Judiciário

Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2017, 13h:54 | Atualizado: 02/10/2017, 14h:37

cuiabá

2 vereadores por Cuiabá têm mandatos cassados por uso de candidaturas laranjas

joelson_abilio

Vereadores Sargento Joelson e Abilio Júnior tiveram os mandados cassados

Os vereadores por Cuiabá Abilio Júnior e Sargento Joelson (ambos do PSC) tiveram os mandatos cassados pelo juiz Gonçalo Antunes de Barros Neto, da 55ª Zona Eleitoral. Eles foram eleitos no ano passado após obter 2.623 votos e 2.616, respectivamente.

São acusados de abuso de poder e  de fraudar a composição da lista de candidatos nas eleições de 2016. A decisão cassa todos os votos destinados ao PSC, se mantida pelas instâncias superiores, e vai alterar o quociente eleitoral, ou seja, a composição do Legislativo.

Os dois parlamentares, juntamente com a sigla, devem recorrer do despacho junto ao TRE. Ambos ficam no cargo, ao menos, até o posicionamento da Corte estadual.

Após essa decisão, sobe para quatro o número de vereadores acusados de uso de candidatas "laranjas" nas eleições do anos passado. Além deles já haviam tido o mandatos cassados os parlamentares Marcrean dos Santos (PRTB) e Elizeu Nascimento (PSDC) .

A denúncia, proposta pelo Ministério Público Eleitoral, acusa os partidos de usar candidatura fictícia de mulheres apenas para preencher o mínimo de 30%, conforme preconiza à legislação. Elas não receberam material para campanha e algumas chegaram a não ter nenhum voto nas urnas.

"Extrai-se dos depoimentos que, para suprirem a cota mínima de gênero exigida por lei, os dirigentes e gestores do partido valeram-se até mesmo da vulnerabilidade de senhoras idosas para possibilitar um maior número de candidaturas masculinas", diz trecho da decisão.

O magistrado ainda declara inelegíveis os suplentes Oseas Machado de Oliveira e José Marcos de Souza, pelo período de oito anos subsequentes à eleição. Remete cópia dos autos ao Ministério Público Eleitoral para tomar providências no campo disciplinar, de improbidade administrativa ou criminal, e ao juízo da 39ª Zona Eleitoral para expedição de novos diplomas aos eleitos e primeiros suplentes.

Além de Abilio, Joelson, Oseas e José Marcos, outros 16 membros do PSC também foram alvos da investigação judicial eleitoral. No mérito, alegam a ausência de conduta ilícita, pugnando pela improcedência do pedido. Eles aduzem que são ilegítimos para figurar no pólo passivo da investigação, uma vez que não há nos autos indicação de que tenham contribuído para a suposta fraude.

Em contrapartida, o Ministério Público Eleitoral pontua que no pleito passado, em Cuiabá, algumas candidaturas femininas lançadas às proporcionais se deram somente para fins de preenchimento da cota de gênero, previsto em lei.

Conforme a testemunha Ângela Maria Dias Moreira, em depoimento prestado à Promotoria Eleitoral, afirma que fez o registro da candidatura sem sequer se recordar qual foi o número. Diz que se candidatou a pedido do presidente do PSC, Eloi, não participou de qualquer reunião partidária, à época, nem compareceu à convenção.

Os dirigentes e gestores do partido valeram-se até mesmo da vulnerabilidade de senhoras idosas para possibilitar um maior número de candidaturas masculinas

Segundo Ângela, Eloi foi em sua casa afirmando que precisava de mulheres para fechar a cota, porque já tinham “muitos candidatos homens”. A mulher sequer chegou a abrir conta de campanha e não a fez. Ressalta que, após pedir o registro da candidatura, foi informada pelo pastor da igreja Assembleia de Deus de que já havia dois candidatos da igreja concorrendo, de modo que ela deveria apoiar um deles.

Em razão disso, Ângela desistiu de fazer campanha. Os candidatos da igreja que já estavam concorrendo eram Abilio e Macrean. A mulher afirma que, por ter desistido do pleito, não buscou auxílio financeiro ou material do partido nem da coligação.

Ocorre que, para ela, o simples fato de comunicar a presidência do PSC que não queria mais prosseguir com a campanha era suficiente para desistir do pleito. No entanto, no dia da votação, sua sobrinha informou que ao digitar o número na urna, apareceu a foto e, então, a jovem confirmou.

De acordo com Ângela, quando foi notificada pela Promotoria de Justiça, contatou Marcrean para pedir orientação. Na ocasião, ele disse que pediria ao presidente para entrar em contato com ela, o que foi feito através de telefone. “O presidente apenas disse a ela que deveria comparecer e falar a verdade”, traz a decisão.

