Terça-Feira, 01 de Julho de 2008, 08h04
RUMO ÀS URNAS
Com 3 candidatos, VG repete 2 últimas eleições


  Pela terceira eleição consecutiva, Várzea Grande conta com 3 candidatos a prefeito. Em todos esses pleitos, salvo em 2000, a disputa se polarizou, enquanto o terceiro concorrente patinou com boa margem de distância dos dois primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto. Neste pleito, disputam o Paço Couto Magalhães o prefeito Murilo Domingos (PR), o ex-governador Júlio Campos (DEM) e o atual vice-prefeito Nico Baracat (PMDB). Hoje, Júlio lidera e seu principal adversário e Murilo. Nico aparece na "lanterna".

   Em 2004, os 3 candidatos a prefeito foram o próprio Murilo, o então vereador e hoje deputado Wallace Guimarães (PFL e hoje DEM), que substituiu Campos Neto a um mês das eleições, e o então pedetista e hoje deputado Maksuês Leite (PP). De novo, houve polarização entre Murilo e Wallace, tanto que o primeiro venceu com uma diferença de somente 588 votos, enquanto Maksuês ficou distanciado.

  Já no pleito de 2000 o então prefeito e hoje senador Jaime Campos (PFL) enfrentou como adversários o apresentador de TV Lino Rossi (PSDB) e Waldir Bertúlio (PT). O velho pefelista ganhou com ampla vantagem.

   Chapas

   Na composição para o pleito de 5 de outubro deste ano, Júlio Campos apresenta como vice da chapa Mara Rúbia, numa "dobradinha" DEM-PP. Nico Baracat (PMDB) escolheu o petista Lázaro Donizete. Murilo Domingos (PR) vai anunciar nesta terça, 1º de julho, um dia após o vencimento do prazo das convenções, o nome do empresário Sebastião Gonçalves, o Tião da Zaeli, como vice.

  Perguntado pelo RDNews nesta terça se aceitou ser o companheiro de chapa de Murilo, Zaeli disse que daria uma resposta hoje. De zero a 10 para aceitar o desafio de concorrer ao primeiro cargo eletivo, ele optou pelo 5. Disse que depende de "alguns entendimentos". Em verdade, o empresário já disse "sim" para o convite, mas está aguardando um contato do governador Blairo Maggi para se sentir mais valorizado politicamente.

(Às 12h20) - Dono do Shopping Fórmula aceita ser vice

  Após uma semana de negociações políticas, o empresário Sebastião Gonçalves, o Tião da Zaeli, concordou em compôr a chapa majoritária à corrida pela Prefeitura de Várzea Grande. Será candidato a vice de Murilo, que busca um novo mandato. A resposta só veio nesta terça, um dia após encerramento do prazo das convenções. Tião é representante comercial em Mato Grosso da Zaeli Distribuidora de Alimentos. Também é proprietário do Auto Shopping Fórmula, inaugurado em maio do ano passado com 9,6 mil m2 de área construída, onde abriga 28 revendas de automóveis, 13 lojas de serviços e outras empresas.

   É a primeira vez que Tião da Zaeli pleiteia cargo eletivo. Ele enfrentou resistência da família. Vários líderes políticos mergulharam nas articulações no sentido de convencê-lo a ser vice da chapa de Murilo, como o ex-deputado Emanuel Pinheiro, o presidente estadual do PR, Moisés Sachetti, o empresário e irmão do prefeito Murilo, Toninho Domingos e, por fim, o governador Maggi.


Fonte: RDNEWS - Portal de notícias de MT
Visite o website: https://www.rdnews.com.br/