Judiciário

Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 10h:52 | Atualizado: 11/07/2019, 16h:45

Militares estavam com a corda no pescoço e vamos punir mandantes, garante MPE

MídiaNews

Procurador Domingos S�vio

Procurador Domingos Sávio rebate críticas da OAB e promete dar resposta sobre o caso

O procurador de Justiça Domingos Sávio de Barros Arruda, coordenador do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), afirmou que os militares envolvidos no caso dos grampos já estavam sem saída quando buscaram acordos de colaboração premiada.

O membro do Ministério Público Estadual (MPE) ainda prometeu uma resposta contra os mandantes dos crimes em até uma semana.

Veio à tona, nesta quinta (11), que o MPE se negou a fechar os acordos com militares envolvidos no esquema. Na semana que vem, o cabo Gérson Corrêia Júnior e os coronéis Evandro Lesco e Zaqueu Barbosa serão reinterrogados na ação penal que cuida da participação dos militares nos grampos.

O novo depoimento foi solicitado pelas defesas deles sob argumento de que deverão prestar novas informações não reveladas.

“A delação tem alguns requisitos. O camarada... eu soube que esses policiais militares estão com a corda com dois nós no pescoço, restando apenas a sentença. Apenas a sentença. Eles já foram flagrados naquela situação, uma situação dificílima, porque eles são, sim, os protagonistas destes fatos. Não sei porque essa birra com membros do Ministério Público. Quem são protagonistas são essas pessoas”, disse à Capital FM.

Os membros do MPE são investigados em notícia-crime encaminhada pela seccional de Mato Grosso da OAB-MT ao Tribunal de Justiça. Promotores teriam cometido abusos, incluindo a chamada “barriga de aluguel”, em investigações criminais contra pessoas que não eram alvo inicialmente dos procedimentos. Membros do MPE também teriam quebrado sigilo fiscal de diversas pessoas sem autorização da Justiça e, ainda, deixado de processar criminalmente pessoas que confessaram crimes.

Domingos Sávio prometeu que, apesar de as delações não terem sido fechadas, os mandantes das interceptações telefônicas ilegais terão resposta rápida. O procurador lembrou a necessidade de sigilo nos casos de colaboração premiada, como diz a lei.

“Mas nós estamos dando a resposta também para quem mandou. E você verá em breve, quem sabe até daqui a quatro ou cinco dias, vamos dar uma outra resposta para quem mandou. Então, temos que nos preocupar com quem mandou e com quem alterou esse sistema. O Ministério Público não está omisso nisso. Vamos dar outra resposta na semana que vem, eu lhe garanto. Agora não é possível fazer delação para quem já está praticamente condenado”, declarou.

Em depoimento anterior, o cabo Gerson citou que o objetivo dos grampos seria político. Ele indicou que os alvos teriam sido interceptados por interesse do ex-governador Pedro Taques (PSDB) e do ex-secretário-chefe da Casa Civil Paulo Taques.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • nilton | Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 12h13
    6
    1

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • josé ribamar | Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 11h56
    9
    0

    Que novela comprida essa tal de GRAMPOLÂNDIA!!! Vote.

  • Marcos Paulo | Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 11h52
    1
    2

    Marcos Paulo , Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Matéria(s) relacionada(s):

Diretor define contratos emergenciais

alexandre beloto 400 curtinha diretor hospital   O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Alexandre Beloto Magalhães (foto), tem feito compras emergenciais de materiais hospitalares para surprir demandas, especialmente do São Benedito e do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que detém uma...

Bancada garante R$ 10 mi para IFMT

neri 400 curtinha   O deputado Neri Geller (foto), coordenador da bancada federal mato-grossense, anunciou destinação de R$ 10 milhões em emendas para o Instituto Federal de Mato Grosso no orçamento de 2020. Dirigentes do IFMT promoveram duas reuniões para debater projetos para melhorar a estrutura física...

Juca e aval do prefeito a projeto social

juca do guaran� curtinha 400   Juca do Guaraná Filho (foto), do Avante, conseguiu sensibilizar o prefeito Emanuel Pinheiro a apresentar uma mensagem à Câmara isentando do pagamento de IPTU os portadores de câncer e HIV. O  projeto foi apresentado originalmente na Câmara Municipal da...

Supremo enterra pedido contra Maluf

maluf_400   A 1ª Turma do STF enterrou de vez um pedido do advogado Waldir Caldas (Novo), ex-candidato ao Senado, que tentava revogar os atos que conduziram o ex-deputado Guilherme Maluf (foto) a uma cadeira no Tribunal de Contas. Caldas queria, ele próprio, ter a chance de ser indicado ao cargo, que era de prerrogativa da Assembleia. O...

Rosana reassume Sinop na quinta

gilson de oliveira 400 curtinha sinop   Pela segunda vez, o apresentador de TV Gilson de Oliveira (foto), do MDB, comanda temporariamente Sinop, a chamada capital do Nortão. A prefeita e empresária Rosana Martinelli saiu de licença não remunerada por 12 dias para cuidar de assuntos pessoais. Viajou aos Estados Unidos....

Vereador induzindo as pessoas ao erro

diego guimaraes curtinha 400   O vereador oposicionista pela Capital Diego Guimarães (foto), do PP, está induzindo a erro às pessoas. Mesmo o prefeito Emanuel já tenho anunciado que vetará a proposta da Câmara Municipal de aumentar o seu próprio salário, uma forma de criar o efeito cascata e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.