Judiciário

Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020, 09h:01 | Atualizado: 27/05/2020, 15h:21

PF

Ativista do Norte de MT é alvo de busca e apreensão em operação contra Fake News

Reprodução

Marcelo Stachin

Marcelo Stachin é defensor da gestão Bolsonaro e ficou conhecido em MT por liderar protestos em Sinop contra o isolamento e participar de atos no DF

 O ativista de extrema-direita Marcelo Stachin, morador de Sinop (a 500 km de Cuiabá), é o alvo da operação da Polícia Federal para instruir inquérito 4.781, que apura ameaças e ofensas feitas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e fake news em Mato Grosso. O apurou que, neste momento, os agentes estão na residência de Stachin, onde apreenderam celular e notebook.   

No início deste mês, ele esteve em Brasília, no chamado Acampamento dos 300, em apoio ao presidente da República Jair Bolsonaro e em defesa de pautas antidemocráticas e inconstitucionais como fechamento do Congresso Nacional, STF e reedição do AI-5, onde gravou vídeo ao lado de um homem identificado como Comandante Paulo.

O tal Comandante Paulo afirma ter um comboio organizado com 300 caminhões, com militares da reserva e civis -  homens, mulheres e até crianças para “dar cabo à patifaria estabelecida no país há 35 anos". Depois, chamou o STF de “casa maldita” e disse que o Supremo é formado por 11 “gangsters” que estão “destruindo” o país em conjunto com o Foro de São Paulo e com “narcotráfico internacional”.

Nas redes sociais,  Stachin se apresenta como coordenador do movimento denominado Canhota Não. Defensor de Bolsonaro, mantém página no Facebook com 9.477 seguidores e se dedica a coletar assinaturas para legalizar o partido Aliança para o Brasil.

No último período, liderou manifestações contra o isolamento social em Sinop e nega a gravidade do novo Coronavírus (Covid-19). Em Brasília, usava  trajes camuflados como se estive pronto para ação paramilitar.

Operação

A PF  cumpre, na manhã desta quarta (27), ordens de busca e apreensão em Mato Grosso, mais 4 estados - Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina - e no Distrito Federal. Entre os alvos estão o deputado estadual, aliado do presidente Jair Bolsonaro, Douglas Garcia (PSL) e o blogueiro, Allan dos Santos. Também são alvos o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), e o empresário Luciano Hang, dono da Havan.

Estão sendo cumpridos 29 mandados nesta manhã, expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito. Instaurado por Dias Toffoli em março, corre em sigilo.

Na época, Toffoli alegou que notícias fraudulentas não paravam de circular, conhecidas como fake news, "revestidas de ânimos caluniantes, que atingem a honrabilidade e segurança do STF, de seus membros e familiares", e que por isso seria necessário instalar um inquérito criminal "para apurar fatos em toda a sua dimensão”.

Reprodução

Marcelo Stachin

Operação também apura ataques ao Supremo. Acima, um dos posts de Marcelo Stachin, contra o STF, no qual reproduz fala do ministro Abraham Weintraub

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • Jedae | Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 10h22
    0
    2

    Ver petistas, comunas e toda raça infame chorar, não tem preço. Bolsonaro, só precisa fazer duas coisas. Primeiro: Não deixar haver roubos em todos os níveis. Segundo: Nunca mais deixar o poder cair nas mãos dessa quadrilha, que se intitula progressistas. De quebra, limpar esse STF, repleto de corruptos e vendidos. Nem sei quem é pior. Se é o ex-carregador de malas do mula ou o ex do Temer, enterno vice da anta!!!!!!!!!

  • CORONA | Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 09h24
    1
    0

    RUA DA VITÓRIA, QUE É UMA RUA QUE ACABA NUMA ESCADA NA AV. REPÚBLICA DO LÍBANO BAIRRO ALVORADA, e a RUA OSÓRIO DUQUE ESTRADA, BAIRRO ARAÉS, UMA CASA PERTO DO BAR DO JOÃO CAVALO, PONTOS TRÁFICO DE DROGAS MAIS CONHECIDOS DA CIDADE DE CUIABÁ. Lá o CV manda e desmanda e faz o que quer. Boca de fumo nessas ruas é o que não falta. Repassem à Polícia essa denúncia. A ÚNICA MANEIRA DE VENCER O TRÁFICO É NÃO DAR PAZ À ELES. A POLÍCIA TEM QUE FAZER ALGO. Não ficar esperando denúncia 0800.

