Judiciário

Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019, 11h:55 | Atualizado: 22/10/2019, 18h:41

QUADRO NEGRO

Delações de Silval, Nadaf e de empresária deram corpo a investigações contra Piran

Pedro Nadaf e Silval Barbosa

Pedro Nadaf e Silval Barbosa deram detalhes sobre esquema envolvendo os contratos

As delações premiadas do ex-governador Silval Barbosa, do ex-secretário da Casa Civil Pedro Nadaf e da empresária Marilena Aparecida Ribeiro, dona da Construmóveis, ajudaram a “dar corpo” às investigações da Operação Quadro Negro, deflagrada nesta terça (22).

Eles indicaram que os R$ 10 milhões desviados em dois contratos do antigo Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) seriam destinados ao empresário Valdir Piran.

Os contratos tinham como objetivo o fornecimento de softwares educacionais para a secretaria de Estado de Educação (Seduc) e não foram cumpridos.

Foram presos hoje Piran, o ex-presidente do Cepromat Wilson Teixeira, o Dentinho, o ex-diretor de gestão de tecnologia da informação do órgão Djlma Souza Soares, o ex-adjunto da Seduc Francisvaldo Pereira de Assunção, o servidor Edevamilton de Lima Oliveira e o representante da Avançar Tecnologia em Software, Weydson Soares Fonteles. Houve apreensão de bens móveis e imóveis para garantir a devolução dos recursos.

A operação foi feita por meio de força-tarefa entre a Delegacia Fazendária (Defaz), o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) e da recém-criada Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor).

O caso começou a ser apurado em uma auditoria da Controladoria Geral do Estado (CGE), em 2015. Na decisão que decretou as prisões, a juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, destacou que Silval, Nadaf e Marilena prestaram depoimentos à Polícia Judiciária Civil e contribuíram com as investigações.

A magistrada cita que eles foram “uníssonos ao indicar que os Contratos nº 13/2014 e 40/2014 foram deliberadamente manipulados com a finalidade precípua de desviar recurso públicos, para saldar dívida contraída pelo ex-governador Silval Barbosa com o empresário Valdir Piran”.

Os depoimentos foram prestados em junho deste ano e serviram para revelar o acordo feito para viabilizar o desvio de dinheiro público com serviços de “efetividade zero” ou não prestados, já identificado incialmente pela CGE. De acordo com Silval, Weydson teria recebido os valores e deveria, então, repassar a Piran o dinheiro supostamente desviado dos contratos. 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Rossato quer "minar" reeleição de Ari

dilceu rossato 400 curtinha   Em Sorriso, a capital nacional do agronegócio, a tendência é da disputa à sucessão no próximo ano ficar polarizada entre o prefeito Ari Lafin, do PSDB, e seu antecessor, Dilceu Rossato (foto), hoje filiado ao PSL. Embora se movimente nos bastidores, o deputado Xuxu Dal Molin...

Misael nem espera janela e sai do PSB

misael partido 400 curtinha   Misael Galvão (foto), presidente da Câmara de Cuiabá, nem esperou chegar a janela partidária de março para oficializar a saída do PSB, onde esteve filiado por três anos. Para não colocar o mandato em risco, o parlamentar consultou a Justiça Eleitoral e obteve...

TCE-MT aprova e elogia gestão Binotti

binotti 400 curtinha   O conselheiro interino do TCE, Isaías Lopes, rasgou elogios ao primeiro ano de mandato do prefeito e empresário Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Relator das contas do exercício de 2018 da prefeitura, com aprovação unânime pelo Pleno, Isaías destacou que os resultados...

Primavera fará 4 intervenções na BR

leonardo 400 curtinha   Com recursos próprios, a Prefeitura de Primavera do Leste fará quatro intervenções na BR-070, no perímetro urbano, com readaptação e construção de trevos para ajustar o trânsito a uma nova e moderna realidade do município com quase 100 mil...

Vice do DEM-Cuiabá elogia gestão EP

joao celestino 400 curtinha   O advogado João Celestino (foto), vice-presidente da comissão provisória do DEM de Cuiabá e ligado ao senador Jayme Campos, se mostra simpático à gestão Emanuel Pinheiro, do MDB. Aliás, na segunda, Celestino fez uma visita ao prefeito e elogiou a...

Prefeito Beto faz mistério sobre apoio

beto farias 400 curtinha   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (foto), que está no segundo mandato e com a popularidade em alta, não revela quem apoiará para a disputa à sucessão, nem para aqueles aliados mais próximos. Quando perguntado, o emedebista costuma dizer que não está...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.