e Clarisses no solo do Brasil” o apelo é explícito. A música contém uma mensagem de esperança e otimismo ao povo brasileiro, evidenciado na última estrofe.

-------------------------------------------------------------------
Confira aqui a letra e no link abaixo para ouvir a música.


Fonte: RDNEWS - Portal de notícias de MT
Visite o website: https://www.rdnews.com.br/