  • Claudiano Almeida | Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 01h07
    3
    2

    Só começou A cair a casa , kkk o Brasil vai vê em quem elegeu para Presidente da República, " #SÉRGIO MORO É FIEL AO BRASIL "

  • naldo | Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020, 19h45
    8
    2

    Rosino Bomfim, como você é ignorante, idiota, tapado! Pessoas honestas? Você considera pessoas honestas estas que estão com o coração tomado pelo ódio, pelo ranço! Estes que se acham os donos da verdade e vem aqui vomitar impropérios contra o PT, esquerdistas, comunistas? Estas que formam uma turma de gatos pingados seguidores do Bozonero? O STF representa, sim, o desejo da maioria dos brasileiros honestos que querem o fim deste desgoverno que só se preocupa em proteger seus filhos, as elites, o empresários que lhe dão apoio. É urgente acabar com os desmandos do Bozonero, do Gabinete do Ódio e, também, de todos seus seguidores panacas, cegos, retardados, dominados pelo gabinete do ódio. Portanto, vire esse disco e tenta enxergar a realidade. Ou será que cada comentário idiota seu rende um fardo de capim?

  • Benedita da Silva | Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020, 17h47
    2
    2

    Lulla nao quer.papo com Covid pois a assessora do Posto Ipiranga, declarou por conta da morbidade maior em pobres e velhos , que até seria bom.isso, pois iria ajudar ". Lulla não é pobre, mas é velho, ja teve cancer, é hipertenso, vai querer colocar o bloco na rua, bater a cola na cerca, esticar as canelas, dar um role com a dona Justa? Esquece gente!! Agora que tá em relacionamento estável e batendo perna por aí?

  • André | Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020, 17h44
    7
    1

    Querem tratar a Polícia Federal como Polícia de Governo, sendo que durante muito tempo lutou e conseguiu se estabelecer como uma Polícia de Estado. O retrocesso atual é imenso mas com muita luta, prisões de todos os lados, irá restabelecer a total confiança que os brasileiros têm nessa Instituição. Parabéns pelas operações dos últimos dias. Prendam direita, esquerda, centro, lunáticos aéreos, etc.

  • Chirrão | Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020, 15h45
    5
    18

    TAMO JUNTOS BOLSONARO !! JÁ JÁ A VERDADE NUA E CRUA APARECE.

  • Bugre | Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020, 15h08
    5
    15

    E o Lula dando graças a Deus pelo Covid19. Esses petebas só pensam no poder. Fora comunistas!

  • virginia | Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020, 14h19
    15
    7

    calhorda facista não pode conviver em sociedade. deveriam também investigar certos grupos no wattssapp que faz apologia dos métodos fascistas do governo do bozonaro. é abominável essa direitona retardada.

  • Maria | Quarta-Feira, 27 de Maio de 2020, 13h51
    17
    5

    Parabéns PF! Até q enfim pegando esses criminosos q faz tempo agem sem q ninguém faça qq ação. Não estaoacima ds lei!

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

Estudo sobre 13º a vereadores de VG

jaqueline jacobsen curtinha 400   A conselheira-substituta Jaqueline Jacobsen (foto) estabeleceu prazo de 120 dias, em sessão de julgamento do TCE por videoconferência no último dia 2, para que o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin, realize estudo prévio de impacto...

2 deputados empurrados pra oposição

allan kardec 400   Por causa da bandeira que têm carregado de defensores dos servidores públicos, dois deputados do núcleo do governo começam a caminhar para oposição. Um deles é o pedetista Allan Kardec (foto) que, de tanto ser pressionado pelas chamadas bases para reagir contra a PEC da...

Elogios à gestão proba Mauro Mendes

marcelo oliveira 400 curtinha   O secretário de Estado Marcelo de Oliveira (Infraestrutura e Logística), Marcelo de Oliveira (foto), fez questão de destacar nesta quarta, em entrevista ao vivo ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que o governador Mauro Mendes tem se empenhado ao máximo para fazer uma boa gestão,...

2 frentes do MDB e apostas em Cuiabá

gustavo padilha 400 curtinha   O MDB vive uma situação curiosa em Cuiabá. Embora no comando da prefeitura, com Emanuel Pinheiro, o partido só conseguiu reconquistar cadeira na Câmara há três meses, com a filiação de Juca do Guaraná, aproveitando a janela partidária. Em 2016,...

Opositores ganham força em Barra

adilson gon�alves 400 curtinha   Grupos de oposição estão ganhando "musculatura" em Barra do Garças, numa expectativa otimista de derrotar o candidato apoiado pelo prefeito Beto Farias (MDB), o atual vice Wellington Marcos, que está filiado ao DEM. Wellington é considerado nome "pesado"...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.