Judiciário

Quarta-Feira, 05 de Outubro de 2011, 09h:00 | Atualizado: 05/10/2011, 09h:54

CHACINA MATUPÁ

Julgamento termina de madrugada; só um réu é condenado até agora

     Terminou às 3h35 desta quarta (5) o julgamento de 3 dos 18 réus acusados de envolvimento no caso que ficou conhecido nacionalmente como a “Chacina de Matupá”, ocorrida em 23 de novembro de 1990, quando três assaltantes foram linchados e queimados vivos em praça pública. Após cerca de 19 horas de sessão, apenas um deles foi condenado pelo Tribunal do Júri.

     Valdemir Pereira Bueno foi sentenciado a cumprir oito anos de reclusão em regime fechado pelo homicídio de apenas uma das vítimas, Osvaldo José Bachamann, mas poderá recorrer da decisão em liberdade.

     Os outros acusados, Santo Caione e Alcindo Mayer, foram absolvidos pelo Conselho de Sentença, composto pelos jurados e presidido pelo juiz da comarca de Matupá, Tiago Souza Nogueira de Abreu, que entenderam que eles não contribuíram para a morte das vítimas.

    Para o magistrado, o papel da Justiça foi cumprido e atendeu ao chamado da sociedade. “Fizemos todo o possível em relação ao processo que teve inúmeras dificuldades em relação à própria legislação”, comentou. De acordo com ele, este foi um dos maiores juris populares da história de Mato Grosso.

    Em votação sigilosa, a maioria dos jurados entendeu que a prática de Caione não contribuiu para a morte de Arci Garcia dos Santos enquanto Mayer teria errado ao agredir ao acreditar que a vítima estava sem vida quando a agrediu. Os jurados também absolveram Bueno das acusações de homicídio de Arci e sua irmã, Ivanir Garcia dos Santos.

   Os julgamentos dos demais acusados estão marcados para os dias 10, 24 e 27 de outubro. O governador Silval Barbosa (PMDB) está arrolado como testemunha de defesa de dois réus e deve ser ouvido ainda esta semana pela Justiça.


Trecho da decisão que condenou um dos réus acusados de participação na "Chacina de Matupá" em 1990

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Maria | Quarta-Feira, 05 de Outubro de 2011, 14h08
    0
    0

    Será "isso" JUSTIÇA? Queimar gente viva, como na Idade Média e azinda ninguém é condenado depois de tantos anos? Como podem dormir tranquilos, quem matou dessa forma? Será que esses criminosos podem ser chamados de seres humanos?

  • locutor JB | Quarta-Feira, 05 de Outubro de 2011, 11h22
    0
    0

    vejam voces como a justiça neste país é lenta e morosa,morosa e lenta só apos 21 anos chegam-se uma punição pífia, como se os acusados não tivesse ceifado vidas humanas,deixando uma grande sensação de injustiça e por outro lado a policia militar do matogrosso não teve como proteger os seus custodiados.

  • Léo Kuiabano | Quarta-Feira, 05 de Outubro de 2011, 10h33
    0
    0

    É impressionante a agilidade da "justiça" de Mato Grosso, o fato ocorreu em 1990 mas sómente agora 2011 está sendo julgado! Além da vontade, o que será que falta nesse nosso sistema juridico?

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.