Judiciário

Sábado, 11 de Fevereiro de 2012, 10h:08 | Atualizado: 11/02/2012, 12h:34

CÂMARA DE CUIABÁ

Com mais de 150 votos, suplente quer cadeiras de Totó e Néviton

Com 153 votos, 17º suplente requer vagas de Totó e Néviton

     A migração dos veadores por Cuiabá Néviton Fagundes e Totó Cézar do PRTB para o PTB voltou a ser questionada. O curioso é que o interessado em destituir os parlamentares de seus cargos é o 17º na lista de suplência. Anderson Matsubara (PRTB), que conquistou 153 votos nas eleições de 2008, "aproveitou" a ação movida pelo Ministério Público para também pleitear a cassação dos mandatos, sob o argumento de infidelidade partidária.

     O suplente protocolou nesta sexta (10), junto ao TRE, um requerimento para que a Câmara de Cuiabá apresente em 24h a documentação solicitada pelo MP no final de janeiro. Conforme Antônio Ipólito, advogado de Matsubara, os dados comprovam que houve uma manobra política para resguardar Néviton e Totó das penalidades por migrar para outro partido. "Não houve uma determinação de quando esse requerimento do MP deveria ser respondido. Quando isso acontece, a praxe é que a resposta ocorra em 5 dias", reclama Ipólito.

     Além de um prazo para a entrega dos documentos, o advogado solicitou que o TRE aprecie a causa independente da resposta da Câmara. Ele garante que os dados que Matsubara conseguiu reunir são suficientes para cassar o diploma de Totó e Néviton. Entre os documentos está a ficha de filiação dos dois vereadores no PTB, uma cópia do regimento interno do PRTB, que pune a desfiliação com a perda de mandato, e o diploma de suplente de Matsubara. "Este deveria ser um processo célere, justamente para evitar essas manobras políticas", critica o advogado.

     Para ocupar uma das vagas, caso Néviton e Totó sejam realmente cassado, Matsubara terá que "torcer" para todos os outros 16 suplentes à sua frente também tenham migrado para outra agremiação. O primeiro deles, Edemir Cláudio Xavier já fez isto. Filiado ao PTdoB, ele garante ter conseguido, no entanto, o direito de assumir a vaga na Câmara mesmo assim.

     As afirmações de Xavier foram, inclusive, o pivô de uma polêmica no ano passado. Ele ingressou com um mandado de segurança requerendo o direito de atuar no Legislativo durante uma licença que Néviton havia solicitado para beneficiar o presidente do PRTB em Cuiabá, Marcrean dos Santos. Segundo na lista de suplência, Marcrean argumentava ter direito a vaga porque Xavier havia deixado o partido. O primeiro suplente, por sua vez, dizia só ter se filiado ao PTdoB por ter sido expulso da legenda.

     O caso acabou "abafado" pela Mesa Diretora, sob Júlio Pinheiro (PTB), quando os vereadores aprovaram o retorno de Néviton antes do prazo requerido por ele. A medida resultou num novo escândalo. Acontece que, conforme o artigo 21 da Lei Orgânica do Município, uma licença só pode ser revogada quando for solicitada por motivos médicos. “No caso de licença por motivo particular, o vereador não poderá reassumir o cargo até encerrar o prazo solicitado”, diz o 2º inciso. Diante da "manobra", Xavier chegou a ameaçar requerer a cassação dos mandatos de Pinheiro e Néviton por quebra de decoro, já que, para ele, o retorno era ilegal e demonstrava a existência de um "conchavo" entre ambos.

