Judiciário

Quinta-Feira, 10 de Junho de 2010, 19h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:26

TRE

Entro no TRE para somar e não para lançar críticas, diz Samuel

Samuel Franco Dalia Júnior - Fotos: Josinei Moreira
Samuel passa a integrar o pleno do TRE a partir do dia 17 e promete imparcialidade em suas decisões

   O advogado Samuel Franco Dalia Júnior, que toma posse como juiz-titular do Tribunal Regional Eleitoral no próximo dia 17, diz que assume cadeira de magistrado já distante do escândalo que levou ao afastamento de dois membros do pleno nesta última terça (8). Segundo ele, a saída voluntária do presidente do órgão, Evandro Stábile, e do juiz-membro Eduardo Jacob, não vai interferir na sua atuação ou na de seus colegas que não estão sob investigação. “Tomei conhecimento do fato nos jornais e procurei não me envolver com essa história. Não sei se tem alguém culpado ou não. Se não houver provas, serão absolvidos, senão, deverão receber punição”, destacou. Ele admite que a conotação leva a crer que o escândalo afetou a imagem do Tribunal, mas avalia que com a saída dos dois, o escândalo não deve mais interferir nos trabalhos da Justiça Eleitoral.

    Prestes a ser empossado, concedeu entrevista exclusiva ao RDNews nesta quinta (10), em seu escritório, enquanto lia o regimento interno do órgão. Lembrou que ao assumir cadeira no pleno do TRE, não estará impedido de advogar, exceto em processos eleitorais. Samuel substituirá Renato Viana, que permaneceu dois anos no posto. Assim como Viana, ele foi escolhido por meio de uma lista tríplice, encaminhada ao presidente Lula, que considerou o voto da maioria pelo nome do advogado. Disputou o cargo juntamente com João Batista Beneti e Marden Elvis Fernandes Tortorelli.

    O advogado atua na área há cerca de 40 anos e durante 10 anos foi professor de Direito na Universidade de Cuiabá. Lecionando, foi colega do então juiz Rui Ramos, hoje desembargador e que assume, a presidência do TRE, em exercício, em substituição a Stábile. “Conheço o desembargador Rui Ramos. Fomos professores na mesma universidade e tive a honra de receber o voto dele”, disse. “Me sinto perfeitamente confortável como sua presença no Tribunal”, destacou.

   O novo membro do TRE defende que tem um perfil ilibado. Segundo ele, imparcialidade é o adjetivo que cabe ao seu modo de analisar os processos. “Entro no Judiciário não por necessidade financeira, vaidade ou mesmo ambição. Entro para representar minha instituição”. Samuel se refere à OAB-MT, onde é inscrito desde 1976. “A classe dos advogados sempre sai prejudicada com todos os problemas do Judiciário, porque eles retardam a prestação jurisdicional. Entro no TRE para somar, não entro para lançar críticas destrutivas”, acrescentou.

   Perguntado se teme sofrer pressões sobre suas decisões, ele foi taxativo. 'Vou julgar com independência e ética, como sempre advoguei. Decidirei com imparcialidade avaliando as provas e os autos, não admitindo que ninguém fale em meu nome”, respondeu. Avaliou também que o presidente da OAB de Mato Grosso, Cláudio Stábile, tem, até o momento, uma atuação participativa ao procurar acompanhar e se manifestar sobre problemas no Judiciário. Também se mostrou totalmente a favor do projeto ficha limpa. “Isto já devia existir há muito tempo. Quem tiver sujeira não pode ser candidato”, pontuou.

Postar um novo comentário

Comentários (24)

  • JUVENAL ATENA | Sábado, 12 de Junho de 2010, 14h28
    0
    0

    DALHE DOUTOR SAMUCA O TRE QUE TE ESPERE ESTAMOS AGUARDANDO com MUITA ALEGRIA.ABRAÇOS JUVENAL ATENA ( CUIABANO DE PÉ RACHADO )

  • Domingos Sávio | Sexta-Feira, 11 de Junho de 2010, 20h33
    0
    0

    O TRE de Mato Grosso ganhou com a indicação do Dr. Samuel um homem humilde, honesto, humano, íntegro, inteligente, trabalhador. Que Deus te abencõe.

  • Domingos Sávio | Sexta-Feira, 11 de Junho de 2010, 17h30
    0
    0

    Parabéns Dr Samuel o TRE esta precisando de pessoas como o senhor inteligente, íntegro, honesto,trabalhador acho que TRE de Mato Grosso ganhou com a sua indicação que Deus te abençõe pelo novo cargo.

  • Elídio Leandro | Sexta-Feira, 11 de Junho de 2010, 12h38
    0
    0

    Fiquei surpreso com sua nomeação,Dr Samuel,até que enfim um HOMEM HONESTO!!!

  • Felício Braga | Sexta-Feira, 11 de Junho de 2010, 12h32
    0
    0

    Dr Samuca,nobre advogado,honesto,trabalhador,coerente, parabéns

  • Cesar Homero | Sexta-Feira, 11 de Junho de 2010, 12h29
    0
    0

    Dr Samuel,homem de honestidade inquestinável e de grande competência vai fazer a diferença no TRE!

  • SANDRO FONTES | Sexta-Feira, 11 de Junho de 2010, 12h26
    0
    0

    Caro Dr. Samuca,quero parabenizá-lo e dizer que quem sai ganhando com a sua entrada no TRE é o povo de MATO GROSSO! Homem íntegro,advogado honesto! Ganhamos nós eleitores!!!

  • OLÍVIA SANTOS | Sexta-Feira, 11 de Junho de 2010, 12h17
    0
    0

    SER HONESTO,ÍNTEGRO COMO O SENHOR DR SAMUEL CAUSA INVEJA E DESPEITO EM MUITAS PESSOAS...PROVA DISSO SÃO ALGUNS COMENTÁRIOS MALDOSOS!!! GENTE COM DOR DE COTOVELO!!!!!

  • SOFIA HADDAD | Sexta-Feira, 11 de Junho de 2010, 12h05
    0
    0

    SAMUEL É UMA PESSOA ÍNTEGRA,HONESTA,COM UMA INTEGRIDADE IRRETOCÁVEL E CARÁTER ILIBADO.

  • jamil de paula ramos | Sexta-Feira, 11 de Junho de 2010, 11h20
    0
    0

    Conheço Dr. Samuel de longa data.Vibrei com sua indicação para o TRE.Com a indicação de homens probos como Dr. Samuel tenho certeza que o TRE/MT deixará de ser manchetes nos notíciários de novos e tristes episódios como o de venda de sentenças.

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.