Segunda-Feira, 25 de Junho de 2007, 19h29
INVESTIGAÇÃO
Deputados Eliene e Henry na lista de "cassáveis"


   O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode cassar os mandatos de quatro senadores e 25 deputados eleitos em 2006, entre eles os mato-grossenses Pedro Henry e Eliene Lima (ambos PP). Ao todo, são 29 parlamentares, que estão sob diplomas sob contestação.

     O TSE alega que, de 513 deputados e 27 senadores eleitos, os 25 deputados e os 4 senadores respondem a acusações de compra de votos, abuso de poder político ou econômico, uso indevido dos meios de comunicação, dentre outras infrações previstas nas Leis 9.504/07 (Eleitoral) e Complementar 64/90 (das Inelegibilidades).

    Dos senadores, um é do PSDB, um do DEM, um do PPS e outro do PTB. Já os recursos contra deputados abrangem, entre outros, 5 político do PMDB do Rio, 4 do DEM, incluindo o presidente nacional da legenda, deputado Rodrigo Maia (RJ), 2 do PSDB e 2 do PT.

    O presidente nacional da Força Sindical e deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, também encontra-se na lista. Segundo o TSE, a maioria dos deputados é do Rio, com nove parlamentares.

     São Paulo aparece em seguida, com sete deputados que podem ter o mandato cassado. O TSE lista ainda dois deputados do Rio Grande do Sul e Eliene e Henry de MT.

      Há também um recurso contra deputados dos seguintes Estados: Minas Gerais, Rondônia, Tocantins, Roraima e Alagoas. O órgão informa ainda que, além desses 29 recursos contra expedição do diploma, há pelo menos outras 19 ações contra mandatos de deputados e duas contra senadores, que tramitam nos TREs. Além disso, sete dos 27 governadores eleitos em 2006 também tiveram mandatos contestados por meio de ações em curso no TSE. (Com Agência Estado)

Parlamentares sob risco de cassação de mandatos:

Senadores:
Rosalba Ciarlini (DEM-RN)
Cícero Lucena Filho (PSDB-PB)
Expedito Júnior (PPS-RO)
Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR)

Deputados:
Bernardo Ariston (PMDB-RJ)
Sílvio Lopes (PSDB-RJ)
Andréia Zito (PSDB-RJ)
Solange Almeida (PMDB-RJ)
Geraldo Pudim (PMDB-RJ)
Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Hugo Leal (PSC-RJ)
Nelson Bornier (PMDB-RJ)
Paulo Pereira da Silva (PDT-SP)
Guilherme Campos (DEM-SP)
Walter Ihoshi (DEM-SP)
Devanir Ribeiro (PT-SP)
Valdemar Costa Neto (PR-SP)
Aline Corrêa (PP-SP)
José Camarinha (PSB-SP)
Vilson Covatti (PP-RS)
Pompeu de Mattos (PDT-RS)
Pedro Henry (PP-MT)
Eliene Lima (PP-MT)
Carlos Melles (DEM-MG)
Anselmo de Jesus (PT-RO)
Laurez da Rocha Moreira (PSB-TO)
Neudo Campos (PP-RR)
Francisco Tenório (PMN-AL)


Fonte: RDNEWS - Portal de notícias de MT
Visite o website: https://www.rdnews.com.br/