Judiciário

Domingo, 21 de Novembro de 2010, 08h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:28

OPERAÇÃO ATLÂNTIDA

Advogado reclama de condições de presídio e vai acionar direção

   O advogado do engenheiro Getônio Dias Guirra, preso durante a deflagração da Operação Atlântida, Heitor Correia Rocha promete acionar a direção do presídio Pascoal Ramos por tratamento subumano. Segundo ele, seu cliente que é servidor de Pontal do Araguaia, teria sido "jogado" em meio a mais de 1,7 mil detentos, contrariando a legislação, que prevê cela especial para presos que possuem ensino superior.
Ainda conforme o jurista, a direção do presídio tem sido muito rígida e não permitiu sequer a entrada de colchões, fazendo com que os detentos durmam no chão.

  Diante da situação delicada, o advogado adianta que chegou a entrar em contato com o secretário estadual de Segurança Pública, Diógenes Curado, que se comprometeu em se interar sobre o assunto. Em geral, as pessoas que possuem ensino superior e são presas durante a realização de operações da Polícia Federal são encaminhadas para o comando do Corpo de Bombeiros em Cuiabá.

   Getônio e outras 25 pessoas, entre servidores, engenheiros e empresários foram presos na sexta (19) após serem acusados de participar de um esquema que fraudava licitações em obras na região do Araguaia. Entre as pessoas que tiveram a prisão temporária decretada está o ex-secretário de Planejamento e Obras de Barra do Garças César Magrini, que foi um dos braços direito do prefeito da cidade Wanderley Farias (PR). Também foi parar na cadeia o coordenador de licitação da secretaria estadual de Infraestrutura (Sinfra) João Marques Pontes, o coordenador financeiro da pasta Adriano Ferreira Araújo, o superintendente estadual de habitação Edson Luiz Raia e a gerente estadual da superintendência de vias urbanas Ana Catarina de Souza.

  João foi afastado por 90 dias e vai responder a um processso administrativo para investigar o seu envolvimento com a suposta quadrilha. Já os outros 3 funcionários, que não são efetivos, foram exonerados pelo governador Silval Barbosa. Conforme a PF, esses servidores forneceriam informações privilegiadas aos empresários que faziam parte do grupo e ajudariam a agilizar a liberação da execução das obras.

  Segundo a PF, a quadrilha participava de um esquema onde havia conluio e combinação prévia entre os licitantes, direcionamento dos certames, supressão de propostas, rodízio e subcontratação, bem como extensão de atuação da base empresarial em órgãos públicos, que teria causado um prejuízo de R$ 38 milhões ao erário. As práticas ilícitas ocorreriam principalmente em obras de pavimentação asfáltica e construção de casas. Todos foram ouvidos pela PF e as investigações prosseguem. Até agora o nome de nenhum agente político foi envolvido.

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • Antônio Alberto (Pe.Alberto) Mendes Fer | Terça-Feira, 23 de Novembro de 2010, 18h44
    0
    0

    VOCÊS LEMBRAM DAQUELE ADVOGADO "BRABO" DO BRUNO - goleiro- ??? SEI NÃO ... >>

  • Amanda Braga | Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010, 20h37
    0
    0

    Mais uma vez aos queridos desinformados,se querem saber, moro em Nova York a pouco tempo, fui transferida à serviço, devido ao meu esforço, competência e mérito,pois sou de familia humilde e mesmo assim venci.Não tenho a mínima vergonha do meu país, até pq acompanho diariamente as noticias do Brasil, especialmente de Mato Grosso, a minha critica foi em relação ao nível superior e concordo com a opinião de que ainda estao apenas sendo julgados, ainda não foram condenados. Se são culpados, devem pagar, porem como todos os outros na mesma situação, com nível supeior ou não, com dignidade. Este é um site de noticias e criticas, cada um deve expressar da maneira que acredita e defende, mas nunca ofendendo e denegrindo a imagem de qualquer outra pessoa. Grata.

