Judiciário

Terça-Feira, 12 de Junho de 2012, 12h:00 | Atualizado: 12/06/2012, 14h:14

JUDICIÁRIO

Advogado suspeita de membro do TRE e vê venda de sentença

Advogado suspeita de membro do TRE e fala em venda de sentença

Foto: Jonathan Fernandes/RDNews--Marco Aurélio Fagundes, advogado     Após a suspenção do julgamento, devido a um pedido de vista, do recurso do Ministério Público Eleitoral contra o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), nesta terça (12), o advogado da coligação Ação e Desenvolvimento, que acusa o peemedebista de compra de votos e abuso de poder econômico e político nas eleições de 2008, Marco Aurélio Fagundes, levantou suspeição contra o relator do caso, o jurista Samuel Franco Dalia Junior.

     Marco Aurélio, que chegou a citar indícios de compra e venda de sentenças no decorrer do processo durante sua sustentação oral, afirmou que, por ter sido nomeado ao cargo pelo governador Silval Barbosa (PMDB), Dalia Junior teria interesse em manter Juarez no poder. Para sustentar a afirmação, o advogado lembrou que o jurista também votou pela improcedência do pedido de cassação do prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, filiado ao mesmo PMDB de Silval e Juarez.

     Conforme Marco Aurélio, a venda de sentença em favor do prefeito de Sinop teria ocorrido por membros do TRE afastados durante a deflagração da Operação Asafe, que investigava justamente o "comércio" de decisões judiciais em Mato Grosso. Juarez teria pago cerca de R$ 500 mil para ter um embargo de declaração acatado pelo tribunal que, anteriormente havia mantido sua cassação determinada pela comarca do município. As decisões de primeira e segunda instâncias chegaram a manter Juarez afastado da prefeitura por um tempo.

     O advogado de defesa do peemedebista, Alexandre Gonçalves, por sua vez, acusou Marco Aurélio de forjar provas contra o prefeito. Segundo ele, a acusação teria induzido uma testemunha a mentir ao prometer que garantiria sua aposentadoria. Gonçalves afirmou ainda que vai ingressar com uma ação contra o colega na OAB. "Quando se fala em venda de sentenças é preciso ter provas", disparou. Marco Aurélio também ameaçou mover ação contra Gonçalves na Ordem dos Advogados e na esfera criminal, por ter sido acusado de forjar provas.

Foto: Jonathan Fernandes/RDNews--Samuel Dalia Junior, relator. Deu parecer pela inocência do prefeito     Por meio da assessoria, o TRE ressaltou que a escolha dos 2 juristas que compõem o pleno é feita pela Presidência da República a partir de uma lista tríplice encaminhada pelo Tribunal de Justiça. Em nenhum momento os indicados passam pelo aval do Governo do Estado. O tribunal não quis se manifestar, contudo, acerca da suspeição levantada pelo advogado.

    Dalia Junior, por sua vez, apenas questionou porque a coligação que acusa Juarez não procurou a Polícia Federal assim que tomou conhecimento da denúncia de suposta compra de votos. Marco Aurélio rebateu afirmando que, à época, o delegado responsável disse só poder tomar providência com base em provocação do Ministério Público.

Postar um novo comentário

Comentários (18)

  • luiz | Sexta-Feira, 15 de Junho de 2012, 09h01
    0
    0

    esse prefeito juarez costa, ja devia ter saido da prefeitura a muito tempo ta ainda hje por força de liminares conseguidas todos sabem como?????? mas se existe JUSTIÇA ela sera feita, e parabenizo pelo advgado dr marco aurelio pois e o unico que ta tentando moralizar o pobre da politica que ta no poder hoje em sinop, o patrimonio do prefeito de sinop-mt subiu 1.0000 % esse prefeito e uma vergonha.

  • janaina de freitas | Quarta-Feira, 13 de Junho de 2012, 07h19
    0
    0

    Este advogado não é o mesmo que ficou ligando para o suplente do taques para forçar a renuncia do mesmo em prol do paulo fiuza cliente dele?

  • sergio james | Quarta-Feira, 13 de Junho de 2012, 00h03
    0
    0

    esse advogado deveria lavar a boca ao colocar em dúvida a honestidade e seriedade do relator desse processo, se trata de um homem sério, honesto e integro, você não tem moral para questionar uma pessoa proba desta forma, vai te catar seu rabula.

  • Carlos | Terça-Feira, 12 de Junho de 2012, 21h15
    0
    0

    Carlos, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Eder | Terça-Feira, 12 de Junho de 2012, 17h16
    0
    0

    A oposição está desesperada, é dificil pensar que estão longe de serem aceitos pelo povo de Sinop. Meras argumentações não servem de embasamento para a aplicação da justiça. É preciso provar o que se aduz! Estamos cansados de ver ignorantes falando de coisas das quais não tem conhecimento, acusando, acusando, falando até em condenação de três milhões, não existe condenação, pq o processo não foi julgado. E, ao que me consta, não foi o Juarez Costa que saiu algemado de casa pela Polícia Federal... O mal do povo é que a memória é limitada. Esquecem do passado tão fácil...Concordo que vivemos em democracia, no entanto, comentários desfundados devem ser ignorados, em Sinop está cheio de gente falando coisas que desconhecem, seria mais fácil admitir que a cidade está se organizando, crescendo acima da média, e todo o lixo deixado pela oposição está sendo execrado, banido pra longe. Agora me respondam, pq o MP não retira do ar aquele programinha tosco, de político entregando casa para famílias carentes com o dinheiro de meia dúzia de empresários, isso é politicagem pura, vamos acordar minha gente. Chega de mentiras, falsas promessas. Justiça tem que ser feita, e está deve ter como base provas lícitas, concretas.

