Segunda-Feira, 15 de Fevereiro de 2010, 09h06
Tangará da Serra
Jaconias decreta calamidade pública devido às chuvas


   O prefeito em exercício de Tangará da Serra (a 239 km de Cuiabá), José Jaconias (PT), decretou situação de calamidade pública. Conforme o decreto 36/10, a medida decorre do fato de ter chovido em seis dias a quantidade prevista para um mês. A régua pluviométrica media 169 milímetros de água em 12 de fevereiro, mas passou para quase 200 mm nesta segunda (15). Portanto, a situação é de alerta para os próximos dias.

   Depois de assinar o decreto, o petista visitou na sexta (12) o Assentamento Antônio Conselheiro, local mais afetado. O prefeito explicou que, com a medida, o município está pronto para atender mais rápido as famílias atingidas. No assentamento, uma equipe do Corpo de Bombeiros faz um levantamento para verificar problemas e o número de pessoas atingidas ou desabrigadas. Até o momento, de acordo com o prefeito, só uma família precisou de ajuda. “O bom é que a inundação aconteceu de dia e, assim, as pessoas tiveram tempo de se deslocar para outros locais, evitando tragédias maiores”, afirmou. Ainda assim, a secretaria municipal de Ação Social está em alerta.

   Os bombeiros continuam percorrendo o Rio Sepotuba e outros locais atingidos para verificar se a população está em segurança. Outra consequência das inundações nas propriedades às margens do rio e seus afluentes, que levaram ao transbordamento de pontes, é a dificuldade para o tráfego de veículos, o que impede a locomoção e dificulta a retirada de famílias. Conforme o prefeito, a situação é de alerta deve se estender para os próximos dias, já que há previsão de as chuvas continuem.


Fonte: RDNEWS - Portal de notícias de MT
Visite o website: https://www.rdnews.com.br/