Judiciário

Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 09h:35 | Atualizado: 26/03/2014, 15h:59

punição

Ex-presidente está preso na mesma cela em que fica Henry - acompanhe


e Patrícia Sanches

O ex-presidente da Câmara de Cuiabá, João Emanuel (PSD), foi preso na manhã de hoje (26) pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). O social-democrata é investigado na Operação Aprendiz, deflagrada em novembro do ano passado e que apura esquema de desvio de dinheiro público por meio de fraude em licitação em compras realizadas no Legislativo. A detenção foi autorizada pela juíza da Vara Especializada do Crime Organizado de Cuiaba, Selma Rosane Santos Arruda, onde tramita ação contra o parlamentar.

Conforme o MP, além do ex-presidente, outras três pessoas também tiveram os mandados de prisão expedidos pela Justiça, que estão sendo cumpridos nesse momento. João Emanuel, por sua vez, é levado para a sede da Polinter em Cuiabá. O pedido foi feito pelos promotores Marco Aurélio de Castro, Samuel Frungilo, Arnaldo Justino, Marcos Reginold e Ana Cristina Bardusco.

Conforme a denúncia do MP, o social-democrata é acusado de cometer fraudes à frente da Câmara de Cuiabá, desviando recursos para pagar dívidas de campanha e fazer caixa para 2014. Para conseguir o dinheiro, ele buscou recursos junto a Caio Cesar Vieira Freitas, apontado como agiota. Como garantia, o ex-presidente promovia a falsificação de escrituras de terrenos, usando nome de terceiros, como o do seu “braço direito”, Amarildo dos Santos. O parlamentar nega e garante que é inocente.

Às 10h05 - Braço direito de presidente é preso

Acaba de ser preso Amarildo dos Santos, apontado como braço direito de João Emanuel e que, segundo o MP, ajudava nas falsificações de documentos. Ele é acusado das práticas de crime de organização criminosa; de uso de documento público falso; de falsidade ideológica e estelionato. Está sendo encaminhado para Penitenciária Central do Estado.

Segundo as investigações, a pedido de João Emanuel, coube a Amarildo buscar Pablo Dutra, que possui dois terrenos baldios para cooptá-lo na falsificação. Como garantia, o “fiel escudeiro” de João Emanuel propôs a Pablo, que também é proprietário da Gráfica Propel, contratá-lo para a produção de materiais gráficos na campanha de 2014. “Com a posse dos documentos, Amarildo e Pablo vão até o cartório do 2º Ofício, em Várzea Grande, sob orientação de João Emanuel, falsificam a procuração, para passar a posse dos terrenos para nome do agiota Caio Freitas. Para que isso fosse possível, Pablo fradou a assinatura da própria mãe, Ruth Hércia da Silva Dutra”, diz um trecho da ação do MP.

  O problema é que o agiota descobriu que havia problemas com a escritura e, com medo de perder o dinheiro que repassou a João Emanuel, mandou dois seguranças de sua empresa pressionar Amarildo e Pablo. Diante disso, Ruth  da Silva Dutra, que filmou o ex-presidente supostamente ensinando como draudava as licitações, descobre a falsificação e ameaça entrar na Justiça para anular a transferência - veja aqui

Às 10h23 - Emanuel está na Polinter e aguarda chegada de delegado

João Emanuel já está na sede da Polinter. O parlamentar entregou seus pertences aos agentes e, nesse momento, aguarda em um corredor a chegada do delegado responsável para prestar depoimento. Do lado de fora do prédio, é possível vê-lo.

Às 10h36 - Delegado chega para receber ex-presidente

Delegado Elias Miguel Daeher acaba de chegar ao local. "Vim para cumprir a lei", se limitou a dizer para os jornalistas que estão no local. Ele adiantou, entretanto, que, agora, aguarda que a defesa de João Emanuel chegue para comprovar se ele tem ou não ensino superior. O social-democrata é bacharel em direito, por isso, deve ficar na Polinter. No caso de Amarildo, o procedimento deve ser similar. Não se sabe ainda, no entanto, o grau de escolaridade dele.

