Judiciário

Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2011, 18h:13 | Atualizado: 12/08/2011, 20h:07

Judiciário

Após 33 anos, produtores rurais chegam a acordo sobre imóveis

Após 33 anos, produtores assinam acordo sobre área onde fica Sorriso

Pedro Sakamoto     Após 33 anos de embates judiciais, produtores da região de Sorriso finalmente terão os títulos das áreas regularizados. Provenientes da região Sul do país, na maioria, eles compraram as terras de americanos, condenados posteriormente pela falsificação de documentos públicos do imóvel pertencente ao casal Edmund e Thereze Zanine e terceiros.

     “Houve uma procuração falsa e, com este documento, os americanos enganaram as famílias. Eles chegaram até mesmo a fazer a lavratura e o registro no cartório de imóveis”, explica o juiz Pedro Sakamoto, titular da Vara Especializada de Direito Agrário da Comarca de Cuiabá.

     O magistrado homologou nesta sexta (12), no Fórum da Capital, o acordo firmado na última semana entre o casal Zanine e 278 pessoas, que figuravam na condição de réus no processo devido à alienação do imóvel de 149.569,17 hectares, onde está localizado o município de Sorriso.

     “Após a descoberta da fraude, os americanos foram processados e condenados. Ficou comprovada a má-fé”, relata Sakamoto. O acordo foi protocolado em 4 de agosto e prevê o pagamento pelos réus de indenização ao casal que, por sua vez, concede às famílias o direito à posse e o domínio efetivo da terra. Para tanto, houve a elaboração de contrato particular.

     Um dos beneficiados pelo acordo é o produtor Nadir Sucolotti. Ele não esconde o alívio com a homologação, ao acompanhar a assinatura do termo nesta sexta. “Há 27 anos, cheguei do Sul para morar com a minha família na área. Na época, tínhamos a colonizadora, que a gente achava que iria representar as famílias nos processos. Como não foram tomadas providências, reunimos 13 grupos de famílias para intermediar as negociações”, relata.

     Segundo ele, a decisão beneficia entre 40 e 50 mil famílias. “Se não fosse a Vara Agrária e a paciência do juiz Sakamoto, que verificou in loco os lotes e viu a situação dos produtores, não teríamos conseguido avançar nas negociações”, avalia. Produtor de soja, arroz, algodão e milho, ele comemora ao lembrar que a posse das propriedades vai facilitar a contratação de empréstimos e financiamento para a produção de grãos.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Jedae | Sábado, 13 de Agosto de 2011, 18h18
    0
    0

    30 anos? É bem a cara da nossa justiça cabocla. Também sendo um país formado por descendentes de degredados, até que não foi muito tempo!

  • Jedae | Sábado, 13 de Agosto de 2011, 13h14
    0
    0

    30 anos? É bem a cara da nossa justiça cabocla. Também sendo um país formado por descemdente de degredados, até que não foi muito tempo!

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

Morre pai do secretário da Casa Civil

Mauro Carvalho pai   Faleceu, aos 97 anos, o pai do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. O empresário, que também emprestava o nome ao filho, Mauro Carvalho, foi vítima de um infarto nesta quinta (9). A informação foi confirmada pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) que publicou nota de...

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

Estudo sobre 13º a vereadores de VG

jaqueline jacobsen curtinha 400   A conselheira-substituta Jaqueline Jacobsen (foto) estabeleceu prazo de 120 dias, em sessão de julgamento do TCE por videoconferência no último dia 2, para que o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin, realize estudo prévio de impacto...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.