Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2009, 13h02
MEIO AMBIENTE
Santos anuncia parceria com Petrobrás e cutuca Maggi



Santos usa inauguração de Lagoa Encantada, no CPA 3, para fazer palanque com discurso emotivo
Fotos: Josinei Moreira  

     O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), aproveitou a inauguração da Lagoa Encantada para anunciar uma parceria com a Petrobrás de R$ 2 milhões. Os recursos serão utilizados para a implementação de um centro de pesquisas sobre saneamento e reciclagem de água. Santos não perdeu a oportunidade de “cutucar” o governador Blairo Maggi (PR). “Estamos realizando um sonho e como tudo o que fazemos foi muito difícil. Não temos o governador ou o presidente Lula na nossa base aliada e, por isso, as coisas são tão complicadas”, reclamou.

   Santos ressaltou que a parceria com a Petrobrás foi conseguida depois que a Sanecap encaminhou um projeto inscrito em um concurso nacional. “Não caiu no nosso colo não. Ganhamos o recurso porque o projeto é bom”, ressaltou. Bem humorado e não escondendo a empolgação em meio à população que acompanhava a inauguração do espaço, o prefeito iniciou um longo discurso ressaltando as qualidades da presidente da Sanecap, Eliana Rondon. Ela acabou chorando discretamente. "Trouxemos o que há de melhor para cuidar da Sanecap", finalizou Santos. Outro que não conteve as lágrimas foi o ex-governador, que hoje atua como diretor-financeiro da Sanecap, Frederico Campos. "Eu já briguei muito com ele, mas agora estamos juntos e percebo o quanto é competente", discursou o prefeito.

   A área verde onde está a lagoa de tratamento de esgoto conta agora com um viveiro, pista de caminhada, auditório, espaço para eventos culturais e será implantado um centro de estudos. Foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões, provenientes de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Ricarte de Freitas, que teve o nome envolvido na máfia das sanguessugas. O projeto foi feito em 2005, mas as obras iniciaram apenas em 2006. “Aqui era uma fedentina, animais mortos, ponto de drogas e aconteciam até homicídios. Agora é nossa Lagoa Encantada”, disse Santos. Participaram do evento todos os secretários municipais, o procurador-geral Ussiel Tavares, o presidente da Câmara Deucimar Silva (PP), juntamente com os demais vereadores, presidentes de bairros, Rondon e a reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli, além da população.

    Preocupado com a conservação dos mais de 32 hectares revitalizados, o prefeito tucano vai criar uma espécie de fundação para administrar o local. “Quero a participação de todos.Vamos ter guardas, jardineiros e a ajuda dos cuiabanos”, completou o prefeito.

    Eventos

   Parece que Santos quer mesmo fazer barulho. Ele preparou três dias de festa para comemorar a inauguração da Lagoa Encantada. Entre os eventos estão as apresentações da orquestra da UFMT, da dupla de comediantes Nico e Lau, rasquiado, passeios de campo e oficianas. O mesmo modelo de revitalização deve ser implementado na ETA Tijucal, Vila Real e Dom Aquino.   (Patrícia Sanches)


Fonte: RDNEWS - Portal de notícias de MT
Visite o website: https://www.rdnews.com.br/