Judiciário

Sexta-Feira, 12 de Agosto de 2011, 18h:13 | Atualizado: 12/08/2011, 20h:07

Judiciário

Após 33 anos, produtores rurais chegam a acordo sobre imóveis

Após 33 anos, produtores assinam acordo sobre área onde fica Sorriso

Pedro Sakamoto     Após 33 anos de embates judiciais, produtores da região de Sorriso finalmente terão os títulos das áreas regularizados. Provenientes da região Sul do país, na maioria, eles compraram as terras de americanos, condenados posteriormente pela falsificação de documentos públicos do imóvel pertencente ao casal Edmund e Thereze Zanine e terceiros.

     “Houve uma procuração falsa e, com este documento, os americanos enganaram as famílias. Eles chegaram até mesmo a fazer a lavratura e o registro no cartório de imóveis”, explica o juiz Pedro Sakamoto, titular da Vara Especializada de Direito Agrário da Comarca de Cuiabá.

     O magistrado homologou nesta sexta (12), no Fórum da Capital, o acordo firmado na última semana entre o casal Zanine e 278 pessoas, que figuravam na condição de réus no processo devido à alienação do imóvel de 149.569,17 hectares, onde está localizado o município de Sorriso.

     “Após a descoberta da fraude, os americanos foram processados e condenados. Ficou comprovada a má-fé”, relata Sakamoto. O acordo foi protocolado em 4 de agosto e prevê o pagamento pelos réus de indenização ao casal que, por sua vez, concede às famílias o direito à posse e o domínio efetivo da terra. Para tanto, houve a elaboração de contrato particular.

     Um dos beneficiados pelo acordo é o produtor Nadir Sucolotti. Ele não esconde o alívio com a homologação, ao acompanhar a assinatura do termo nesta sexta. “Há 27 anos, cheguei do Sul para morar com a minha família na área. Na época, tínhamos a colonizadora, que a gente achava que iria representar as famílias nos processos. Como não foram tomadas providências, reunimos 13 grupos de famílias para intermediar as negociações”, relata.

     Segundo ele, a decisão beneficia entre 40 e 50 mil famílias. “Se não fosse a Vara Agrária e a paciência do juiz Sakamoto, que verificou in loco os lotes e viu a situação dos produtores, não teríamos conseguido avançar nas negociações”, avalia. Produtor de soja, arroz, algodão e milho, ele comemora ao lembrar que a posse das propriedades vai facilitar a contratação de empréstimos e financiamento para a produção de grãos.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Jedae | Sábado, 13 de Agosto de 2011, 18h18
    0
    0

    30 anos? É bem a cara da nossa justiça cabocla. Também sendo um país formado por descendentes de degredados, até que não foi muito tempo!

  • Jedae | Sábado, 13 de Agosto de 2011, 13h14
    0
    0

    30 anos? É bem a cara da nossa justiça cabocla. Também sendo um país formado por descemdente de degredados, até que não foi muito tempo!

Máquinas para reciclar garrafas pets

maquina 400 curtinha   Sob iniciativa da secretaria de Inovação e Comunicação da Capital, dentro dos projetos que buscam a sustentabilidade, a prefeitura vai colocar máquinas de reciclagem de garrafas pets em 15 pontos da cidade e com possibilidade de ampliar os locais de recolhimento. Em troca, o cidadão...

4 fora da reeleição em Rondonópolis

jailton 400 vereador curtinha   Em Rondonópolis, quatro dos 21 vereadores não devem ir à reeleição, sendo eles Thiago Muniz (DEM), Rodrigo da Zaeli (PSDB), Hélio Pichioni (PSD) e Jailton do Pesque e Pague (foto), do PSDB. Thiago e Rodrigo têm esperanças de concorrer a...

Prefeito apoia vice à briga em Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   Francis Maris vai mesmo declarar apoio oficial à pré-candidatura da empresária Eliene Liberato à sucessão em Cáceres. Em público, o prefeito faz mistério para não contrariar outros pretensos candidatos do grupo e que têm esperanças de receber...

Preparando um dos aliados a federal

mauro carvalho 400 curtinha   Embora não comente publicamente, o governador Mauro Mendes está "costurando" acordos políticos com líderes mais próximos, visando não só o pleito de 2020, mas também às eleições gerais de 2022. Em época de busca de projetos e de...

Salvando 1º ano de mandato no cargo

selma arruda 400 curtinha   Embora "sangrando" e com a imagem arranhada, a juíza aposentada e senadora cassada pelo TRE-MT Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, consegue concluir este primeiro de oito anos de mandato. E vai se licenciar nos próximos dias para ceder espaço aquele que financiou a sua campanha,...

Barbudo é menos empreguista de MT

nelson barbudo 400 curtinha   Dos oito deputados federais de MT, o estreante Nelson Barbudo (foto) é o menos "empreguista". Nestes 10 primeiros meses de mandato, ele nomeou no gabinete em Brasília e no escritório político em Cuiabá apenas 15 assessores. Cada gabinete pode ter até 25 secretários...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.