Vereadores "rasgam" Lei Orgânica e anulam licença de Néviton

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • AMARILDO PORTO ARAUJO | Domingo, 12 de Fevereiro de 2012, 19h37
    0
    0

    continuando a prosa com o povo do mato-grosso, eu disse ao presidente regional o Sr: ILDEGARD GURGEL, O SEGUINTE QUE EU IRIA FICAR NO (PRTB/AP ), ELE DE NOVO ME FEZ UMA PROPOSTA DE QUE SE EU DEIXASSE O PARTIDO NAQUELA HORA, ELE IRIA ME REPASSAR UM ASSEÇORIA NO VALOR DE ( 2.000.00 R$ ) POR MÉS E QUE JA COMEÇARIA Á RECEBER NAQUELE MESMO MÉS. DE NOVO EU DISSE A ELE, QUE EU AINDA NÁO ESTAVA MORRENDO DE FOME, E QUE NÁO ACEITAVA , E QUE EU ESTAVA PRONTO P/ QUALQUER CHAMADO DO ( PRTB/AP ) MAIS SE FOSSE P/ DISCUTIR AQUELE TIPO DE ASSUNTO, NÁO ME CONVIDASSE MAIS PORQUE EU NÁO VIRIA MAIS, SAINDO DE LÁ DESCOBRI QUE O TITULÁR DO MANDATO, O EX: DEP- FEDERAL DO PRTB/AP ( VINICIUS GURGEL ) GOSTARIA QUE EU FOSSE EMBORA DO PARTIDO DIA 01/02/2012 P/ QUE ELE TOMASSE POSSE JA NO DIA 02/02/2011, PELO ( PR ) E NÁO PELO NOSSO GLORIOSO [ PRTB/AP ], ENTAO O MESMO O DEP- FEDERAL TOMOU POSSE PELO [ PRTB/AP ] E LOGO NO MES 05/2011, ASSINOU UMA FICHA DE ADESÁO AO PARTIDO DO KASSAB ( PSD ) O PARTIDO INTERPELOU O MESMO DEU A ELE CHANCE DE SE DEFENDER MAIS O MESMO NÁO DEU A MINIMA P/ O ( PRTB/NACIONAL ] O PARTIDO CONFORME O ART: 17 DA CONSTITUIÇÁO FEDERAL E SEU ESTATUTO E REGIMENTO INTERNO O EXPULSOU. NAO CONTENTE JA NO MÉS 08/2011 SE NÁO ME ENGANO, SE FILIOU AO ( P R ) O PARTIDO ENTROU NO TSE, SOLICITANDO A PERDA DO CARGO DE DEP- FEDERAL POR INFIDELIDADE PARTIDARIA, Á FILIAÇÁO DELE AO ( PSD ) E EU TAMBEM ENTREI COM UM PROCESSO SOLICITANDO Á PERDA DE CARGO POR DESFILIAÇÁO PARTIDARIA PELO O MESMO, O DEP- FEDERAL TER SE FILIADO AO ( PR ) E PASMEN .... ATÉ AGORA O ( TSE ) TEM JULGADO POR DECISÁO MONOGRATICA Á FAVOR DO DEP- TRAIDOR E INFIEL, NÁO RESPEITANDO UMA CAUSA INTERNA CORPORIS, DOS PARTIDOS, COMO DIZ O PROPRIA CONSTITUIÇÁO FEDERAL. ( MORAL DA HISTORIA...RSS, VOU CONTINUAR ATÉ O ULTIMO DIA DE MANDATO. APELANDO AOS TRIBUNAIS FEDERAIS QUE RESPEITEM Á NOSSA CONSTITUIÇÁO FEDERAL, POIS SE FOSSE UM LADRÁO DE GALINHA QUE TIVESSE ROUBADO P/ SUA PROPRIA SUSTENTAÇÁO SUA E DE SEUS FAMILIARES, IRIA SE FAZER CUMPRIR A CONSTITUIÇÁO, E PRENDERIA ELE COM CERTEZA, POR NÁO TER RESPEITADO Á CARTA MAGNA. [ ACREDITO EU QUE Á CONSTITUIÇÁO É P/ SER CUMPRIDA POR TODOS, CASO NÁO SEJA, NÁO Á PORQUE ELA EXISTIR. ] VCS NÁO ACHAM?

