Judiciário

Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 10h:16 | Atualizado: 06/12/2019, 18h:35

IPIRANGA DO NORTE

Mesmo cassados, vereadores seguem no cargo e presidente afirma que "não deve"

Os nove vereadores de Ipiranga do Norte (455 km de Cuiabá), que foram cassados por decisão em 1ª instância da Justiça Eleitoral, devem seguir no cargo até que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) julgue o processo, ainda sem data. Presidente da Câmara, vereador Eluir Cavassin (PP), o “Coco”, disse que “não deve” e lamentou a decisão que afetou as duas únicas chapas existentes na eleição de 2016.

Assessoria

Presidente Eluir Cavassin

Presidente Eluir afirma que colegas sofreram baque por cassação que causou surpresa

“Para todos os colegas foi um baque. Todo mundo foi candidato e concorreu à eleição, pediu voto, e foram todos reconhecidos pela sociedade. E, agora, por causa desses fatos, estão perdendo o diploma por uma coisa que foi uma surpresa”, disse ao .

A cassação foi determinada pelo juiz Anderson Candiotto, da Comarca de Sorriso. Segundo entendimento do magistrado, houve fraude nas candidaturas femininas no município.

Mulheres registradas como candidatas não tiveram nenhum voto, segundo a ação de impugnação de mandato eletivo movida pelo Ministério Público. Pela legislação, as coligações eram obrigadas a ter, pelo menos, 30% de candidatas do sexo feminino.

Um caso semelhante aconteceu na eleição de Cuiabá naquele ano. O TRE-MT acabou por invalidar a cassação dos mandatos dos vereadores atingidos.

A chapa que elegeu Coco incluía, além do PP, o DEM e o SD. O presidente da Câmara destacou que seu partido teve quatro candidatos, sendo dois homens e duas mulheres. A outra chapa no município era formada por PDT, PSDB, PSD, PSB. Apenas o Pros concorreu sem coligação em Ipiranga do Norte.

O presidente da Câmara foi eleito com 355 votos. Mauro Augusto De Oliveira Kock, o “Dr Mauro Psicólogo”, era o outro homem e ficou como suplente, com 90 votos. Susana Teixeira, a “Professora Susana”, e Rosilei Eva Picininn, a “Rose da Escola”, também foram candidatas e tiveram 108 votos e 72 votos, respectivamente. Os quatro são do PP.

“Estou no meu segundo mandato, venho fazendo trabalho de vários anos, a gente está sempre fazendo nosso trabalho bem feitinho, dedicado e vem uma coisa dessas. O que a gente teme é perder esses quatro anos de trabalho por uma coisa que a gente não deve. Falo por mim e pelos colegas, a gente não deve isso”, defendeu.

Além de Coco, a Câmara é composta pelos vereadores Cleonaldo França (SD), Fabiano do Povo (DEM), Jacir Laureano Maria (PSDB), Junior P. Federice (PSD), Marcos Augusto Vargas (DEM), Nelsinho (PSB), Pedro Alessandro A. Nascimento (DEM) e Strada (PDT).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Vereadores de ROO e trocas de siglas

fabio cardozo 400 curtinha   Em Rondonópolis, praticamente a metade dos vereadores está aproveitando a janela, que se encerra neste sábado, para mudar de partido, e já com as atenções voltadas à reeleição. E, com a dança das cadeiras, o Solidariedade do prefeito Zé do...

Podemos absorve a turma do barulho

O Podemos conseguiu juntar no seu diretório em Cuiabá a turma do barulho. Dela fazem parte dois com mandatos cassados, Abílio Júnior, que perdeu a cadeira de vereador por quebra de decoro, e a senadora Selma Arruda, cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico, mas que ainda continua no cargo. Selma impôs condições para seguir no partido. Chegou a negociar ida para o PSC. E ganhou a presidência municipal do Pode, forçando o...

Secretário, furtos e a incompetência

rodrigo metello 400 curtinha   O secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Rodrigo Metello (foto), filiado ao MDB e pré-candidato a vereador, corre risco de ser acionado na Justiça por centenas de pessoas que tiveram motocicletas apreendidas e que depois acabaram furtadas do Pátio Rondon. O local...

Vereador na base e críticas a Leonardo

leonardo 400 curtinha   Chico 2000, vereador pela Capital, assegura que não procede a informação de que o seu Partido Liberal irá romper com o prefeito Emanuel, não o apoiando à reeleição. Segundo ele, foi Leonardo Oliveira (foto), que participou na quarta de uma reunião do...

Embates sobre a cadeira da discórdia

selma arruda curtinha 400   A cadeira da senadora Selma Arruda (foto), que está cassada há um ano mas, mesmo assim, continua no cargo, vem dividindo opinião de vários líderes políticos, uns torcendo logo para a Mesa do Senado decretar a vacância para Carlos Fávaro assumir a vaga, outros...

PL avisa Chico que não apoiará EP

chico 2000 curtinha   O vereador Chico 2000 (foto), único do PL na Câmara de Cuiabá e governista de carteirinha, se mostrou  desconfortável politicamente quando foi informado nesta quinta que a legenda liberal não vai apoiar a reeleição do prefeito Emanuel, do MDB. O partido é comandado no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.