Judiciário

Sexta-Feira, 16 de Agosto de 2019, 18h:07 | Atualizado: 16/08/2019, 18h:15

FEMINICÍDIO

Ex-candidato a vereador é condenado a 22 anos de prisão por matar a ex em Sorriso

Reprodução

Irm�o Antonio

Antônio Cláudio da Silva Santos, conhecido como Irmão Antonio é ex-candidato a vereador

O ex-candidato a vereador em Sorriso Antonio Claudio da Silva Santos, conhecido como Irmão Antonio, foi condenado a 22 anos e seis meses de prisão por assassinar Mary Célia Freita Soares Santos, de 37 anos. Ela era ex-esposa de Antonio e foi morta na madrugada 10 de dezembro de 2016 a facadas enquanto dormia.

Antonio foi julgado pelo Júri Popular, composto por sete cidadãos convocados pelo Tribunal de Justiça. O Ministério Público Estadual (MPE) acusou o ex-candidato por homicídio quadruplamente qualificado. A defesa, por sua vez, negou a qualificadora do emprego de meio cruel. Em auto-defesa, o ex-candidato alegou ter matado a mulher por tê-la encontrado com outra pessoa.

Os membros do júri reconheceram, por maioria, a autoria do crime, não absolveram o acusado e não reconheceram a incidência de privilégio pelo argumento de suposta traição. Eles ainda reconheceram as qualificadoras motivo torpe, de uso de meio cruel e entenderam que o ex-candidato agiu com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.

De acordo com as investigações, Antonio não aceitava a separação de Mary Célia. Ele tinha as chaves da casa e entrou de madrugada no local, foi até a cozinha buscar uma faca e matou a mulher, que dormia na cama ao lado dos dois filhos do casal. As crianças presenciaram o crime.

Apesar de não ter ficado em silêncio durante o julgamento, a juíza Emanuelle Chiaradia Navarro, da 1ª Vara Criminal de Sorriso, não reconheceu a confissão de Antonio.

“No presente caso o acusado optou expressamente por não ficar em silêncio, apresentando, porém, uma confissão 'manca', não podendo esta juíza presidente permanecer inerte à visível dissimulação do acusado, alegando ter agido após encontrar a vítima com outro homem, em patente tentativa de faltar com a verdade perante esta magistrada e jurados”, justificou.

Inicialmente, a pena havia sido de 15 anos de prisão. Por ter cometido o crime mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, por meio cruel e por ter agido contra mulher (feminicídio), no âmbito de violência doméstica, a magistrada aumentou a pena em sete anos e seis meses, resultando nos 22 anos e seis meses finais.

O fato de o crime ter sido cometido contra a cônjuge foi considerado como agravante pela magistrada, mas ela ponderou “incidir em odioso bis in idem aplicá-la, quando já reconhecida a qualificadora do feminicídio”.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Matéria(s) relacionada(s):

EP cita 4 pela força do MDB em Cuiabá

rafael bastos 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro disse neste sábado, no encontro do MDB, que acabou atraindo a presença de representantes de outros 12 partidos, que a agremiação emedebista foi construída e ganhou força e espaço na Capital graças aos filiados históricos Rafael...

Júlio, do DEM, vê boa gestão de EP

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), uma das lideranças históricas do DEM, foi "apertado" nesta sexta, em entrevista a Antero de Barros, na rádio Capital FM, especialmente sobre o fato do ex-governador e ex-senador demonstrar simpatia e apoiar a gestão do prefeito Emanuel, enquanto outros do partido...

Empresário ensaia de novo em ROO

 luizao_curtinha400   Em Rondonópolis, o empresário Luiz Fernando de Carvalho, o Luizão, dono da Agro Ferragens Luizão, ensaia mais uma vez disputar a prefeitura. Como a sua pré-candidatura não é considerada novidade, ele é visto como uma espécie de "cavalo paraguaio", que tem arrancada...

2 governistas prontos para a briga

chico2000_curtinha400   O prefeito Emanuel tem 2 aliados de primeira hora na Câmara que não resistem a uma provocação. Tratam-se de Renivaldo Nascimento (PSDB) e Chico 2000 (foto), do PL. Sabendo do estopim curto, os vereadores de oposição, especialmente Diego e Abílio, não perdem a chance de...

Niuan agora sob rédeas do Podemos

niuan ribeiro curtinha 400   O vice-prefeito Niuan Ribeiro, agora no Podemos, se torna obrigado, conforme exigência estatutária, a contribuir com 5% dos R$ 15 mil que recebe mensalmente . Ou seja, vai ter que repassar R$ 750 para o seu novo partido. Considerado um partido com novas concepções, regras e exigências, o...

Efeito-senado e briga no ninho tucano

carlos-avalone_curtinha400   O deputado estadual Carlos Avalone não tem certeza de que o acordo pré-estabelecido para ele se tornar presidente do PSDB-MT, a partir de fevereiro, ou seja, daqui 5 meses, será cumprido. Pela costura entre a cúpula tucana, Paulo Borges renunciaria à presidência, abrindo assim...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.