  • AMARILDO PORTO ARAUJO | Domingo, 12 de Fevereiro de 2012, 18h24
    0
    0

    se o suplente tivesse ( 01 ) voto ele teria direito ao cargo de vereador, vejam no GOOGLE, vereador da BAHIA assume com se náo me engano, com 02 votos. sorte e cumprimento da nossa constituiçao federal pelo estado da BAHIA, AGORA SÓ FALTA O MATO-GROSSO CUMPRIR Á NOSSA CARTA MAGNA, EMPOSSAR O SUPLENTE DE 153 VOTOS...

  • Michel Do Planalto | Sábado, 11 de Fevereiro de 2012, 23h01
    0
    0

    Esses vereadores não fizeram nada em quatro anos de mandato,esse suplente tem que requerer mesmo um direito que é dele de pedir o mandato desses dois ai.cada a justiça desse pais vamos mostrar serviço,pedi o mandato desses 2 ai que naum fizeram nd pro povo,e so vai na camara pra marca presença e receber o salario final do mes.

  • zé comunitário | Sábado, 11 de Fevereiro de 2012, 22h42
    0
    0

    Bom é que vc Dado e outros do grupo que acreditavam no plejeto do "professor", acordaram e viram quem realmente ele é... Eu já sabia disso, mas, sempre fui criticado aqui no bairro, que é vizinho do 3 Barras, que 20% de votos ao então Prof. Neviton (N de Negação), foram 189 votos o primeiro lugar em nossa URNA, mas, o que a comunidade recebeu em troca NADA...! Nem uma Emenda Parlamentar foram destinado A ESSA COMUNIDADE CARENTE DE ESPORTE E LAZER no bairro. Bandeira que é defendido por ele... Pelo amor de Deus, vamos jogar pesado com esses MALAS...

  • joao jose reis | Sábado, 11 de Fevereiro de 2012, 20h42
    0
    0

    Esse vereador que se diz representantes dos professores é uma lastima pra categoria !! Ele só é bom pra dar "cartinha " de indicação para que pessoas de sua panela sejam contratadas nas várias secretarias da prefeitura

  • dado | Sábado, 11 de Fevereiro de 2012, 12h15
    0
    0

    os dois ja fizeram tanta m...,depois da eleiçao vao ter tempo para refletir sobre tudo, nos 4 anos que ficarao em casa, no 3 barras so dona maria belarmina acredita na reeleiçao do neviton e no planalto so figueiredo acredita no toto.

  • GETULIO ALVARENGA | Sábado, 11 de Fevereiro de 2012, 11h29
    0
    0

    É LEGITIMA A POSTULAÇÃO DO SUPLENTE,OS 153 VOTOS LEGITIMAM A SUA POSSE,E TAMBEM UM PREMIO PARA QUEM NÃO SE VENDEU AO MAURO MENDES A EXEMPLO DESSE PEDRO MOURA,XAVIER,MARCIONEI,MARCELO PIRES,FERNANDO CAPILÉ,DITO ENFERMEIRO,JACKSON MESSIAS E QUERO QUERO.

  • GETULIO ALVARENGA | Sábado, 11 de Fevereiro de 2012, 11h26
    0
    0

    É LEGITIMA A POSTULAÇÃO DO SUPLENTE,OS 153 VOTOS LEGITIMAM A SUA POSSE,E TAMBEM UM PREMIO PARA QUEM NÃO SE VENDEU AO MAURO MENDES A EXEMPLO DESSE PEDRO MOURA,XAVIER,MARCIONEI,MARCELO PIRES,FERNANDO CAPILÉ,DITO ENFERMEIRO,JACKSON MESSIAS E QUERO QUERO.

  • Janaína Neusa I Enalde | Sábado, 11 de Fevereiro de 2012, 11h20
    0
    0

    E a pergunta que não quer calar: até agora o que fizeram esses dois vereadores? Quais projetos apresentaram? Ganham bem, faltam muito e não fazem nada, nada... Vá a Câmara e confirme o que eu estou dizendo. Comprove como eu fiz.

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.