Judiciário

Segunda-Feira, 01 de Novembro de 2010, 11h:31 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:28

EXCLUSIVO

Juiz aproveita visita do ministro Mendes e manda afastar prefeito

Erival Capistrano (PDT)   O juiz da 7ª Zona Eleitoral de Diamantino, Luiz Fernando Voto Kirche, determinou o afastamento do prefeito Erival Capistrano (PDT), que será notificado sobre a decisão somente na quarta (3), após o feriado prolongado. O curioso é que a sentença do magistrado foi dada neste final de semana, justamente no período em que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, estava na cidade, que é seu domicílio eleitoral.

   A família de Mendes tentou emplacar o nome de Juviano Lincoln na Prefeitura de Diamantino em 2008, mas Capistrano saiu vencedor no embate. Depois disso, não faltaram manobras para que o pedetista perdesse o cargo. Ele teve o mandato cassado pela primeira vez em março de 2009, apenas dois meses após ser empossado, sob a acusação de irregularidades em doações na campanha. O grupo de Lincoln, que conta com o apoio do ex-prefeito Chico Mendes, irmão de Gilmar Mendes, ingressou com uma representação contra o pedetista, que culminou em sua cassação.

   Capistrano reverteu a decisão e voltou ao cargo em 23 de junho, quando o TRE acatou, por unanimidade, um recurso impetrado pelo PDT. O então presidente Evandro Stábile suspendeu, em 18 de agosto, por meio de uma medida cautelar, os efeitos da decisão do Pleno. Assim, Lincoln reassumiu o cargo. Stábile foi afastado do comando do TRE sob a acusação de encabeçar um esquema de venda de sentenças no Estado. O desembargador Rui Ramos assumiu o posto e, numa decisão polêmica, derrubou a liminar do antecessor e reconduziu Capistrano ao cargo.

 


 

Postar um novo comentário

Comentários (27)

  • eduardo | Sexta-Feira, 05 de Novembro de 2010, 18h38
    0
    0

    Safadeza, isso sim. Vejamos, por um lado o todo poderoso, Gimar Mendes, Por outro Lado, a população de Diamantino, dai muitos vem e dizem que o Pais e democrata e que o povo tem poder, KKKK, queria saber de onde o povo tem poder, apenas uma pessoa manda e desmanda na cidade, alias, no judiciario inteiro, e o povo fala mas nao pode fazer nada, BRINCADEIRA HEIN GILMAR!!! teria que ser imparcial, se fosse seu Irmao que Estivesse passado por isso,vc nem mexeria os palitos nao é mesmo?? Já que é pra ser assim, fizessem outra eleição, assim como aconteceu em outros municipios que tiveram essa mesma situação. Palhaçada Hein GILMAR. mas por um outro lado eh bom pra o Povo de Diamantino aprender a nao vender votos, e nem ficar adesivando carros a troco de combustivel, como aconteceu nas ultimas eleições, todo mundo viu e vê....kkk PALMAS pra impunidade e pra pouca vergonha que esta alojada em Diamantino, vcs eleitores merecem, mas a cidade nao!!! a cidade é digna de ser respeitada!!

  • jucilene | Quinta-Feira, 04 de Novembro de 2010, 16h38
    0
    0

    Vergonha será que Lincoln sabe o que é isso, não sei como ele consegue olhar para as pessoas, pois não foi eleito, e quando esteve na prefeitura conseguiu pagar todas as suas contas particulares é bom o ´salário de Prefeito né ! enquanto isso o Erival e a Sandra já gastaram mais que ganharam para ficar onde é de direito, estão tirando dinheiro honesto que deveria ser envestido nos filhos, mas não tudo para o bem estar da população e o pior é que até alguns companheiros não estão reconhecendo isso Força SANDRA vc já mostrou que tem muuuuuuita coragem que é verdadeira, que não vive de aparência e não ia ser agora. desistir.

  • Carina | Quarta-Feira, 03 de Novembro de 2010, 22h22
    0
    0

    Vergonha de ser Diamantinense não tenho, mais sim de perceber como as pessoas são bairrista e querem a todo custo defender um gestor como este que estava no cargo, que além de ter que prestar contas com a justiça eleitoral no periodo que esteve na prefeitura NÃO FEZ NADAAAA!!!! Pode ter sido mais votado na eleição, mais os meios que utilizou para isto não foi licito!!!!!

  • Claudio | Quarta-Feira, 03 de Novembro de 2010, 11h20
    0
    0

    Desmoralizada esta cidade esta desmoralizada,concordo com todos os adjetivos que estao nos comentarios,sinto vergonha de dizer que sou diamantinensse.

  • Antonio | Quarta-Feira, 03 de Novembro de 2010, 11h17
    0
    0

    Parque é essa denominação que devemos dar para Diamantino PARQUE DE DIVERSAO e nos eleitores somos os bonecos,manipulados por essa turma que pensam so neles como pode um poder judiciario pela sexta vez em menos de dois anos mudar o prefeito da cidade, oque o leva a tomar essa atitude ele nao deveria pensar pelo bem estar da população,respeitar os votos?

