Judiciário

Segunda-Feira, 02 de Dezembro de 2019, 10h:28 | Atualizado: 02/12/2019, 16h:10

LEI REVOGADA

Justiça suspende a eleição de diretores e de coordenadores escolares em Cuiabá

O juiz João Thiago de França Guerra, da 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, suspendeu o processo de eleição realizado pela secretaria municipal de Educação (SME) para diretores e coordenadores das escolas municipais. A decisão é de sexta (29).

Na semana passada, a AMM, que representa 120 dos 141 municípios de Mato Grosso, recomendou aos prefeitos que façam a nomeação dos dirigentes das escolas.

Reprodução

secretariaeducacocuiab�

Justiça atende pedido feito pelo Sindicato dos Servidores Públicos, que questiona a eleição

A lei que regulamentava as eleições para esses cargos foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da ADI 2821, em 5 de novembro. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá entrou com mandado de segurança contra o secretário municipal de Educação para suspender o edital 004/2019 da SME em razão da revogação da legislação. Agora, as nomeações são prerrogativas dos prefeitos, que podem escolher diretores por critérios políticos.

“Essa convergência, alinhada ao entendimento consolidado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e, em especial, na ADI 282-1, sinaliza pela inconstitucionalidade das normas que preveem eleição para escolha dos cargos de diretor e coordenador pedagógico das Unidades Educacionais do Município de Cuiabá, cenário que bem evidencia o fundamento relevante do pedido pela existência de direito líquido e certo”, registrou o juiz.

O magistrado ainda lembrou que o término do mandato dos atuais diretores e coordenadores se aproxima. Ele determinou que a secretaria apresente cronograma para regularizar as normas que regente o preenchimento dos cargos para que não haja prejuízo às atividades escolares. A prefeitura tem prazo de 10 dias para apresentar resposta.

Outro lado

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disse, por meio da assessoria de imprensa, que cumprirá a determinação judicial.

“Não há outra saída possível no momento a não ser cumprir o que foi determinado pela decisão judicial. Tentamos saídas jurídicas possíveis para a questão mas, queremos dizer que, apoiamos os profissionais da Educação e os gestores, buscando sempre, o melhor para que possamos avançar na prestação de um serviço que seja cada vez melhor", declarou.

Em Cuiabá o processo de eleição dos gestores foi suspenso imediatamente após recomendação da Procuradoria Geral do Município (PGM) e do Ministério Público Estadual (MPE). A Secretaria de Educação deverá apresentar um cronograma para regularização da lei que rege o procedimento de preenchimento dos referidos cargos, a fim de que não haja prejuízo para as atividades educacionais.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Nomes do DEM para vereador de VG

pablo 400 curtinha   O DEM do casal Jayme-Lucimar, senador e prefeita, respectivamente, é dono da maior bancada na Câmara de Várzea Grande, com sete dos 21 vereadores. Destes, cinco já estão trabalhando projeto de reeleição, sendo eles Gisa Barros, que era do PSB; Valdemir Bernadino, o Nana; Pedro...

Flerte com candidato de outro partido

selma arruda 400 curtinha   Apesar de estar filiada ao Podemos, a ex-senadora Selma Arruda, que teve o mandato cassado por crimes eleitorais e deixou a cadeira neste ano, continua flertando com o pedetista, empresário e vice-governador Otaviano Pivetta, que não demonstra mais tanto ânimo para continuar com o projeto de disputa...

Joelson e as traições política e familiar

joelson 400   Dos 23 vereadores pela Capital que vão à reeleição, o que mais deve enfrentar dificuldades para obter êxito nas urnas é o sargento Joelson (foto), que aproveitou a janela de março e trocou o PSC pelo Solidariedade. Primeiro, por causa da atuação pífia. Trata-se de um...

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.