  • ROBERTO RUAS | Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010, 11h20
    0
    0

    Advogados , sim sempre eles. A tal Amanda Braga , que aparece como moradora de "Nova York", deveria voltar para o Brasil , ao menos em pensamento e enxergar oque acontece no país que ela abandonou, ou tem vergonha , pois se não mora mesmo fora do país e assim diz , é porque se envergonha dele. O douto Advogado , precisa viver e talvez por isso acha que tais "coitadinhos" precisam ficar alojados num spá , ora doutor ainda que esses indivíduos sejam inocentes , coisa que duvido , eles precisam sim ficar é no meio da bandidagem , pois este país , faz muito tempo deixou de dar dignidade da inocentes , então todos temos que carregar nossa parte nesta infâmia de corrupção que nosso país se tornou.

  • janaina | Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010, 10h53
    0
    0

    Eu, acho as pessoas que estão detidas devem ser tratadas com respeitos, pois as mesmas estão sendo investigadas ainda nao foram julgadas e nem condenadas....muitas delas estão presas e sao inocentes

  • junior | Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010, 10h21
    0
    0

    achu que todos os presos q tem nivel superior teriam q ficar nas piores celas porq elis sabem oq estaum fasendu enquanto os outros as veses naum tiveran nem chance de estudar.e a pizza vai ter q ser grande pra dar pra essi tanto de jente comerkkkkkkkk.

  • MARCOS MIRANDA | Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010, 08h49
    0
    0

    QUERIDA AMANDA, A POLÍCIA FEDERAL NÃO DÁ BOTE ERRADO, ELES SÃO SIM CULPADO, A GENTE TEM O MELHOR JUIZ FEDERAL, QUE É O JULIER SEBASTIÃO, PORÉM ESSA LEI DE CELA ESPECIAL TEM QUE ACABAR, SE ELES FOI HOMEM PARA DESVIAR TEM QUE SER HOMEM PARA AGUENTAR AS CONSEQUENCIA. BEIJUS E FICA AI MESMO EM NOVA YORK.

  • clovis | Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2010, 08h22
    0
    0

    hahahahahahah esse advogadinho pensa que tá na suiça, esses fraudadores lesam os cofres público e depois querem tratamento vip, doutorzinho de marte, levem essa caterba de canalhas pra sua casa.

  • Maria Silva | Domingo, 21 de Novembro de 2010, 15h45
    0
    0

    Deviam prender o autor das emendas parlamentares.... Vão ficar imunes???? Como sempre na terra da Pizza

  • CINTIA | Domingo, 21 de Novembro de 2010, 14h00
    0
    0

    Tratamento desumano... são as crianças estudarem em escolas sem condições, com professores não qualificados, indo em transportes caindo aos pedaços por conta do desvio de dinheiro que poderia ser investido na educação. Desumano é um cidadão precisar e atendimento à saúde e ficar dias a espera de um médico, de uma vaga, de remédios por conta do desvio de dinheiro que poderia ser investido na saúde. Mas o preso é VIP. Roubou o suficiente pra pagar advogado e ainda sobra pra carrão, casão, vidão. E nós, idiotas cidadãos pagando a conta. Desejo muito que estes ladrões tenham tratamento igual a outro ladrão qualquer até por que a maioria dos companheiros ladrões de cela só roubam ma coisa de cada vez (um carro, uma casa, uma loja). Estes ladrões do dinheiro público roubam uma cidade toda, um estado todo, um país e atingem diretamente a milhões de pessoas cujo dinheiro roubado poderia dar segurança, saúde, educação, lazer... São piores do que os outros. E o pior é que o Estado ainda tem que se defender! ladrão é ladrão!!!

  • Amanda Braga | Domingo, 21 de Novembro de 2010, 11h04
    0
    0

    Aos desinformados, os acusados por terem nível superior, devem, por Lei e pela nossa Constituição ficar em cela especial, e outra, eles ainda estão sendo acusados e investigados, não são culpados. Leiam e se informem antes de falarem qualquer coisa ok?

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...