Judiciário

Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019, 18h:47 | Atualizado: 17/06/2019, 19h:28

CASO SCHEIFER

Comandante do Bope diz que farsa sobre fogo amigo é "falha grave" e aponta erros

Rodinei Crescêncio

Joailton Lopes de Amorim, Werney Cavalcante Jovino e Luc�lio Gomes Jacinto

Réus Joailton Lopes de Amorim, Werney Cavalcante Jovino e Lucélio Gomes Jacinto acompanham depoimentos na audiência no Fórum da Capital

O atual comandante-geral do Bope, coronel Ronaldo Roque da Silva, disse que o fato de um único tiro ter sido disparado contra o tenente Carlos Henrique Scheifer, sem resposta de tiro dos colegas de farda, não condiz com o treinamento. O coronel ainda avaliou como falha grave a "farsa" criada para disfarçar que o disparo havia partido do fuzil do cabo Lucélio Gomes Jacinto.

Roque prestou depoimento em audiência na 11ª Vara Criminal de Cuiabá, conduzida pelo juiz Marcos Faleiros, na tarde desta segunda (17). Também julgam o caso quatro juízes militares.

"Foi emboscado? Cada qual responde (com fogo) na sua área de responsabilidade, resgata para depois escolher para onde vai. Se deu a situação lá. 'Policial ferido'. Nós vamos atirar e sustentar fogo, porque nós temos obrigação de resgatar o colega. A conduta de haver um único tiro e não ter resposta não é condizente com o treinamento", afirmou o coronel.

Logo após a morte de Scheifer, em maio de 2017, o cabo Jacinto, o sargento Joailton Lopes de Amorim, e o soldado Werney Cavalcante Jovino registraram que Scheifer foi morto em conflito com assaltantes da modalidade novo cangaço na região de Matupá.

A suposta farsa na versão contada pelos policiais foi desmentida após a divulgação do laudo da Politec, que indicou o fuzil de Jacinto como autor do disparo.

"Eu vou falar, até porque é algo que me questionaram. Esse fato de terem inventado tudo, é algo que entendemos como grave para a unidade. Vai contra os princípios que a gente adota. É uma falha que identificamos", disse o comandante do Bope.

Rodinei Crescêncio

Julgamento caso Scheifer

O juiz Marcos Faleiros conduz a audiência que ouviu testemunhas de defesa e acusação

O coronel, porém, disse não acreditar que eles tenham combinado a morte do tenente, mas apenas a versão depois do tiro. Ele participou da reconstituição dos fatos, já como comandante do Bope. "Diante do que verifiquei, não vislumbrei a possibilidade de terem mancomunado. Eu tenho por justiça dizer que não acredito que mancomunaram para cometer o homicídio. Mas a mentira é algo gravíssimo para nós, como profissionais do Bope".

Joailton e Jovino, no entendimento do coronel do Bope, teriam tentado proteger o colega de farda. Ele, porém, descartou que a proteção poderia ter ocorrido por medo.

"Não acredito que fecharam essa versão por medo dele, do Jacinto. O Lopes e o Jacinto chegaram na mesma época... O Jovino chegou depois. Mas trabalharam juntos, isso proporciona esse vínculo de proteção. Acredito que o erro dos dois que não atiraram foi de querer proteger", declarou.

Ele ainda disse ter ouvido de outros oficiais do Bope que Jacinto era "impulsivo" e "acelerado".

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

Antes, durante e depois de Bolsonaro

wilson kero-kero 400 curtinha   O vereador pela Capital, Wilson Kero-Kero (foto), que era do SD e se filiou ao PSL em 2015, muito antes da chegada do hoje presidente Bolsonaro, vai aproveitar a janela de março e pular para o Podemos. Isso não quer dizer que ele deixará de defender o governo do capitão. Assegura que...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.