Judiciário

Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019, 10h:16 | Atualizado: 06/12/2019, 18h:35

IPIRANGA DO NORTE

Mesmo cassados, vereadores seguem no cargo e presidente afirma que "não deve"

Os nove vereadores de Ipiranga do Norte (455 km de Cuiabá), que foram cassados por decisão em 1ª instância da Justiça Eleitoral, devem seguir no cargo até que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) julgue o processo, ainda sem data. Presidente da Câmara, vereador Eluir Cavassin (PP), o “Coco”, disse que “não deve” e lamentou a decisão que afetou as duas únicas chapas existentes na eleição de 2016.

Assessoria

Presidente Eluir Cavassin

Presidente Eluir afirma que colegas sofreram baque por cassação que causou surpresa

“Para todos os colegas foi um baque. Todo mundo foi candidato e concorreu à eleição, pediu voto, e foram todos reconhecidos pela sociedade. E, agora, por causa desses fatos, estão perdendo o diploma por uma coisa que foi uma surpresa”, disse ao .

A cassação foi determinada pelo juiz Anderson Candiotto, da Comarca de Sorriso. Segundo entendimento do magistrado, houve fraude nas candidaturas femininas no município.

Mulheres registradas como candidatas não tiveram nenhum voto, segundo a ação de impugnação de mandato eletivo movida pelo Ministério Público. Pela legislação, as coligações eram obrigadas a ter, pelo menos, 30% de candidatas do sexo feminino.

Um caso semelhante aconteceu na eleição de Cuiabá naquele ano. O TRE-MT acabou por invalidar a cassação dos mandatos dos vereadores atingidos.

A chapa que elegeu Coco incluía, além do PP, o DEM e o SD. O presidente da Câmara destacou que seu partido teve quatro candidatos, sendo dois homens e duas mulheres. A outra chapa no município era formada por PDT, PSDB, PSD, PSB. Apenas o Pros concorreu sem coligação em Ipiranga do Norte.

O presidente da Câmara foi eleito com 355 votos. Mauro Augusto De Oliveira Kock, o “Dr Mauro Psicólogo”, era o outro homem e ficou como suplente, com 90 votos. Susana Teixeira, a “Professora Susana”, e Rosilei Eva Picininn, a “Rose da Escola”, também foram candidatas e tiveram 108 votos e 72 votos, respectivamente. Os quatro são do PP.

“Estou no meu segundo mandato, venho fazendo trabalho de vários anos, a gente está sempre fazendo nosso trabalho bem feitinho, dedicado e vem uma coisa dessas. O que a gente teme é perder esses quatro anos de trabalho por uma coisa que a gente não deve. Falo por mim e pelos colegas, a gente não deve isso”, defendeu.

Além de Coco, a Câmara é composta pelos vereadores Cleonaldo França (SD), Fabiano do Povo (DEM), Jacir Laureano Maria (PSDB), Junior P. Federice (PSD), Marcos Augusto Vargas (DEM), Nelsinho (PSB), Pedro Alessandro A. Nascimento (DEM) e Strada (PDT).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Barrada licitação pra comprar veículos

ronaldo 400 prefeito bom jesus do araguaia 400   Acatando a uma representação interna com pedido de cautelar, o conselheiro interino do TCE Moisés Maciel determinou que o prefeito Ronaldo Rosa de Oliveira, o Rone do Mureré (foto), de Bom Jesus do Araguaia, suspenda, de imediato, o pregão eletrônico para...

Fazendeiro deve disputar em Tangará

chico clemente 400 curtinha   Chico Clemente (foto), que está determinado a disputar a Prefeitura de Tangará da Serra pelo PSD, é fazendeiro e não precisa de política praticamente para nada. Mesmo assim, é conhecido por gostar muito dos bastidores, o que o levou a estar na direção de campanhas...

Vander sufocado em Tangará da Serra

vander masson 400 curtinha   Se até há poucos dias tudo indicava para uma possível eleição de Vander Masson (foto) em Tangará da Serra, agora a situação ganha novos rumos e se complica para o tucano. O filho do ex-deputado Saturnino vem perdendo o controle do cenário. Nos últimos...

IFMT e novo laboratório pra testagem

deiver 400 curtinha   Numa iniciativa inédita, o Campus do IFMT Cuiabá - Bela Vista, sob o diretor-geral Deiver Alessandro Teixeira (foto), terá um novo laboratório a ser utilizado para análise sorológica da Covid-19, através da pesquisa de IgG e IgM. A obra, orçada em R$ 1 milhão,...

Comitê chama órgãos fiscalizadores

emanuel pinheiro 400 curtinha   Para colocar fim às críticas sobre suposta falta de transparência na aplicação dos recursos transferidos a Cuiabá pelo governo federal com vistas ao enfrentamento à pandemia, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) determinou que seu secretário de Saúde, Luiz...

PT sob risco de não eleger ninguém

marcos viana 400 curtinha   Mesmo tendo cabeça de chapa para prefeito, no caso o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva, o PT dificilmente elege um vereador em Cuiabá no pleito deste ano. A chapa de pré-candidatos proporcionais é fraquíssima. O "grande" nome do partido é da professora Edna...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.