  • Ulisses | Terça-Feira, 12 de Junho de 2012, 16h40
    0
    0

    Marco Aurélio Fagundes é uma vergonha para a classe de advogados de Sinop, do Mato Grosso, do Brasil, uma aberração jurídica ambulante. Desrespeitar um relator com o passado limpo, com uma carreira acima de qualquer suspeita é inadimissível! Espero que o Dr. Alexandre leve o caso à frente para que a OAB tome as providências necessárias. Profissionais assim denigrem os bons advogados, mero aventureiro.

  • paulo | Terça-Feira, 12 de Junho de 2012, 16h31
    0
    0

    Parabéns ao advogado,Marco Aurélio,um dos pucos que tem coragem de falar a verdade,que existe compra de sentença todos sabem,mas o difícil é provar,num estado onde o a corrupção politica é grande,o judicíario não pode ser conivente.Pois quem paga é a população carente,este dinheiro de compra de sentença de 2008,saiu de onde,dos cofres da prefeitura de Sinop.Mas dinheiro para a saúde,educação e segurança,não existe.Peço ao Juiz que tenha dó dos menos favorecidos economicamente e olhe por nós.Só existe políticos corruptos porque a justiça é conivente.Cadeia neles.

  • ANTONIO DA SILVA | Terça-Feira, 12 de Junho de 2012, 15h53
    0
    0

    Nos autos existem provas de que o governador Silval Barbosa fez várias promessas de levar recursos para Sinop se o candidato votado fosse o Juarez. Prometeu asfalto, escoa e várias outras coisas”, asseverou Marco Aurélio durante entrevista a imprensa, minutos após o Tribunal Regional Eleitoral adiar o julgamento da ação, após pedido de vistas do juiz Federal Paulo Francisco da Silva. O Pleno da Justiça Eleitoral iniciou nesta CARA O DE RONDONOPOLIS POR NADA FOI NA PRIMEIRA E ESSE AI EM manhã o julgamento do recurso do Ministério Público, que se manifestou pela cassação de Juarez, na tentativa de reverter a decisão do juiz eleitoral de Sinop Mário Machado, que absolveu o peemedebista da acusação de abuso de poder econômico e político, bem como compra de votos na eleição de 2008.

  • Palmiro Perrone Esteves Pimenta | Terça-Feira, 12 de Junho de 2012, 15h11
    0
    0

    Alguem tem que avisar o "notavél" advogado que decisão judicial se reforma por meio do recurso cabivél e não por tentativas de tumultuar e polemizar um processo que ja se encontra cheio de complicações de interesses politicos. Aaaaa..... ja ia me esquecendo alguem tem que avisa o "eminente causidico" que os advogados mebros pelo TRE são nomeados pela Presidencia da Republica, e isso até as pedras sabem, então se ele for arguir a suspeição do relator melhor ele requerer isso ao Barack Obama, a Dilma ou quem sabe ao Papa!!!

  • Alex Lopes | Terça-Feira, 12 de Junho de 2012, 14h58
    0
    0

    Caro Carlos Pereira, da maneira em que você esta acusando ta parecendo que é investigador admiro sua coragem em denegrir e difamar a postura do advogado, acusar é bem facil espero que você comprove esta grave denuncia de propina. Como você e conhecedor de tudo isso porque não o denuncia e faça algo de forma limpa e correta, não fique atras de um computador colocando no ar informações infundades e maldosas e se você tem tanta coragem mostre sua cara.

Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...

Euclides, ideia do "calote" e frustração

euclides ribeiro 400 curtinha   O advogado Euclides Ribeiro (foto), que enriqueceu atuando na área de recuperação judicial e hoje detém um patrimônio declarado de R$ 23 milhões, não "decolou" com a candidatura ao Senado. Acreditava-se que sua principal proposta, aquela de recuperar o nome e o...

Empresários revoltados com candidato

vinicius nazario 400 curtinha   Os candidatos a prefeito de Alta Floresta, cidade pólo do Nortão, participaram de uma live nesta terça, organizada pela Universidade do Estado (Unemat). E chamou atenção, vindo a repercutir de forma negativa e provocar certa revolta no comércio local, o comentário do...

Olhar Dados mantém EP na liderança

emanuel pinheiro 400 curtinha   A sexta pesquisa do Olhar Dados sobre intenções de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada nesta terça pelo site Olhar Direto, traz o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) estável, em primeiro, com 31,2%. Em segundo, com 7 pontos atrás, figura Abílio Júnior, com...

Meraldo disputa e contra próprio irmão

meraldo sa 400 curtinha   Meraldo Figueiredo Sá (foto), ex-prefeito de Acorizal por dois mandatos, está rindo à toa. Mesmo com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, por considerá-lo ficha-suja, Meraldo conseguiu deferimento do registro de sua candidatura. E entra no embate eleitoral com...

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...

MAIS LIDAS