Sábado, 10 de Abril de 2010, 12h03
SAÚDE
Galindo estende feriado e atrapalha Dia de Vacinação


   Em pleno Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1, a gripe suína, neste sábado (10), os postos de imunização em Cuiabá estão fechados. O prefeito recém-empossado Chico Galindo (PTB) decidiu prolongar o feriado de 8 de abril, em comemoração ao aniversário da cidade, e deu folga aos servidores da Saúde. Enquanto isso, no resto do país, a estimativa é que 36 mil postos fiquem abertos para atender grupos prioritários: gestantes, crianças de seis meses a dois anos, pessoas com doenças crônicas e a população entre 20 e 29 anos.

   O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fez um apelo especial às mulheres grávidas. “No ano passado, tivemos cerca de 2 mil óbitos pela nova gripe e 189 óbitos de mulheres grávidas. Neste ano, tivemos cerca de 50 óbitos. O preocupante é que 33% das pessoas que morreram foram mulheres grávidas e a cobertura vacinal desse grupo está em torno de 42%. Não importa a fase da gravidez, tem que tomar a vacina”, afirmou.

   Esta terceira fase, iniciada em 5 de abril, é voltada para jovens de 20 a 29 anos e vai até 23 deste mês. A vacinação de gestantes, crianças e doentes crônicos foi prorrogada devido à baixa procura aos postos. “Nessa faixa etária, é mais difícil a pessoa procurar os postos para se vacinar, então toda a medida de prevenção nessa faixa jovem é mais difícil, por isso é preocupante”, explicou o ministro.

   De 24 de abril a 7 de maio será a vez dos idosos participarem da campanha. A quinta e última etapa de vacinação, para adultos de 30 a 39 anos, será de 10 a 21 de maio. Essa faixa etária concentrou 15% dos casos de doença respiratória grave e 22% dos óbitos causados pelo vírus Influenza H1N1 em 2009.


Fonte: RDNEWS - Portal de notícias de MT
Visite o website: https://www.rdnews.com.br/