Judiciário

Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2019, 14h:39 | Atualizado: 25/02/2019, 14h:57

NOVELA DO TCE

AL recorre para garantir posse de Maluf, mas Botelho não concorda e manda retirar

JLSiqueira

Eduardo Botelho

Eduardo Botelho durante sessão; presidente manda Procuradoria do Legislativo retirar recurso no TJ, até que Colégio de Líderes seja consultado

O Tribunal de Justiça (TJ) recebeu hoje (25) recurso protocolado pela Assembleia  questionando a decisão liminar proferida pela Vara Especializada em Ação Civil Pública e Popular da Capital, impedindo a nomeação e posse do deputado Guilherme Maluf (PSDB) no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TCE). O pedido estava  sendo processado internamente para ser encaminhado ao presidente, desembargador Carlos Alberto da Rocha.

 Entretanto, o presidente da Assembleia Eduardo Botelho (DEM) mandou retirar o recurso, uma vez que o recurso foi protocolado sem o aval dos 24 parlamentares. O democrata afirma que  qualquer medida só será proposta após terça (26), quando irá consulta a Mesa Diretora a o Colégio de Líderes.

apurou que  se depender de Botelho, o Legislativo não apresentará recurso. O argumento do democrata é  que cabe ao próprio Maluf recorrer, já que a Assembleia cumpriu seu papel e agora a nomeação e o termo de posse são de responsabilidade do governador Mauro Mendes (DEM) e do TCE, respectivamente.

O recurso elaborado pela Procuradoria da Assembleia, assinado pelo procurador-geral Grhegory Maia, alega que o Legislativo é pólo passivo da ação, porque a escolha contou com a participação dos 24 deputados estaduais. Lembra ainda que o processo foi transparente e televisionado. Argumenta ainda que o recurso não é defesa individual de um parlamentar, mas defesa de “ato do Legislativo e seus pressupostos”.

Maluf ainda não recorreu da decisão. A assessoria do tucano  informa que ele sequer foi notificado da decisão judicial impedindo sua posse no TCE.

Decisão

O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular, proibiu a nomeação e posse de Maluf no TCE. A decisão atende ao pedido dos promotores de Justiça Clóvis de Almeida Júnior e Audrey Ility, do Ministério Público Estadual (MPE).

Maluf foi escolhido pela Assembleia no dia 21, após análise do Colégio de Líderes e sabatina em plenário. Já a ação foi proposta no início da tarde da última sexta (22). O projeto de resolução com a decisão do Legislativo foi publicada ainda na quinta, sendo encaminhado para o governador Mauro Mendes (DEM), responsável pela nomeação. O rito final seria a posse pelo presidente do TCE, conselheiro Domingos Neto.

Na ação, os promotores argumentaram que o parlamentar não preenche os requisitos constitucionais para ocupar uma vaga na corte de contas. Lembram que Maluf se tornou réu por organização criminosa, corrupção passiva e obstrução de Justiça por decisão do Pleno do Tribunal de Justiça, por unanimidade, tendo nove votos favoráveis ao afastamento do cargo. O deputado escapou de ser afastado por voto de minerva do presidente do TJ, desembargador Carlos Alberto da Rocha, após empate em nove a nove.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Armindo de Figueiredo Filho | Terça-Feira, 26 de Fevereiro de 2019, 08h30
    2
    0

    POXA!!!!QUE TANTA INSISTÊNCIA dessa CASA DO POVO!!! FICA O QUESTIONAMENTO >>>>O que levará em troca, de persistir em levar para o TCE , uma pessoa que não tenha REPUTAÇÃO ILIBADA??( SEGUNDO A JUSTIÇA)...Fica claro o corporativismo enraizado nessa CASA... TA NA HORA DE ACABAR COM ESSES DESMANDOS.....Fim de papo

  • Joseph | Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2019, 16h27
    4
    3

    Retifiquem aí. O Recurso é Apto e está Valendo. Não houve ordem nenhuma desistencia.

  • Maria | Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2019, 15h36
    7
    0

    SENHORES DEPUTADOS VOCÊS ATÉ HOJE NÃO SABEM QUE É CRIME LEGISLAR EM CAUSA PRÓPRIA E QUE DEVEM RESPEITAR OS PRINCÍPIOS DA MORALIDADE E DA IMPESSOALIDADE EM SUAS VOTAÇÕES.

  • Gutemberg Abreu | Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2019, 15h10
    6
    0

    Esse assunto ainda vai longe e gera desgastes para o parlamento, para o TCE e para os envolvidos no processo, jogo de cartas marcadas!

Matéria(s) relacionada(s):

Diretor define contratos emergenciais

alexandre beloto 400 curtinha diretor hospital   O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Alexandre Beloto Magalhães (foto), tem feito compras emergenciais de materiais hospitalares para surprir demandas, especialmente do São Benedito e do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que detém uma...

Bancada garante R$ 10 mi para IFMT

neri 400 curtinha   O deputado Neri Geller (foto), coordenador da bancada federal mato-grossense, anunciou destinação de R$ 10 milhões em emendas para o Instituto Federal de Mato Grosso no orçamento de 2020. Dirigentes do IFMT promoveram duas reuniões para debater projetos para melhorar a estrutura física...

Juca e aval do prefeito a projeto social

juca do guaran� curtinha 400   Juca do Guaraná Filho (foto), do Avante, conseguiu sensibilizar o prefeito Emanuel Pinheiro a apresentar uma mensagem à Câmara isentando do pagamento de IPTU os portadores de câncer e HIV. O  projeto foi apresentado originalmente na Câmara Municipal da...

Supremo enterra pedido contra Maluf

maluf_400   A 1ª Turma do STF enterrou de vez um pedido do advogado Waldir Caldas (Novo), ex-candidato ao Senado, que tentava revogar os atos que conduziram o ex-deputado Guilherme Maluf (foto) a uma cadeira no Tribunal de Contas. Caldas queria, ele próprio, ter a chance de ser indicado ao cargo, que era de prerrogativa da Assembleia. O...

Rosana reassume Sinop na quinta

gilson de oliveira 400 curtinha sinop   Pela segunda vez, o apresentador de TV Gilson de Oliveira (foto), do MDB, comanda temporariamente Sinop, a chamada capital do Nortão. A prefeita e empresária Rosana Martinelli saiu de licença não remunerada por 12 dias para cuidar de assuntos pessoais. Viajou aos Estados Unidos....

Vereador induzindo as pessoas ao erro

diego guimaraes curtinha 400   O vereador oposicionista pela Capital Diego Guimarães (foto), do PP, está induzindo a erro às pessoas. Mesmo o prefeito Emanuel já tenho anunciado que vetará a proposta da Câmara Municipal de aumentar o seu próprio salário, uma forma de criar o efeito cascata e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.