Judiciário

Terça-Feira, 30 de Maio de 2017, 13h:52 | Atualizado: 30/05/2017, 19h:11

Guizardi "entrega" Leitão e Alan e confirma esquema confira como foi

Os empresários Giovani Bellato Guizardi e Luiz Fernando da Costa prestam depoimento na tarde desta terça (30), na 7ª Vara Criminal de Cuiabá acerca da ação penal oriunda da Operação Rêmora 3, denominada Grão Vizir, deflagrada em dezembro de 2016.

Na ocasião, foi decretada a prisão preventiva do empresário Alan Malouf, dono do buffet Leila Malouf. Ele foi citado na delação premiada de Giovani como financiador do suposto caixa 2 da campanha do governador Pedro Taques (PSDB), em 2014. O empresário teria tentado recuperar o dinheiro com fraudes na secretaria estadual de Educação (Seduc).

Conforme Guizardi, o empresário teria doado R$ 10 milhões à campanha de Taques e, em contrapartida, recuperaria esse dinheiro por meio de propina. Os encontros para organizar o esquema de repasses de verba ilícita ocorreriam no Buffet Leila Malouf, cujo empresário é dono.

INÍCIO
ANTERIOR
1 de 3
Atualização Automática: LIGADA | DESLIGADA
  • 14h:36

    Com isso, a oitiva de Luiz Fernando é finalizada.

  • 14h:36

    Ao se recusar a reduzir a propina Giovani sugeriu que Luiz Fernando montasse uma comissão para representar os empresários, detalha o colaborador.

  • 14h:33

    Luiz não concordou com a taxa e, em seguida, Giovani solicitou uma nova reunião, na qual disse aceitar reduzir o valor para 3%.

  • 14h:31

    Luiz Fernando reconta a versão sobre ter marcado um encontro com Giovani, no edifício denominado Avanti, no qual foi informado que os assuntos referentes aos pagamentos das medições feitas nas obras contratadas pela Seduc, eram para ser tratados com ele e deveria pagar uma taxa de 5% para que a empresa conseguisse operar dentro da secretaria.

     

  • 14h:31

    Ele relembra que a exigência era "recebeu [a medição], pagou [propina]".

  • 14h:26

    Ele nega ter tratato de propina com Permínio. Explica ainda que nenhuma vez foi informado da destinação da propina.

  • 14h:24

    À magistrada, o delator explica que foi abordado inicialmente por Fábio Frigeri. Conta que já possuia créditos a receber da Seduc antes dessa abordagem.

  • 14h:22

    Luiz Fernando é apontado como o líder do grupo de empresários que participava de esquema em fraude de licitação na Seduc. Ele ratifica o que disse em depoimento ao Gaeco.

  • 14h:21

    O delator resume como era composta a organização criminosa.

  • 14h:20

    Tem início a oitiva de Luiz Fernando da Costa.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Secretário, furtos e a incompetência

rodrigo metello 400 curtinha   O secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Rodrigo Metello (foto), filiado ao MDB e pré-candidato a vereador, corre risco de ser acionado na Justiça por centenas de pessoas que tiveram motocicletas apreendidas e que depois acabaram furtadas do Pátio Rondon. O local...

Vereador na base e críticas a Leonardo

leonardo 400 curtinha   Chico 2000, vereador pela Capital, assegura que não procede a informação de que o seu Partido Liberal irá romper com o prefeito Emanuel, não o apoiando à reeleição. Segundo ele, foi Leonardo Oliveira (foto), que participou na quarta de uma reunião do...

Embates sobre a cadeira da discórdia

selma arruda curtinha 400   A cadeira da senadora Selma Arruda (foto), que está cassada há um ano mas, mesmo assim, continua no cargo, vem dividindo opinião de vários líderes políticos, uns torcendo logo para a Mesa do Senado decretar a vacância para Carlos Fávaro assumir a vaga, outros...

PL avisa Chico que não apoiará EP

chico 2000 curtinha   O vereador Chico 2000 (foto), único do PL na Câmara de Cuiabá e governista de carteirinha, se mostrou  desconfortável politicamente quando foi informado nesta quinta que a legenda liberal não vai apoiar a reeleição do prefeito Emanuel, do MDB. O partido é comandado no...

Bolsonarista esperançoso no Patriota

roberto franca curtinha   Roberto França (foto) decidiu fazer uma aposta arriscada com vistas às urnas de outubro. Aos 71 anos, metade deles ocupando cargos eletivos, como de vereador, deputado estadual e federal e prefeito de Cuiabá, ele trocou um partido nanico por outro, do PV para o Patriota. A esperança do...

Ex-vereador abandona rei dos porcos

fernando morais 400 curtinha   Mesmo impedido de ser candidato, já que está inelegível por oito anos, o ex-vereador pela Capital Abílio Júnior segue se articulando politicamente, deixou o PSC e se filiou ao Podemos. Acabou dando de ombros para o empresário Fernando Morais (foto), o "rei dos porcos",...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.