Judiciário

Quarta-Feira, 02 de Junho de 2010, 20h:08 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:26

JUDICIÁRIO

JN explora venda de sentenças e Stábile é destaque; veja vídeo

   O escândalo envolvendo o desembargador Evandro Stábile, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, foi destaque do Jornal Nacional, da Rede Globo, nesta quarta (2). A reportagem mostra que o magistrado é investigado pelo Superior Tribunal de Justiça por suposto envolvimento num esquema de venda de sentenças no TRE. A OAB-MT pediu o afastamento de Stábile e do juiz eleitoral Eduardo Jacob, que também teria participação na comercialização de decisões.

   Os dois, junto com outros magistrados e advogados investigados pelo STJ, são acusados de exploração de prestígio, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva. Diante do escândalo, o desembargador tirou férias de 30 dias a partir desta terça, 1º de junho.

   Na matéria veiculada no Jornal Nacional foram mostradas as fotos que fazem parte do inquérito, onde Stábile aparece saindo de uma residência ao lado da segunda colocada nas eleições de 2008 em Alto Paraguai, Diane Alves (PR). Eles teriam negociado para que o TRE mantivesse o prefeito eleito Adair José afastado do cargo.

   Stábile nega qualquer envolvimento no caso. Segundo ele, as fotos foram tiradas quando ele deixava a casa de uma amiga. A presença de Diane no local, de acordo com o desembargador, foi apenas uma coincidência. "Eu estava lá e, sem meu conhecimento prévio, Diane chegou ao local", alega Stábile. Ele diz ainda que não vota nos julgamentos do TRE, salvo em caso de empate. "Eu não voto e nem influencio na decisão do pleno", justificou-se.

   Os indícios são muito fortes da existência de negociações paralelas para a obtenção de decisão judicial favorável", diz o presidente da OAB, Cláudio Stábile, ao defender o afastamento do presidente do TRE.

   De acordo com o MPF, que também pede a saída do desembargador do posto de presidente, há fortes indícios quanto à existência de um grupo de pessoas associado em torno de uma estrutura organizada, perene e com predisposição comum de meios objetivando a prática criminosa, notadamente a suposta manipulação de decisões judiciais, mediante exploração de prestígio e corrupção ativa e passiva. Contatos diários dos integrantes do grupo, sempre a tratar da possibilidade de influenciar em decisões judiciais, demonstra a regularidade e a constância das atividades empreendidas.

------------------------------------------
Clique aqui e confira o vídeo da reportagem exibida no JN

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • Giovani | Quinta-Feira, 10 de Junho de 2010, 13h08
    0
    0

    Sr. Ariel, a atitude do TJ é a mais correta, pois dessa forma o desembargador não utilizará de seu cargo para interferir nas investigções. Além disso, o TJ tem a obrigatoriedade de conceder férias após um ano do seu vencimento. Portanto, mais dia, menos dia seria obrigado a concedê-las.

  • ariel filho | Sexta-Feira, 04 de Junho de 2010, 17h10
    0
    0

    Não sou advogado, mas achei interessante o Tribunal de Justiça conceder férias ao Desembargador nesse momento. Férias é de lei, mas é também conveniência e oportunidade, isto é, há o direito às férias, desde que não haja prejuízo ao interesse público. Considerando está o Desembargador sob suspeita e respondendo procedimento administrativo, como pôde receber o benefício? Mato Grosso tá feio heim...

  • joão | Quinta-Feira, 03 de Junho de 2010, 12h51
    0
    0

    joão, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • marcelo | Quinta-Feira, 03 de Junho de 2010, 12h02
    0
    0

    marcelo, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • manoel | Quinta-Feira, 03 de Junho de 2010, 10h52
    0
    0

    KAROL,CONCORDO COM VOCE E ACHO QUE DEVERIA INVESTIGAR TODAS ELEIÇOES REALIZADAS EM MT E VERÍAMOS A QUANTIDADE DE FRAUDES ELEITORAIS A FAVOR DE CACIQUES .CAIRIA MASCARAS DE MUITOS POLITICOS .

  • Selézia | Quinta-Feira, 03 de Junho de 2010, 10h43
    0
    0

    foi pro poço...Stábile

  • Maneporrete | Quinta-Feira, 03 de Junho de 2010, 10h01
    0
    0

    O mano Aroeira saiu-me com essa máxima;A JUSTIÇA AQUI EM MATO GROSSO ALÉM DE CEGA,TEM O NARIZ ENTUPIDO. ENTROU NO MEIO DA FOSSA E NÃO SENTE O CHEIRO,MESMO CERCADA DE MERDA.Esse mano Aroeira tem cada uma...

  • Márcio | Quinta-Feira, 03 de Junho de 2010, 08h07
    0
    0

    Menininho vaidoso esse Evandrinho. Conseguiu até aparecer no Jornal Nacional. Isso é pra poucos. Parabéns por conseguir um de seus objetivos pessoais!

  • João Carlos | Quinta-Feira, 03 de Junho de 2010, 07h25
    0
    0

    ISSO E VERGONHOSO PARA O NOSSO ESTADO, QUE NÃO SAI DOS NOTICIARIOS NACIONAIS COM JUIZES, PROMOTORES E POLÍTICO EMVOLVIDOS EM ROUBOS E MAIS ROUBOS. E COMO FICA A POPULAÇÃO. ELEITORES TOMEM CUIDADO AO VOTA. ALIAS, ESTÁ DIFICIL ATÉ VOTAR COM ESSAS VENDAS DE SENTENÇAS.

  • Karol | Quinta-Feira, 03 de Junho de 2010, 05h03
    0
    0

    AGORA TEMOS A CERTEZA QUE NAO SE TRATA SOMENTE DE VENDA DE SETENÇA, GOSTARIA TAMBEM QUE O MP E A PF, INVESTIGASSE A VENDA DE ELEIÇAO, POIS TODAS AS ELEIÇAO TEM SURPRESA, ESSAS URNAS SAO MAQUIADAS PELO TRE, JA VENHO DITO ISSO A ALGUM TEMPO.. FIQUE DE OLHO..

Diretório do Podemos-VG dissolvido

mara podemos curtinha 400   A direção estadual do Podemos, sob o deputado José Medeiros, destituiu o diretório municipal de Várzea Grande e anulou o encaminhamento para apoio a Kalil Baracat a prefeito. Agora sob comando provisório da professora Wilcimara Carnelós, a Mara (foto), que está na...

Silvio provoca debandada no PTB-VG

silvio fidelis 400 curtinha   Silvio Fidélis (foto), afilhado político de Chico Galindo e que se tornou fiel escudeiro da prefeita várzea-grande Lucimar Campos, de cuja gestão é secretário de Educação, provocou debandada geral no PTB local. Inconformado com a decisão de Emanuelzinho de...

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.