Segunda-Feira, 14 de Setembro de 2009, 14h09
SAÚDE PÚBLICA
Fotos do PSMC chocam a população e mostram descaso



Médicos divulgam fotos que revelam a insalubridade e falta de estrutura do Pronto Socorro de Cuiabá

   Imagens chocantes do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá circulam na internet e revelam o caos vivido pelo sistema de saúde na Capital. As fotos foram tiradas supostamente pelos próprios médicos, que iniciaram neste mês um movimento por melhores condições de trabalho e entregaram mais de 70 pedidos de demissão ao prefeito Wilson antos (PSDB).

   Eles abrem a sequência de sete fotos dizendo: “Porque pedimos demissão?”. A resposta vem logo em seguida: “Pela dignidade do serviço da saúde”. No final do primeiro slide, os médicos frisam: “este é um retrato do descaso com a saúde de Cuiabá”. Na imagem está estampado o banheiro do box de emergência, todo sujo, com pisos quebrados e sem condições de uso.

   Na sequência aparecem três slides com imagens dos corredores do Pronto Socorro que revelam pacientes “jogados” no chão, alguns embaixo de macas. Junto com as imagens, estão frases de efeito como: “além da dor e do sofrimento ... o desrespeito”.   Mesas destruídas, goteiras e má conservação do prédio ajudam a visualizar a insalubridade do local que deveria ser impecável para que não haja a disseminação de bactérias e vírus. As fotografias, entretanto, mostram que infecções podem ser transmitidas com facilidade.

   Recentemente, o prefeito anunciou que irá fechar a unidade de saúde por seis meses para reforma e que as policlínicas suportariam o atendimento. Os médicos argumento que isso não seria possível e que a solução seria a construção de um novo Pronto Socorro.  O impasse entre os médicos e a administração municipal parece estar longe do fim e a população sofre com a falta de insumos, estrutura física e agora, médicos. (Patrícia Sanches)


Fonte: RDNEWS - Portal de notícias de MT
Visite o website: https://www.rdnews.com.br/