Judiciário

Terça-Feira, 07 de Janeiro de 2020, 11h:41 | Atualizado: 07/01/2020, 15h:47

ao senado

Minuta do TRE indica 26 de abril para a eleição e Pleno decide em 22 de janeiro

MidiaNews

Gilberto Giraldelli

Presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli, em sessão do pleno, que deve votar data de eleição

Uma minuta produzida pela área técnica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) indica que 26 de abril é a primeira data possível para a realização da eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso. A decisão deve ser dada pelo Pleno do TRE-MT em processo com relatoria do presidente do tribunal, desembargador Gilberto Giraldelli, na sessão de 22 de janeiro.

O documento técnico é assinado pelo coordenador da Secretaria Judiciária do TRE-MT, Nilson Bezerra. Ao , ele confirmou que a data de abril disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a primeira em que há prazo suficiente para realização de todas as etapas prévias à eleição, como realização convenções partidárias, registro de candidaturas, prazos para impugnação, julgamento de registros, propaganda eleitoral, entre outros.

Datas como 12 de janeiro, 2 de fevereiro e 8 de março já haviam sido descartadas pelo próprio presidente do TRE-MT em dezembro, antes de o tribunal ser notificado da confirmação da cassação da senadora Selma Arruda (Pode) pelo TSE.

O acórdão foi publicado em 19 daquele mês com notificação do TRE-MT no mesmo dia, que era o último antes do recesso do Judiciário. A partir daí, são contados 90 dias para realização da eleição, excluindo os dias do recesso, seguindo norma do TSE. O recesso acaba em 21 de janeiro. Assim, 21 de abril seria a data ideal. As datas de 10 de maio e 21 de junho também são possíveis, a depender dos membros do TRE-MT.

“É algo mais de lógico do que uma decisão (a minuta). Em 8 de março, não teria tempo de ter propaganda eleitoral, por exemplo. Então é lógico que 26 de abril é a data mais próxima. Mas ainda assim, o Pleno pode jogar para 10 de maio, para 21 de junho, e também ainda existe a possibilidade de coincidir com as eleições municipais, em outubro”, disse Bezerra ao .

Em nota, o TRE-MT confirmou que na sessão do colegiado em 22 de janeiro deverá ser definida a data da eleição suplementar. Um argumento que conta a favor da realização da sumplementar em outubro, junto das eleições municipais, é o custo. Ao todo, são estimados R$ 9 milhões de recursos públicos a serem investidos em uma nova eleição ao Senado.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Eder Ribeiro | Quarta-Feira, 08 de Janeiro de 2020, 09h43
    0
    0

    Muito demorado, o TRE tem condições sim de agilizar o mais rápido possível conforme determina a lei. Pra que essa postergação.?

Fim da CPI explorada pela oposição

misael galvao curtinha 400   Com voto "não" de pelo menos 16 dos 24 vereadores ao relatório que pede o afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro, a Câmara Municipal põe fim nesta quinta à polêmica CPI do Paletó, que se arrastou por quase três anos. Os três integrantes da Comissão...

Novo bloco de oposição tem 10 na AL

allan kardec 400 curtinha   A oposição está se ampliando na Assembleia. Já soma 10 dos 24 deputados. Eles se juntaram e criaram o bloco Resistência Democrática. O curioso é que, entre os integrantes, está o pedetista Allan Kardec, com menos de uma semana depois de ter deixado o primeiro...

Percorrendo MT para criar o Aliança

helio silva 400 curtinha   Hélio Silva (foto), que recentemente deixou o Podemos e abandonou o projeto de disputar vaga de vereador por Cuiabá, está percorrendo o Estado por coleta de assinaturas para ajudar na criação do Aliança pelo Brasil, futuro partido de Bolsonaro. Nos municípios por onde...

Barrada licitação pra comprar veículos

ronaldo 400 prefeito bom jesus do araguaia 400   Acatando a uma representação interna com pedido de cautelar, o conselheiro interino do TCE Moisés Maciel determinou que o prefeito Ronaldo Rosa de Oliveira, o Rone do Mureré (foto), de Bom Jesus do Araguaia, suspenda, de imediato, o pregão eletrônico para...

Fazendeiro deve disputar em Tangará

chico clemente 400 curtinha   Chico Clemente (foto), que está determinado a disputar a Prefeitura de Tangará da Serra pelo PSD, é fazendeiro e não precisa de política praticamente para nada. Mesmo assim, é conhecido por gostar muito dos bastidores, o que o levou a estar na direção de campanhas...

Vander sufocado em Tangará da Serra

vander masson 400 curtinha   Se até há poucos dias tudo indicava para uma possível eleição de Vander Masson (foto) em Tangará da Serra, agora a situação ganha novos rumos e se complica para o tucano. O filho do ex-deputado Saturnino vem perdendo o controle do cenário. Nos últimos...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.