  • Ana Paula Torres | Quarta-Feira, 03 de Novembro de 2010, 08h11
    0
    0

    Olha o circo ta armando em diamantino,palhaçada é elogio para oque acontece aqui,pra que votar se colocam quem eles querem na prefeitura,poca vergonha isso sim, que exemplo pro Brasil .se ate o presidente Lula em uma entrevista falou que O Tiririca esta certo e os juizes deveriam é sim respeitar os votos que ele teve,feio uma pessoa querer um cargo que por direito nao é seu ele se esquece que o povo ta de olho e nem pra presidente e bairro mais ele ganha, falo isso porque votei no Lincon mas com essas palhaçadas pode esquecer eu e mais um monte de pessoas se ele fosse as ruas e escutasse as opinioes dos outros

  • Jean robson | Quarta-Feira, 03 de Novembro de 2010, 07h40
    0
    0

    Caríssima Repórter, Respeito e sou defensora da liberdade de imprensa, entendo porém, que a liberdade passa necessariamente pelo crivo do respeito à verdade e pelo principio do contraditório, que consiste em ouvir as duas partes, ainda que seja para permanecer de um único lado. As mentiras e acusações feitas nessa reportagem, não é digna de ser considerada matéria jornalística, mas apenas e tão somente, um escrito, feito a mando de alguém desprovido de qualquer ética, moral, e que nunca passou nem mesmo por um cursinho de jornalismo, quanto mais por uma faculdade de jornalismo, pois um profissional formado, por mais medíocre que seja, teria tido pelo menos, a curiosidade de ouvir a outra parte, coisa que o RDNEWS, nunca fez. Escrevem o que convém, a quem não sei, mas com certeza não é com a verdadeira e nobre profissão de jornalista. Sei que não será publicada, ao argumento de conter ofensas, mas ofensa maior cometeu a repórter e quem mais permitiu, que fosse publicada, essa matéria infame e difamante. Sou Benedita Rosalina Pereira Advogada da Coligação autora da ação contra Erival Capistrano, com a qual vocês nunca buscaram falar, para confrontar as informações, que lhes são repassados. Com certeza a pessoa que repassou essa reportagem, sabe onde e como me encontrar, o que não e difícil, já que todos os endereços e telefones meus, constam do processo, do qual vocês falam. É de causar estranheça,esse seu comentario vem totalmente contra a atitude que tem em Diamantino,ou será que alguem esqueceu que é também responsavel´pela defesa do sr Marcio mendes,dono do "jornal,o divisor",. O mesmo que escolhe quais comentarios são postados em suas matérias.

  • maria das graças | Terça-Feira, 02 de Novembro de 2010, 14h33
    0
    0

    aqui em diamantino o voto da populaçao nao vale de nada ,para que votar,se quem ganhou nao pode ficar,estao brincando com a cara da populaçao diamantinense,entao porque nao fazer outra eleiçao e tirar os dois de uma vez,tem que parar com essa palhaçada de uma vez por todas nao aguentamos mais aqui.....

  • Luiz Fenando | Terça-Feira, 02 de Novembro de 2010, 13h59
    0
    0

    Prezada Dra. Benedita Rosalina, guarde seus argumentos para sua "ação"....as páginas deste sítio não é o judiciário. Só faltou deixar o número para contato e a área que é especialista. Tenha paciência!

  • Anastácia Amorim | Terça-Feira, 02 de Novembro de 2010, 11h49
    0
    0

    aos que comentaram...Parabenizo a Benedita Rosalina Pereira! e repudio o restante que nem sabe o que fala quanto menos o que escrevem. Julgam sem ter provas...Ministro Gilmar Ferreira Mendes é um excelente profissional. Ao invés de ficarem julgando-o, estudem para chegar aonde ele chegou.

PSDB veta Taques e vai priorizar Leitão

paulo borges 400 curtinha   O comando regional do PSDB não vai dar chance para Pedro Taques, caso este ensaie concorrer ao Senado com a provável suplementar, já no início de 2020 com a iminente cassação do mandato de Selma. Embora tenha dito que hoje se dedica à advocacia e à vida de professor...

Histórico de não que depois vira sim

blairo maggi 400 curtinha   Mesmo Blairo Maggi (PP) falando para todos que não será candidato ao Senado, na eleição suplementar de 2020 com a provável cassação de Selma, ninguém acredita. Nem aqueles que fazem parte dos grupos criados pelo próprio ex-governador e ex-senador. Em outros...

Francis dispara contra Túlio, Adriano...

tulio fontes 400 curtinha   O prefeito de Cáceres, Francis Maris, que chegou dos EUA na última quinta, aproveitou dois eventos para, publicamente, disparar sua metralhadora verbal contra algumas pessoas. Na sexta, inaugurou uma unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento e fez abertura do Natal de Luzes, no centro. Nas duas...

Audiência na AL em prol dos autistas

diana serpe 400 curtinha   Convidada pela Assembleia, a advogada com forte atuação em São Paulo, Diana Serpe (foto), autora do e-book Autismo Educação e especialista na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, vai participar de uma audiência pública e proferir palestra na segunda (9),...

Folha em dia e previsão do 13º dia 20

mauro mendes 400 curtinha   É possível que no dia 20 o governo estadual consiga pagar integralmente o décimo-terceiro dos cerca de 100 mil servidores. Ao anunciar que a folha de novembro será paga na próxima terça (10), em única parcela, pela primeira vez no ano, o governador Mauro destacou que...

Cidinho é o que mais agrega ao Senado

cidinho 400 curtinha   Depois de Blairo Maggi, o nome do empresário e ex-senador Cidinho Santos (foto) seria hoje o que mais agregaria a classe política e o agronegócio em torno de uma candidatura ao Senado numa eventual eleição suplementar. Conta com simpatia do senador Jayme Campos e do governador Mauro Mendes,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.