Judiciário

Sábado, 27 de Agosto de 2011, 07h:42 | Atualizado: 27/08/2011, 10h:08

ESCÂNDALO

Deucimar acusa, mas inquérito contra vereadores é arquivado

Deucimar Silva      O promotor da 9ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, Gilberto Gomes, determinou o arquivamento do inquérito civil instaurado há exatamente um ano para apurar as denúncias de suposta compra de votos para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá, lamentando o dispendioso processo de investigação.

     Na época, o vereador Deucimar Silva (PP), que tentava emplacar Adevair Cabral (PDT) como seu sucessor na presidência, utilizou a tribuna para afirmar que teria provas de que quatro vereadores teriam vendido seus votos para eleger Júlio Pinheiro (PTB) como presidente da Casa. O progressista declarou, em alto e bom som, que tinha um DVD com as gravações da suposta compra de votos.

     “O parlamentar, ao manifestar-se publicamente sobre a existência da gravação sem provas mais concretas dos fatos, no mínimo, agiu precipitadamente, cuja consequência foi o desencadeamento de um dispendioso processo de investigação, com a mobilização de todo um aparato técnico jurídico, consumindo-se precioso tempo de trabalho dos mais variados servidores e, evidentemente, recursos públicos em vão”, declarou o promotor em seu parecer.

     Diante da situação, o Ministério Público (MP) exigiu que Deucimar entregasse as supostas provas, já que, se confirmada a denúncia, incorreria em crime de improbidade administrativa. O então presidente da Câmara entregou um DVD que supostamente teria imagens de um vereador recebendo dinheiro e outro dizendo que se lhe oferecessem, pegaria, juntamente com uma cópia da “Carta de Revolta e Indignação”.

Relembre o caso quando o MP iniciou as investigações

     Ao receber o material, o MP constatou que o vídeo tinha sido editado, com o rosto de uma das pessoas borrado e sem áudio, encaminhando, então, um novo ofício ao vereador para que o mesmo entregasse a gravação original e as provas sobre as denúncias relativas a outros três parlamentares.

     Em resposta, a Câmara enviou um ofício dizendo que o DVD tinha sido entregue por meio de denúncia anônima e a mesma tinha sido entregue ao MP. Desta forma, o material foi encaminhado à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para tentar recuperar as imagens. Sem possibilidade de recuperação, também não foram apresentados quaisquer indícios que pudessem comprovar as acusações feitas pelo vereador.

      “Essa manifesta ausência de elementos probatórios conduz à ilação de que o propósito da publicidade que foi dada ao evento não era exatamente o zelo e o apego aos princípios que devem reger o administrador, mas sim interesses eleitoreiros na disputa da cadeira de presidente da Câmara”, concluiu o promotor.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Jedae | Sábado, 27 de Agosto de 2011, 19h16
    0
    0

    O povão é co-autor de toda essa patifaria que acontece com essa nossa classe politica. País de degredados é assim mesmo!

  • Luiz Carlos | Sábado, 27 de Agosto de 2011, 12h49
    0
    0

    SE QUISERES VINGAR DE POLITICO TIRA-LHE O MICROFONE; SE QUISERES O DEIXAR NO OSTRACISMO TIRA-LHE A CLARIDADE DOS HOLOFOTES; NO ENTANTO, SE O DESEJA MATAR EM DEFINITIVO E NA OBSCURIDADE, TIRA-LHE A EVIDÊNCIA DA MÍDIA. Lembro que por volta dos anos 80, Júlio Campos, raposa política de Mato Grosso, já dizia: “Falem bem... Falem mal... Mas falem de mim”. Concluindo: O povo tem mesmo memória curta: - Basta dar-lhes, bolsa família, cachaça, teatro, carnaval e por complemento homem ou mulher, e aos políticos o brilho dos holofotes, que tudo se esquece.

  • Gilberto | Sábado, 27 de Agosto de 2011, 10h01
    0
    0

    É assim que este nobre vereador atua junto ao Estado quando a Luppa perde uma licitação, cria factóide e tumultua o processo com falsas acusações. Parlamentar assim, tem que ser extirpado do cenário público.

  • Camila | Sábado, 27 de Agosto de 2011, 09h42
    0
    0

    Se a fita da sanecap tambem for uma fraude do deucimar ele tem que ser cassado

  • Jorge Luiz | Sábado, 27 de Agosto de 2011, 08h32
    0
    0

    Agora, se acusou sem prova tem que ser processado e mais, a câmara tem que casar esse sujeito de pronto, pois o bufão só sabe fazer isso e além de fazer lobbi para a empresa dele a Luppa para ficar mamando nas tetas da Sanecap.

  • Falcão | Sábado, 27 de Agosto de 2011, 08h08
    0
    0

    Vou parar de acessar o Rdnews,caso continue dando espaços para esse desprezível Deucimar.Tem cara de Boi...

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.