Judiciário

Quinta-Feira, 29 de Agosto de 2019, 15h:21 | Atualizado: 29/08/2019, 15h:32

Galli ainda espera absolvição no TJ-MT ou novo julgamento em caso de homofobia

Jacques Gosch

Marcos Rachid e Victorio Galli

O advogado Marcos Rachid e ex-deputado Victório Galli, em entrevista na sede do Rdnews

A defesa do ex-deputado federal Victório Galli (Patriota), que ingressou com ação rescisória junto ao Tribunal de Justiça (TJ) na tentativa de reverter a condenação por danos morais coletivos na ordem de R$ 100 mil, em razão de declarações consideradas homofóbicas,  espera que a sentença de primeiro grau seja anulada pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. A relatora pode absolver o réu ou determinar que a ação, que já transitou em julgado, retorne para primeira instância e seja novamente instruída.

 O advogado Marcos Rachid, que patrocina a defesa de Galli, afirma que seu cliente foi condenado em julgamento antecipado e  sem provas. Segundo ele, a juíza Célia Regina Vidotti utilizou somente a petição da Defensoria Pública de Chapada dos Guimarães para condenar Galli sem levar em conta o Código de Processo Civil e o Código de Processo Penal.

“Os antigos advogados do Victório Galli  apenas contestaram a questão da  Liberdade de Expressão. A juíza entendeu que já poderia fazer o julgamento antecipado, sendo que Galli  era um deputado federal. Qual era a prova para fazer o julgamento antecipado? Só a petição da Defensoria? Eu entendo que não. O Código de Processo Civil e Código de Processo Penal proíbem  julgamento surpresa, sem ouvir a parte acusada. Esse foi o julgamento do Galli em primeira instância. É uma crítica jurídica com respeito à julgadora”, declarou Rachid.

Além disso, o advogado explica que mesmo com o processo transitado em julgado, é possível reverter à condenação. Por isso, a ação rescisória.

 Ao alegar ao TJ que foi cerceada a defesa, Rachic juntou nova prova. No caso, documento emitido pela Câmara dos Deputados comprovando que Galli votou favorável ao Estatuto da Família, que inclui a União Vital e garante direitos civis e patrimoniais a pessoas do mesmo sexo que se unem.

Nesta semana, foi divulgado que a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento de recurso do ex-deputado, que tenta reverter a decisão de primeira instância.

A ação

A ação foi movida pela Defensoria Pública de Chapada dos Guimarães em março de 2017. Galli alegou ter feito estudos profundos para concluir que a Disney e o Mickey fazem apologia ao "homossexualismo", termo considerado preconceituoso em relação à comunidade LGBTI. O então deputado também ligou outros personagens da Disney a uma suposta trama para “enganar” crianças e torná-las gay.

De acordo com Rachid, Galli não é homofóbico porque não discrimina homossexuais. Para o advogado, seu cliente apenas emite opiniões e condena práticas como vilipendio a símbolos religiosos que, segundo ele, ocorreriam em manifestações LGBTI, por exemplo.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • andre | Sexta-Feira, 30 de Agosto de 2019, 09h50
    0
    1

    VAI BESTA,

  • ungarete paz da silva | Quinta-Feira, 29 de Agosto de 2019, 17h48
    3
    2

    Cadê o machão, agora? Simples faça o pagamento. Os enrustidos são os piores seres na face da terra!

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

Pesquisa derruba discurso de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O resultado da pesquisa Analisando, que traz Emanuelzinho com boa vantagem nas intenções de voto sobre todos os pré-candidatos a prefeito de Várzea Grande, está provocando uma reviravolta nos bastidores. Os dados vieram a público nesta quinta, em publicação no...

Tucano dá título a Bolsonaro em Sinop

dilmair callegaro 400 curtinha   O presidente Jair Bolsonaro, que comanda o país desde janeiro do ano passado, irá receber o título de Cidadão Sinopense, mesmo sem previsão de pisar os pés, por enquanto, ao município considerado Capital do Nortão. A homenagem partiu do vereador do PSDB Dilmair...

Ação pró-Thiago, mas Luizão resiste

carlos bezerra 400   Com uma pesquisa debaixo do braço, cujo resultado traz Thiago Silva na dianteira na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, inclusive na frente do prefeito Zé do Pátio (SD), o MDB de Carlos Bezerra (foto) tenta convencer o empresário Luizão (PRB) a recuar para apoiar o...

Padrinho político de Fabio a prefeito

mauro mendes 400 curtinha   Após se reunir com o governador Mauro Mendes (foto) na sexta (14), o suplente de senador Fabio Garcia, presidente regional do DEM, deve oficializar sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Fabinho quer discutir com Mauro, que é seu padrinho político, o arco de aliança e...

4 ex-prefeitos se juntam em Chapada

gilberto mello 400 curtinha   Considerado nome mais forte da oposição, Gilberto Mello (foto), do PL, lançou sua pré-candidatura à sucessão em Chapada dos Guimarães com apoio de nada menos que três ex-prefeitos, fora ele próprio, que administrou o município entre 2005 e 2008....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.