Judiciário

Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 18h:47 | Atualizado: 17/06/2019, 19h:28

CASO SCHEIFER

Comandante do Bope diz que farsa sobre fogo amigo é "falha grave" e aponta erros

Rodinei Crescêncio

Joailton Lopes de Amorim, Werney Cavalcante Jovino e Luc�lio Gomes Jacinto

Réus Joailton Lopes de Amorim, Werney Cavalcante Jovino e Lucélio Gomes Jacinto acompanham depoimentos na audiência no Fórum da Capital

O atual comandante-geral do Bope, coronel Ronaldo Roque da Silva, disse que o fato de um único tiro ter sido disparado contra o tenente Carlos Henrique Scheifer, sem resposta de tiro dos colegas de farda, não condiz com o treinamento. O coronel ainda avaliou como falha grave a "farsa" criada para disfarçar que o disparo havia partido do fuzil do cabo Lucélio Gomes Jacinto.

Roque prestou depoimento em audiência na 11ª Vara Criminal de Cuiabá, conduzida pelo juiz Marcos Faleiros, na tarde desta segunda (17). Também julgam o caso quatro juízes militares.

"Foi emboscado? Cada qual responde (com fogo) na sua área de responsabilidade, resgata para depois escolher para onde vai. Se deu a situação lá. 'Policial ferido'. Nós vamos atirar e sustentar fogo, porque nós temos obrigação de resgatar o colega. A conduta de haver um único tiro e não ter resposta não é condizente com o treinamento", afirmou o coronel.

Logo após a morte de Scheifer, em maio de 2017, o cabo Jacinto, o sargento Joailton Lopes de Amorim, e o soldado Werney Cavalcante Jovino registraram que Scheifer foi morto em conflito com assaltantes da modalidade novo cangaço na região de Matupá.

A suposta farsa na versão contada pelos policiais foi desmentida após a divulgação do laudo da Politec, que indicou o fuzil de Jacinto como autor do disparo.

"Eu vou falar, até porque é algo que me questionaram. Esse fato de terem inventado tudo, é algo que entendemos como grave para a unidade. Vai contra os princípios que a gente adota. É uma falha que identificamos", disse o comandante do Bope.

Rodinei Crescêncio

Julgamento caso Scheifer

O juiz Marcos Faleiros conduz a audiência que ouviu testemunhas de defesa e acusação

O coronel, porém, disse não acreditar que eles tenham combinado a morte do tenente, mas apenas a versão depois do tiro. Ele participou da reconstituição dos fatos, já como comandante do Bope. "Diante do que verifiquei, não vislumbrei a possibilidade de terem mancomunado. Eu tenho por justiça dizer que não acredito que mancomunaram para cometer o homicídio. Mas a mentira é algo gravíssimo para nós, como profissionais do Bope".

Joailton e Jovino, no entendimento do coronel do Bope, teriam tentado proteger o colega de farda. Ele, porém, descartou que a proteção poderia ter ocorrido por medo.

"Não acredito que fecharam essa versão por medo dele, do Jacinto. O Lopes e o Jacinto chegaram na mesma época... O Jovino chegou depois. Mas trabalharam juntos, isso proporciona esse vínculo de proteção. Acredito que o erro dos dois que não atiraram foi de querer proteger", declarou.

Ele ainda disse ter ouvido de outros oficiais do Bope que Jacinto era "impulsivo" e "acelerado".

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

PSD reforça nome de Flávio em VG

selleman mathias 400 curtinha psd vg   Chamou a atenção a presença do presidente do diretório do PSD, em Várzea Grande, Selleman Mathias (foto), no lançamento da candidatura do empresário Flávio Vargas (PSB) à sucessão da prefeita Lucimar Campos, nesta quarta. Ao que tudo...

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.