Outro lado

Abilio e Joelson, que cumprem agendas em Brasília nesta segunda (2), não quiseram se pronunciar sobre o assunto. Ao , alegaram que precisam consultar os advogados antes de comentar a decisão judicial.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Victor | Terça-Feira, 03 de Outubro de 2017, 09h31
    0
    1

    Eu entendo o TRE, está subentendido no Código Eleitoral que pobre não pode ser político, se a população eleger cabe ao Judiciário afastá-los, porque essa imposição de um número mínimo de mulheres é inconstitucional e realizada por "todos" os partidos. Quero ver o TRE ter coragem de cassar políticos do PSDB, PMDB e PT.

  • Daniel Silva | Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2017, 21h39
    5
    1

    Se essa decisão fosse seguida por todos os juízes eleitorais do Brasil 90% das Câmaras de Vereadores seriam modificadas, pois mais de 90% dos partidos e coligações registraram candidatura de mulheres apenas para preencher vagas. Essa Lei das Eleições causa verdadeiros estupros, as mulheres não querem mas os homens as obrigam a registrar as candidaturas. Essa obrigatoriedade é um verdadeiro estupro.

  • Professor | Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2017, 19h35
    0
    2

    Agora sobe para 03 o numero de Vereadores que foram contra o prefeito de Cuiabá. O prefeito deve estar sorrindo neste momento. Viva a justiça brasileira.

  • Helder Farias | Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2017, 16h41
    14
    2

    Senhores á Abilio Júnior e Sargento Joelson (ambos do PSC). Grandes moralistas da câmara municipal.... Não atire pedra se seu telhado é de vidro... e daqueles bem fininho...

  • eduardo | Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2017, 15h45
    13
    8

    se os vereadores são cassados por ter laranja no partido . IMAGINA SE TIVESSE RECEBIDO PROPINA E DEIXADO CAIR UM MAÇO DE DINHEIRO NO CHÃO... E SENDO FILMADO... ????

  • anderson malta | Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2017, 15h00
    15
    2

    ue acabou de aparecer aqui que esses vereadores estão cassados!!! Isso sim é o que se diz... SUJOS FALANDO DOS MAU LAVADOS! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • luiz roll | Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2017, 14h02
    21
    1

    e eles estão em Brasilia lutando por moralidade... Aff é pra acabar mesmo, sem moral e sem ética querendo aparecer em cima dos outros!

  • deovaldo | Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2017, 13h59
    16
    2

    Isso aí Juiza, temos que banir da face da terra os maus políticos, que sirva de lição aos manganões

Júlio apoiou Bolsonaro pra varrer o PT

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), pré-candidato a senador pelo DEM, diz que em 2018 não só votou em Bolsonaro, como participou de carreata e vestiu camisa com as cores verde e amarela em apoio à candidatura do capitão. Lembra que estava convicto naquele momento de que era preciso varrer o PT...

Já com apoio de mais de 50 prefeitos

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) não para nas articulações políticas. E, se apoio elevado de prefeitos vier a ser decisivo, ele será eleito senador na suplementar de 26 de abril. Dos 141 gestores municipais do Estado, mais de 50 já anunciaram que estarão no palanque do...

Grupo de EP e Kleber pra marketing

kleber lima 400 curtinha   O grupo do prefeito Emanuel Pinheiro decidiu abrir diálogo com o jornalista e marqueteiro Kleber Lima (foto), visando o pleito de outubro. Não há mais resistência a uma possível contratação de Kleber, independente de quem o grupo lançar ao Palácio Alencastro,...

Prefeito coloca secretarias em alerta

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) colocou em estado de alerta a Defesa Civil e as secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos por causa da chuva torrencial que caiu neste sábado em Cuiabá. Em vários locais, inclusive na região central, como em frente à praça...

Jovem prefeito à reeleição e os Maia

gustavo melo 400 curtinha   Em Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), o mais jovem dos 141 prefeitos mato-grossenses - completa 36 anos no próximo 26 de junho -, está disposto a buscar a reeleição pelo PSB. Mas carrega forte desgaste. O que traz certo conforto para Gustavo é o fato de Maia Neto, que comandou o...

Suposta delação tira sono de Alencar

alencar soares 400 curtinha   A notícia de que o STJ já teria homolagada delação de Sérgio Ricardo caiu como uma bomba. Mesmo depois do ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE vir a público desmenti-la, assegurando não ter motivos para fazer tal colaboração premiada, os efeitos...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.