Judiciário

Quinta-Feira, 21 de Maio de 2020, 17h:14 | Atualizado: 22/05/2020, 14h:15

72H PARA RESPOSTA

Associação entra na Justiça para pedir reabertura de shopping centers em Cuiabá

shopping varzea grande 680

Em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, o VG Shopping retomou as atividades em 24 de abril, mas funciona até às 20h devido elevação de casos

A Abrasce, associação brasileira que representa os shopings centers, impetrou um mandado de segurança contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), pedindo autorização para que os estabelecimentos voltem a funcionar mesmo com a pandemia causada pelo novo coronavírus e o aumento dos casos da Covid-19 confirmados em Mato Grosso. 

Conforme o documento, a Procuradoria Geral do Município deve se pronunciar judicialmente no prazo de 72 horas. Na Capital, os shoppings Estação, Três Américas e Pantanal estão fechados desde o dia 21 de março. Em 26 de março, o funcionamento chegou a ser autorizado em decreto Estadual pelo governador Mauro Mendes (DEM), no entanto, Emanuel optou por não liberar as atividades por conta da pandemia

Em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, o VG Shopping retomou as atividades em 24 de abril. Ontem (20), Mato Grosso registrou o pior dia desde o início da pandemia após atingir 85 novos casos da Covid-19 em 24 horas. No total, o Estado tem 1.090 mil pacientes da doença. Deles, 89 estavam internados. Cuiabá e Várzea Grande detêm o maior número das notificações. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá ressaltou que, apesar de Cuiabá ter "conquistado resultados positivos" em comparação ao cenário nacional, não significa que " a cidade voltou a viver uma situação de normalidade". 

Conforme o posicionamento, hoje (21), após 45 dias do fim do primeiro decreto de restrição, a Capital ainda concentra 30% dos casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso. No entanto, em 5 de abril, Cuiabá registrava 63,3% dos pacientes. 

A prefeitura ressaltou que, desde 27 de abril, um plano estratégico para contenção do vírus e retomada do comércio tem sido colocado em prática. As atividades dos estabelecimentos que ainda não receberam autorização para voltar a funcionar estão sendo avaliadas. 

Leia a nota na íntegra: 

A Prefeitura de Cuiabá informa que:

  • - O Município compreende a reivindicação do segmento e tem trabalhado para que garantir que a retomada de cada uma das atividades aconteça da forma mais segura possível para os empresários, colaboradores e clientes.
  • - Desde o dia 27 de abril, tem colocado em prática um plano estratégico, com o aval técnico e as devidas medidas de biossegurança adotadas.
  • - Para os setores que ainda não retornaram, o Município continua avaliando o comportamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Capital, para que a medida seja aplicada no momento certo.
  • - Durante esse período, a Prefeitura segue mantendo o diálogo aberto com todos os setores e busca de uma solução em conjunto.
  • - Destaca que, por ter adotado medidas rígidas desde o inicio, Cuiabá tem conquistado resultados positivos, se comparado com o cenário nacional. Hoje, 45 após o término do primeiro decreto de restrição, Cuiabá concentra 30% dos casos notificados no Estado. Na data de 5/4, conforme levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saude, a capital registrava 63,3%, dos casos.
  • - No entanto, tais resultados não significam que a cidade voltou a viver uma situação de normalidade.
  • - As previsões de especialistas da área destacam que, até o fim de junho, o número de infectados aumente e, diante dessa conjuntura, o Município trabalha para proteger e evitar que a capital mato-grossense entre neste cenário.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

Morre pai do secretário da Casa Civil

Mauro Carvalho pai   Faleceu, aos 97 anos, o pai do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. O empresário, que também emprestava o nome ao filho, Mauro Carvalho, foi vítima de um infarto nesta quinta (9). A informação foi confirmada pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) que publicou nota de...

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

Estudo sobre 13º a vereadores de VG

jaqueline jacobsen curtinha 400   A conselheira-substituta Jaqueline Jacobsen (foto) estabeleceu prazo de 120 dias, em sessão de julgamento do TCE por videoconferência no último dia 2, para que o presidente da Câmara de Várzea Grande, Fábio Tardin, realize estudo prévio de impacto...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.