Domingo, 08 de Junho de 2008, 17h44
AGRONEGÓCIO
MT tem a maior área em nome de estrangeiros


  Reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo, que ganhou a manchete de capa do maior jornal do país, revela que Mato Grosso e São Paulo lideram venda de terras a estrangeiros. Os dados foram fornecidos pelo Incra. Mostram que o interesse dos estrangeiros por terras no Brasil vai além da Amazônia.

   De acordo com a matéria, MT é o Estado que tem a maior área de terras em nome de empresas e pessoas de outros países. São 1.377 propriedades espalhadas numa área de 754,7 mil hectares. São Paulo é o campeão em número de propriedades em nome de pessoas de outras nacionalidades: 11.424 terrenos, que, somados, representam 504,7 mil hectares do território paulista.

   Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Goiás também estão no topo da lista do Incra como os Estados com maior área nas mãos de estrangeiros, informa a Folha. Somente 3,8 milhões de hectares dos 5,5 milhões registrados em nome de estrangeiros já foram organizados.

   Apenas 3,8 milhões de ha dos 5,5 milhões registrados em nome de estrangeiros já foram organizados por Estado, número de propriedades e tamanho de área. O mapeamento do Incra revela a situação dos imóveis até dezembro de 2007.
Desde 1998, o órgão controla só a aquisição de imóveis rurais por empresas sem sede no país ou pessoas físicas não residentes no Brasil.

  Glauber Silveira da Silva, presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) diz à Folha que "MT ainda é um lugar onde se pode expandir a produção e possui boas terras e o preço ainda é acessível". Para aquecer o mercado local, as empresas internacionais aproveitam que os produtores de MT estão envididados e fazem boas negociações.

  • Leia aqui a reprodução da matéria ou aqui (para assinante Folha)

Fonte: RDNEWS - Portal de notícias de MT
Visite o website: https://www.rdnews.com.br/