Judiciário

Quinta-Feira, 04 de Março de 2010, 09h:24 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

JUSTIÇA

Bertolucci arquiva ação interposta por Associação contra Agecopa

   O juiz Luís Aparecido Bertolucci Junior, da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular, extinguiu sem julgamento do mérito o processo em que a Associação dos Usuários do Transporte Coletivo do Estado de Mato Grosso (Assut-MT) questionava a legalidade da lei que criou a Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal (Agecopa). O magistrado arquivou a ação sem julgamento por entender que a associação não tem legitimidade ativa para questionar o tema.

  Na ação civil, a Assut questionava a criação da Agecopa, além de pleitear a suspensão da demolição do Estádio Governador José Fragelli, o Verdão. Para tanto requisitava que a Licitação nº 17/2009 para a realização da obra fosse cancelada - veja aqui. Na sentença, o magistrado argumenta que a associação não demonstrou a pertinência temática entre sua finalidade institucional e a pretensão buscada em juízo.

  Ele lembra que as Associações têm legitimidade para ajuizar ação civil pública em defesa de direitos e interesses de consumidores, desde que seu estatuto preveja, entre os objetivos institucionais, a defesa dos respectivos interesses ou direitos. Assim, como o objetivo da associação é exclusivamente a defesa e proteção dos usuários de transporte coletivo e dos trabalhadores deste sistema, Bertolucci resolveu arquivar a ação. “Diante da carência de legitimidade para a autora figurar no pólo ativo da lide, julgo extinto o presente feito, sem resolução de mérito, nos moldes dos artigos 267, inciso I, e art. 295, inc. II, ambos do Código de Processo Civil”, decidiu o magistrado.

  Segundo o presidente da Agecopa Adilton Sachetti, a decisão da Justiça já era esperada porque a criação da Agência foi feita respeitando a legislação vigente. “As audiências públicas exigidas por lei foram realizadas e tudo foi feito de maneira absolutamente legal, com a necessária publicidade e transparência”, ressaltou.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Paulo Henrique | Quinta-Feira, 04 de Março de 2010, 19h35
    0
    0

    Parabéns ao Juíz pela decisão. Esse Sr da ASSUT que entrou com a ação não deve andar de ônibus e também parece defender os interesses das empresas. Já que gostam de defender os interesses do povo, deveriam olhar pros ônibus da Sol que estão circulando sem a pintura padrão da cidade e sem ar-condicionado, descumprindo a porcentagem exigida, além de verificar porque milhares de estudantes ainda enfrentam dificuldades com seus cartões.

  • Bras Silva | Quinta-Feira, 04 de Março de 2010, 12h49
    0
    0

    Será que esse povo que dirige essa tal ASSUT-MT anda de ônibus coletivo em Cuiabá? Acho que não. Pois se assim o fizesse estaria sim, reclamando judicialmente das qualidades dos ônibus, da grande lotação dos mesmos, dos horários que não são cumpridos, de mais linhas, etc etc e etc... E não cuidar de assuntos que não´é de seus interesses como Estádio Verdão e AGECOPA. Estão sim a mando de alguém, de quem eu não sei, gostaria de saber.

  • sergio | Quinta-Feira, 04 de Março de 2010, 10h43
    0
    0

    O Bom senso prevaleceu, se não fosse assim, qualquer mequetrefe poderia criar uma "associação" e sair questionando o "mundo".

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

Racha no DEM; "pepino" com Fabio

fabio garcia 400 curtinha   O presidente estadual do DEM, ex-deputado Fábio Garcia (foto), não só se encontra numa saia-justa, como tem a árdua missão de atuar como bombeiro para apagar incêndio provocado pelos irmãos Júlio e Jayme Campos, que, sem consultar o partido e nem o governador Mauro...

Álbum de casamento para 300 casais

marcia_curtinha_ok   A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (foto), que desde 2017 lidera alguns projetos sociais de forma voluntária, fez questão de, mesmo com a pandemia da Covid-19, promover, na última segunda, entrega simbólica de álbuns de casamento para 10 casais, que foram escolhidos...

Fora de vez da disputa para senador

cidinho santos 400 curtinha   O empresário e ex-senador Cidinho Santos (foto), recém-filiado ao DEM, desistiu de vez da ideia de entrar de última hora na corrida ao Senado, na suplementar que será realizada em novembro deste ano. E por algumas razões. Primeira, como sócio do frigorífico União...

TCE suspende licitação de R$ 12 mi

air praiero 400 curtinha   Uma concorrência pública, com valor estimado de R$ 12,5 milhões, tocada pela secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Cuiabá, sob o defensor público licenciado Air Praeiro Alves (foto), foi suspensa cautelarmente pelo TCE por causa de...

6 estão no páreo em Tangará; 2 fortes

vander masson 400 curtinha   Tudo indica que os tangaraenses terão nas urnas 6 candidatos majoritários nas eleições de novembro. O cenário está se desenhando com os seguintes "prefeitáveis": Chico Clemente (PSD), Gunther Duarte (PSL), Vander Masson (foto), do PSDB, Claudinho Frare (Republicanos),...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.