Judiciário
Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020, 09h:43 | Atualizado: 23/11/2020, 14h:19
Governador vai ao STF para que possa conceder terras sem a autorização da AL
Airton Marques
Rodinei Crescêncio

O governador Mauro Mendes em evento que marcou retomada das obras do Hospital Geral, em Cuiabá; ele aponta inconstitucionalidade de artigo
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve analisar pedido do governador Mauro Mendes (DEM) para suspender artigo da Constituição estadual que obrigado o governo a pedir autorização da Assembleia para a alienação ou concessão de terras públicas.
A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) foi proposta em 18 de novembro e também é assinada pelo procurador-geral Francisco de Assis Lopes.
Na ação, Mauro ressalta que a concessão de título e de terras públicas à pessoa física ou jurídica só não precisa passar pela análise dos deputados em caso de reforma agrária. Segundo o governador, o artigo da Constituição estadual (327) é inconstitucional, pois viola o princípio da separação dos poderes, garantido na Constituição federal.
“Com efeito, o procedimento para a alienação ou a concessão de terras públicas situa-se no contexto de determinada política pública desenvolvida pelo ente federado titular dessas terras, de modo que constitui exercício de matéria tipicamente afeta ao Poder Executivo. A alienação ou a concessão de terras públicas constituem meros atos executivos situados no contexto de programas definidos com a participação do Poder Legislativo. Constituem, por tanto, mera aplicação das hipóteses gerais e abstratas constantes de comandos normativos”, diz trecho da ação proposta pelo estado.
O governador requer que o STF aceite a ação e, de forma imediata, suspenda tal artigo e que a decisão tenha efeito retroativo.
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
Leninha | Terça-Feira, 24 de Novembro de 2020, 09h0530
Doar pra quem? Pra que? Basta de tanta destruição do nosso Cerrado e Pantanal, o calor nos matando e eles ricos ,no ar condicionado.
-
Alex r | Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020, 12h5070
Não pode doar nada ! Propriedade do governo é do governo! O senhor e nem ninguém deve Doar o que é da sociedade!
-
alexandre | Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020, 10h04120
vai doar tudo pro bilionario Agro..
Confira também:
- Janeiro de 2021
-
Judiciário / COVID-19
MP de VG quer acompanhar de perto vacinação contra Covid-19 para evitar "fura fila"
-
Judiciário / CORONAVÍRUS
Região Oeste de MT pode ter falta de oxigênio e MPF notifica prefeituras
-
Judiciário
MPF notifica prefeituras e investiga se houve "fura fila" na região de Barra
-
Judiciário / CASO ALPHAVILLE
TJ nega liberdade à adolescente que matou amiga com tiro no Alphaville
-
Judiciário / AÇÃO POPULAR
Advogado entra com ação para suspender aumento de salários e VI dos vereadores