Judiciário

Sábado, 19 de Dezembro de 2015, 09h:14 | Atualizado: 19/12/2015, 10h:06

OAB-MT

Campos toma posse na OAB com promessa de combater a corrupção

Divulgação

capa posse OAB

 Leonardo Campos, cercado por integrantes da diretoria da OAB-MT, já foi empossado nessa sexta

O novo presidente da OAB Seccional Mato Grosso, Leonardo Campos, foi empossado na noite dessa sexta (18) e fez um discurso de desabafo.  Disse que seus adversários não aceitam a derrota e tentam mudar o resultado da eleição de "forma covarde e vil".

Leonardo Campos  lembrou que foi eleito com mais de um terço dos eleitores e que é preciso respeitar a vontade da maioria. Prometeu também tornar a entidade mais atuante, principalmente, no combate a corrupção. "Tentaram. Não conseguiram. É evidente que nada é capaz de derrubar a vontade da maioria", declarou. 

O novo presidente da OAB-MT ainda aproveitou para agradecer a família e lembrou até dos tempos em que foi narrador de rodeio, falou de suas origens e do apelido de Leo Capataz, que ganhou quando ainda "era bem pequeno" e morava em Poconé. E logo comentou sobre como será sua atuação à frente da Ordem em Mato Grosso e ainda fez questão de contextualizar o momento pelo qual passa o país. 

"O Brasil vive uma crise econômica e política.  É fato. Mas a realidade da nação é pior e está entranhada no seio da sociedade: o Brasil passa por uma crise ética e moral. É preciso iniciar um processo inverso. É preciso moralizar. A corrupção está instalada em todos os níveis do Brasil. Mas nas esferas constituídas não se pode admitir o poder pelo poder", pontuou Leonardo Campos.

Além disso, refoçou a principal promessa de campanha que é ter como prioridade a defesa da advocacia. Ele pontuou que a lei garante ao advogado e à advogada o direito de exercer a defesa plena de seus clientes, com liberdade, independência, autonomia, sem qualquer hierarquia ou subordinação, sem temor de que possam constrangê-los ou diminuir o seu papel. "Não há liberdade sem advogado e muito menos advogado sem liberdade!"

Além disso, Leonardo Campos  prometeu atuar em parceria com o Poder Judiciário na busca por resultados e fará cobranças incisivas e disse ainda que a entidade irá cobrar soluções para o VLT, por exemplo. "Não podemos pegar R$ 1 bilhão rasgar e jogar fora. Vamos colocar a Ordem à disposição para debater e discutir o tema defendendo a sociedade".

Além de Leonardo foram empossados o vice-presidente da Seccional, Flávio José Ferreira; como secretário-geral, Ulisses Rabaneda dos Santos; secretária-geral adjunta, Gisela Alves Cardoso; e diretor tesoureiro, Flávio Preza Daltro. Também assumiram os conselheiros federais e estaduais. O advogado Itallo Gustavo de Almeida Leite tomou posse como novo presidente da CAAMT; na vice-presidência assumiu a advogada Xênia Michelle Artmann; Ana Carolina Naves Dias Barchet é a nova secretária-geral, tendo por adjunto o advogado José Luiz de Aguiar Bojikian. A tesouraria da Caixa continuará a ser conduzida por Leonardo de Mesquita Vergani.

Pronunciamentos

O atual presidente Mauricio Aude, que continua no cargo até dia 31 de dezembro, traçou sua trajetória na Ordem e agradeceu aos seus diretores. Ele ponderou ainda que espera que o novo presidente tenha serenidade, energia, sabedoria e sensatez para comandar a entidade.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha, participou da cerimônia e registrou que a “grandeza de uma instituição está nas pessoas que a compõem. A OAB é conhecida e respeitada nacionalmente pelo trabalho desenvolvido. Por isso, peço a todos os advogados que tenham tolerância com os magistrados e a recíproca é verdadeira. Meu maior desejo é que a nova gestão da OABMT contribua com ações concretas para o bem de toda a população. Que ambas as instituições denunciem e combatam os maus profissionais”.

Leonardo Campos disputou a eleição sub judice e quase não foi empossado por decisão judicial desfavorável, porém reverteu a situação junto ao Conselho Federal da Ordem. 

 Autoridades

 Também compuseram o dispositivo de honra o secretário-geral adjunto do Conselho Federal da OAB, Cláudio Stábile Ribeiro; o diretor tesoureiro da OABMT, Cleverson Pintel; o ex-presidente da OABMT, Francisco Faiad; a diretoria na nova Gestão 2016-2018; o presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha; a presidente do TREMT e ex-presidente da Seccional, desembargadora Maria Helena Póvoas; o promotor de justiça Domingos Sávio Arruda (representando o Ministério Público Estadual); o defensor-geral Djalma Sabo Mendes; o reitor em exercício da Universidade Federal de Mato Grosso, João Carlos de Souza Maia; o procurador-geral do município Rogério Gallo (representando o prefeito de Cuiabá); presidentes das Seccionais da OAB do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, assim como das respectivas CAAs; dentre outras autoridades.

Ainda  estavam presentes presidentes de subseções, de comissões temáticas, conselheiros estaduais e federais da atual gestão da OABMT e representantes de poderes estaduais e municipais. (Com assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

Pedido para TSE definir data da eleição

sebastiao carlos 400 curtinha   Na última quarta (2), um dia após a Câmara aprovar a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro, André de Albuquerque Teixeira, advogado de Sebastião Carlos, que concorreu ao Senado e um dos que denunciaram Selma Arruda por crimes eleitorais, já...

Uma das apostas do PP para vereador

alex rodrigues 400 curtinha   O PP já tem no rol de possíveis eleitos a vereador em Cuiabá o jovem Alex Rodrigues (foto), de 31 anos. Filho do empresário Valúcio Rodrigues e sobrinho do secretário de Obras Públicas da Capital, Wanderlúcio Rodrigues, Alex criou uma comunidade com mais de mil...

Prefeito, efeito pandemia e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Mesmo com o poderio da máquina, considerada preponderante para cooptar partidos e aliados por causa da oferta de cargos e do assistencialismo, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, terceira em população e segunda no ranking da economia estadual, terá muitos...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.