Às 10h52 - Advogado de Emanuel chega ao local

O Advogado de João Emanuel já está na sede da Polinter. Em entrevista ao Rdnews, minutos antes de chegar até o local, o jurista informou que vai ingressar ainda hoje (26) com um pedido de habeas corpus. A defesa alega que está perplexa com a prisão, especialmente porque o parlamentar sempre esteve à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos. Mahon diz não entender qual o fundamento da detenção. “Porque prender? De que maneira ele vai atrapalhar as investigações?”, questiona.

Critica ainda a atuação do MP. “Essa é uma prática de desmoralização da pessoa, o que prejudica o julgamento perante à Justiça. É uma prática anti-ética. Parece que o Ministério Público não quer resolver o problema, mas desmoralizar a pessoa”, afirma. 

Às 11h41 - Ex-presidente da Câmara está preso na mesma cela que Henry

João Emanuel já foi "acomodado" dentro da Polinter, conforme a assessoria da secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o social-democrata está na mesma cela em que dorme o ex-deputado federal Pedro Henry, condenado no escândalo do Mensalão. Henry, entretanto, só chega ao local no início da noite, por isso, João Emanuel está sozinho neste momento. O vereador teve a prisão preventiva decretada. O advogado dele, Eduardo Mahon, em entrevista à imprensa, garantiu que vai ingressar com um HC e, adianta, que pode solicitar que o parlamentar seja transferido para o Corpo de Bombeiros, invocando a prerrogativa de prisão em sala de Estado Maior.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Jackson | Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 22h51
    0
    0

    Sinceramente estou começando a acreditar que o Brasil tem jeito SIM!!!! PARABÉNS ao Ministério Público de Mato Grosso.

  • Zé Poxoréo | Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 17h05
    1
    0

    Agora sim, com esse intensivozinho o aprendiz sairá craque!

  • Marcos | Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 14h45
    0
    0

    Marcos, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • brenno | Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 12h33
    1
    1

    prenderam o "Aprendiz"...agora só falta "Professor"....

  • Gilberto | Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 12h01
    0
    0

    Gilberto, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Moreira | Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 11h47
    0
    0

    Moreira, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • antonio carlos | Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 11h12
    9
    3

    Alguém explica para o Mahon aí, que estão prendendo o cara, porque o cara cometeu ilícitos penais, somente por isso.

  • JOAO | Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 11h06
    0
    0

    QUAL TIPO DE PRISÃO, TEMPORÁRIA, PREVENTIVA, FOI PQ A FITA DA GRAVAÇÃO SUMIU DO INQUÉRITO?

  • Gilberto | Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 10h33
    0
    3

    Que bom! Agora, três jornalistas assinam a matéria e não foram capazes de verificar a grafia de trâmita?

  • euripedes | Quarta-Feira, 26 de Março de 2014, 10h11
    7
    3

    agora falta o jose riva pra dar moralidade a familia matogrossense!

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

Prefeitos têm de trocar apadrinhados

kleber varzea grande 400 curtinha   Com a decisão do TJ-MT de considerar inconstitucional controlador-geral das prefeituras fora dos quadros efetivos de auditor municipal, muitos prefeitos terão de exonerar seus indicados políticos, vindo a escolher profissionais de carreira, assim como já se tornou prática na...

Controlador-geral agora só de carreira

angelo 400 curtinha   Uma decisão desta quinta do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira (foto), acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios...

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

MDB em clima de racha em Tangará

joao jose 400 curtinha   Em Tangará da Serra, o MDB enfrenta racha. O prefeito Fabio Junqueira, com apoio de filiados históricos, quer lançar à sucessão municipal o seu secretário de Infraestrutura e antigo gestor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres, sobrinho do ex-vereador Daniel...

Advogados disputam cadeira no TJ-MT

andre pozetti 400 curtinha   É extensa a lista de advogados que estão se movimentando, nos bastidores, para a cadeira vitalícia de desembargador do Tribunal de Justiça, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB/MT. Caberá ao Colégio de Conselheiros da Ordem, composto por 33 advogados,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.