Judiciário

Sábado, 25 de Maio de 2019, 15h:58 | Atualizado: 25/05/2019, 16h:18

adoção tardia

Escola do MPE debaterá visibilidade de crianças e adolescentes aptos à adoção

Assessoria

Joelson de Campos Maciel

O diretor da FESMP e promotor de Justiça Joelson de Campos Maciel em entrevista

A Escola Superior do Ministério Público (FESMP-MT) realizará um debate – em data a ser agendada - sobre a visibilidade das crianças e adolescentes aptos à adoção por meio de novas tecnologias. No Dia Nacional da Adoção (25), o diretor e promotor de Justiça Joelson de Campos Maciel destaca a necessidade de suscitar questionamentos sérios e aprofundados a respeito.

“A sociedade precisa ser esclarecida da importância de dar visibilidade às crianças num mundo guiado pela tecnologia, onde só tem valor quem tem utilidade econômica. Às vezes, um cachimbo é só um cachimbo, como diria Freud (pai da Psicanálise). Ou seja, as pessoas querem ver o que não existe”, pontuou.

Tempo de apaziguamento

Para o professor da Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande (MS) e pós-doutor em Estudos Culturais, Josemar de Campos Maciel, o ponto fundamental é tornar a visibilidade um tema para debates.

“As crianças não estavam sendo expostas, nem como escravos e nem como pets para serem adotadas. Elas já estavam num processo e o ponto chave era dar visibilidade a uma questão para a qual a sociedade brasileira é insensível. Parecia haver uma batalha interinstitucional totalmente desnecessária. Infelizmente, houve deturpação de imagens e informações que criou um debate que não existe. Este é um momento em que a sociedade precisa de cura, de lenitivo, de tranquilidade, de apaziguamento e não de mais lenha na fogueira”.

Josemar Maciel é mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1999) e em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1993); doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). É professor orientador do Mestrado em Desenvolvimento Local, Programa Master em Desenvolvimento Territorial Sustentável (Master STEDE) Erasmus Mundus/Erasmus Plus e Licenciatura em Filosofia.

A polêmica

A ideia do debate surgiu a partir da polêmica provocada com o II Desfile Adoção na Passarela realizado pela Associação de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) e a Comissão da Infância e Juventude da OAB-MT em um shopping de Cuiabá, com autorização judicial.

Conforme os organizadores, as crianças e adolescentes foram consultados, desfilaram acompanhados de adultos e a ideia era estimular a “adoção tardia”, ou seja, dar visibilidade aos maiores de cinco anos e que ficam mais tempo nas Casas Lares por não preencher o perfil da maioria dos pretendentes à adoção.

A Escola Superior manifestou-se e defendeu ações positivas para fomentar a adoção.

Números

Segundo o Cadastro Nacional da Adoção (CNA), até o dia 23 de maio, havia 45.997 pretendentes e 9.526 crianças aptas para adoção no Brasil. Entre os pretendentes, apenas 6,6% incluem a possibilidade de adotar crianças acima de 8 anos. Contudo, das crianças aptas, 5.586 possuem idade entre 9 e 17 anos, o que representa 58,6% do total de crianças cadastradas.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

Júlio, do DEM, vê boa gestão de EP

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), uma das lideranças históricas do DEM, foi "apertado" nesta sexta, em entrevista a Antero de Barros, na rádio Capital FM, especialmente sobre o fato do ex-governador e ex-senador demonstrar simpatia e apoiar a gestão do prefeito Emanuel, enquanto outros do partido...

Empresário ensaia de novo em ROO

 luizao_curtinha400   Em Rondonópolis, o empresário Luiz Fernando de Carvalho, o Luizão, dono da Agro Ferragens Luizão, ensaia mais uma vez disputar a prefeitura. Como a sua pré-candidatura não é considerada novidade, ele é visto como uma espécie de "cavalo paraguaio", que tem arrancada...

2 governistas prontos para a briga

chico2000_curtinha400   O prefeito Emanuel tem 2 aliados de primeira hora na Câmara que não resistem a uma provocação. Tratam-se de Renivaldo Nascimento (PSDB) e Chico 2000 (foto), do PL. Sabendo do estopim curto, os vereadores de oposição, especialmente Diego e Abílio, não perdem a chance de...

Niuan agora sob rédeas do Podemos

niuan ribeiro curtinha 400   O vice-prefeito Niuan Ribeiro, agora no Podemos, se torna obrigado, conforme exigência estatutária, a contribuir com 5% dos R$ 15 mil que recebe mensalmente . Ou seja, vai ter que repassar R$ 750 para o seu novo partido. Considerado um partido com novas concepções, regras e exigências, o...

Efeito-senado e briga no ninho tucano

carlos-avalone_curtinha400   O deputado estadual Carlos Avalone não tem certeza de que o acordo pré-estabelecido para ele se tornar presidente do PSDB-MT, a partir de fevereiro, ou seja, daqui 5 meses, será cumprido. Pela costura entre a cúpula tucana, Paulo Borges renunciaria à presidência, abrindo assim...

Pivetta vai despachar em 2 gabinetes

otaviano pivetta 400 curtinha   O governador em exercício a partir desta quinta, empresário Otaviano Pivetta (foto), vai dividir o tempo no Palácio Paiaguás pelos próximos oito dias despachando em dois gabinetes. Ora sentará na cadeira do titular Mauro Mendes, que viajou numa comitiva para a Bolívia,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.