Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 16h02
DADA A PARTIDA
Cuiabá recebe 8.027 doses da CoronaVac e imunização tem início nesta quarta - fotos

Douglas Santos

Ao todo, 8.027 doses da vacina CoronaVac chegaram a Cuiabá na tarde desta terça (19). Os imunizantes são referentes à primeira fase de vacinação contra a Covid-19, que irão contemplar trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra o vírus e idosos acima de 60 anos institucionalizados, ou seja asilados ou abrigados. A campanha de vacinação em Cuiabá começa nesta quarta (20), mas a quantidade de vacinas disponíveis até o momento dará apenas para a primeira dose do imunizante. Até então, não foi divulgada a data certa da chegada do novo lote das vacinas que serão aplicadas na segunda aplicação. A informação foi divulgada por meio de nota da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Luiz Alves/Secom

Quatro caixas com 8.027 doses da vacina CoronaVac

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que recebeu, na tarde desta terça (19), quatro caixas com 8.027 doses da vacina CoronaVac contra a Covid

Conforme a SMS, a previsão é de que a mesma quantidade de doses seja entregue em cerca de 10 dias pela Secretaria de Estado de Saúde ao Município para concluir o processo de imunização do público-alvo, uma vez que a vacina, para surtir efeito, necessita de duas aplicações com intervalo de 14 a 28 dias.

Ainda segundo a secretaria, inicialmente, as doses serão armazenadas na Vigilância Epidemiológica do Município para depois serem transportadas para o Centro de Eventos do Pantanal, onde funcionará o polo central de vacinação, a partir de amanhã.

Com relação às doses destinadas aos povos indígenas, a SMS afirmou que foram enviadas 60 mil doses para Mato Grosso, que as destinou para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), sendo este o órgão responsável pela imunização dessa parcela da população.

Prioridades

Conforme o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra o coronavírus no município. Na primeira fase da campanha, os primeiros a vacinar contra Covid-19, em Cuiabá, serão trabalhadores de saúde, idosos (acima de 60 anos) e indígenas com mais de 18 anos. Em seguida, na segunda fase, serão outras 44.830.716 doses ainda para idosos de 60 a 74 anos.

Na terceira fase, serão 12.661.192 doses disponibilizadas para quem têm comorbidades como diabetes mellitus, hipertensão, doenças pulmonares, cardiovasculares ou renais, quando professores de nível básico ao superior, profissionais de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional serão imunizados na quarta fase. Ao todo, a prefeitura organizou 8 grupos prioritários para receber o imunizante.

Primeiros vacinados em MT

Dois enfermeiros, da linha de frente contra a Covid-19, foram os primeiros vacinados em Mato Grosso, nessa segunda (18), abrindo a campanha de imunização, tão esperada. Além deles, outros nove profissionais de saúde também foram imunizados durante solenidade no Hospital Metropolitano de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.


Fonte: RDNEWS - Portal de notícias de MT
Visite o website: https://www.rdnews.com.br/